Vereador Déi de Regina |
Por: Leandro Bahiah
Foto: Portal do Sul
Nesta quinta (28), foi lido na 6ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo no Plenário da Câmara de Ibicuí dois Projetos de Lei de autoria do Vereador Adeilson Souza de Jesus, conhecido popularmente como Déi de Regina (PSB), após a leitura, os dois projetos foram enviados para as comissões com a previsão de serem votados na próxima sessão que ocorrerá no dia 5 de maio de 2022, assim, informou a Senhora Maíra, Secretária da Câmara.
O Projeto de Lei 004/2022 institui a Capoeira como disciplina curricular para ser implementada no Ensino Fundamental na rede municipal de educação, no mesmo sentido, o Projeto 005/2022 coloca o Xadrez também como disciplina curricular, tanto a Capoeira quanto o xadrez é uma reivindicação antiga dos capoeiristas e enxadristas de Ibitupã, além do Vereador Déi de Regina, a sessão contou com as presenças dos seguintes edis: Silvano, Tatá, João Rocha, Gilson Negão, da Presidenta Carol e de Marcos Davi. Notaram-se as ausências dos Vereadores Jr Lebre e Lon, ambos com faltas justificadas.
A Tribuna Popular foi ocupada pelos capoeiristas do Grupo Voo de Liberdade pelo Professor Laerte Soares, todavia, quem fez uso da palavra foi Miriam Santana representante do Futsal Feminino de Ibicuí, a mesma aproveitou o ensejo e pediu uma ajuda de custo para a realização de dois jogos na cidade de Jequié/BA.
O Vereador Silvano foi o primeiro a se retirar da sessão e justificou a sua ausência, segundo o mesmo, era devido a uma cirurgia que faria no dia posterior, no entanto, fez ponderações e elogio os Projetos apresentados pelo colega da Casa de Lei, o mesmo fez o Vereador João Rocha que disse que já fez indicações no sentido da Prefeitura ceder um lugar para a pratica da Capoeira, Gilson Negão mostrou-se favorável aprovação dos dois Projetos do Vereador Déi, e a Presidenta Carol destinou os dois Projetos de Lei para as comissões responsáveis e parabenizou o Vereador em questão e disse que votaria pela aprovação dos Projetos. No mesmo sentido a Vereadora Tatá salientou a importância do projeto para afastar os jovens do mundo das drogas.
Já o Vereador Déi de Regina agradeceu aos nobres pares pelos elogios e apoio e salientou que a Casa de Lei está ao lado dos capoeiristas e da Capoeira, na oportunidade, o mesmo agradeceu o grupo político do qual faz parte e ressaltou a importância dos dois Projetos de Lei para a Educação do Município de Ibicuí.
É provável que os dois Projetos de Lei sejam aprovados na próxima sessão e está prevista as presenças na Câmara Municipal de capoeiristas e enxadristas de Ibitupã e Ibicuí.
|Diretor-presidente: Pericles Gomes | Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira | Produção Executiva: Jailton Silva Gomes | Direção de Pauta: Leandro Bahiah | Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes | Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz | Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.|