quarta-feira, 22 de maio de 2013

ANA CÉLIA: PERSONALIDADE ENFOQUE DA SEMANA

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ANA CÉLIA E ATHAUANNA SILVA

"VEJA!

Texto: Leandro Bahiah.
Foto: Athaunna Silva.

 Ana Célia Araújo Silva é a personalidade da vez  a ser destacada pelo o Enfoque, nasceu no município de Itapitanga/Ba no dia 04 de Setembro de 1968, filha de d. Isaura Araújo Silva e do Sr. Esmeraldo Silva, é esposa do Sr. Josenilton Barreto e mãe da queridíssima Athauanna Silva. Trabalha como educadora em Ibitupã desde 1994 e de lá para cá sua carreira só lhe tem trazido alegrias e rendendo bons frutos. Formou-se em Contabilidade depois em Magistério, já em 2008 formou-se em Pedagogia pela FTC em Ibicuí. No momento está cursando Pós-Pedagogia:(Educação Inclusiva) pela Faculdade Barão de Mauá. 
Uma certa vez no pré período de campanha, um grupo estava na esquina discutindo um nome para candidato, e alguém cogitou o nome da educadora para ser candidata a vereadora, e uma outra pessoa disse a seguinte frase:" Ana Célia não é mulher de partidos, e sim de partido"e concluiu." O seu único partido é a educação de Ibitupã e a luta pela sua qualidade". A história de Ana Célia na educação do município é uma das páginas mais lindas que se denota com objetividade e a imagem daquela mulher forte, simples, serena, sorridente, inteligente e acima de tudo, amiga dos alunos, o que hoje é difícil encontrar tais qualidades em certas educadoras, e Ana Célia têm estas qualidades de sobra. A professora capta com sensibilidade o que os alunos estão sentindo e os indagam: "Você esta sentindo alguma coisa?", é a preocupação com o próximo, Ana Célia é uma criatura compreensiva e justa e jamais tivera desentendimento com alunos, pais de alunos ou responsáveis. A mestre ensina Matemática de um jeito fácil e compreensível, e o seu maior mérito está no fato dos alunos aprenderem sem terem "medo de matemática". Qual o ex-aluno ibitupaense que estudou no João  Manoel da Silva e na Emílio G. Médice que nunca foi aluno da Profª Ana Célia? Dificilmente encontrará alguém que jamais tenha estudado com a mestre. 
Certa vez, durante uma aula de Matemática na 5ª e 6ª Série do Seg. B, numa tarde de 2001:"A gente aprende junto. Eu aprendo com vocês, e vocês comigo", disse Ana Célia com um giz na mão escorada na lousa e na outra mão um apagador. É por esta modéstia e tantas outras qualidades que faz Ana Célia tornar-se uma educadora nata, a professora tem penetrabilidade, ou melhor dizendo acessibilidade porque a mesma cumprimenta o rico, o humilde, o político, o religioso.
É mais uma personalidade que Ibitupã adotou como filha e principalmente como patrimônio vivo desta terra abençoada por DEUS. E por tudo que tens feito e continua fazendo pela educação de Ibicuí, da Bahia e do Brasil. Nosso muito OBRIGADO. O Enfoque deseja vida longa a mestre Ana Célia, PARABÉNS!!!


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

 Fonte: http://enfoqueentretenimento.blogspot.com.br

                                                                                           VIU? COMENTE!   

MAIORIA DAS TÉCNICAS DE ESTUDAR NÃO FUNCIONA, DIZ ESTUDO.

PESQUISA INDICA QUE SOMENTE 2 DE 10 TÉCNICAS MAIS POPULARES DE REVISÃO DÃO BONS RESULTADOS.

FOTO: TERRA NOTÍCIA
Os métodos favoritos de se preparar para provas escolares não são os que garantem os melhores resultados para os estudantes, segundo uma pesquisa feita por um grupo de psicólogos americanos.

Universidades e escolas sugerem aos estudantes uma grande variedade de formas de ajudá-los a lembrar o conteúdo dos cursos e garantir boas notas nos exames. Entre elas estão tabelas de revisão, canetas marcadoras, releitura de anotações ou resumos, além do uso de truques mnemônicos ou testar a si mesmo.

Mas segundo o professor John Dunlosky, da Kent State University, em Ohio, nos Estados Unidos, os professores não sabem o suficiente sobre como a memória funciona e quais as técnicas são mais efetivas. Dunlosky e seus colegas avaliaram centenas de pesquisas científicas que estudaram dez das estratégias de revisão mais populares, e verificaram que oito delas não funcionam ou mesmo, em alguns casos, atrapalham o aprendizado.

Por exemplo, muitos estudantes adoram marcar suas anotações com canetas marcadoras. Mas a pesquisa Os métodos favoritos de se preparar para provas escolares não são os que garantem os melhores resultados para os estudantes, segundo uma pesquisa feita por um grupo de psicólogos americanos.

Universidades e escolas sugerem aos estudantes uma grande variedade de formas de ajudá-los a lembrar o conteúdo dos cursos e garantir boas notas nos exames. Entre elas estão tabelas de revisão, canetas marcadoras, releitura de anotações ou resumos, além do uso de truques mnemônicos ou testar a si mesmo.

Mas segundo o professor John Dunlosky, da Kent State University, em Ohio, nos Estados Unidos, os professores não sabem o suficiente sobre como a memória funciona e quais as técnicas são mais efetivas. Dunlosky e seus colegas avaliaram centenas de pesquisas científicas que estudaram dez das estratégias de revisão mais populares, e verificaram que oito delas não funcionam ou mesmo, em alguns casos, atrapalham o aprendizado.

coordenada por Dunlosky - publicada pela Associação de Ciências Psicológicas - descobriu que marcar frases individuais em amarelo, verde ou rosa fosforescente pode prejudicar a revisão.

"Quando os estudantes estão usando um marcador, eles comumente se concentram em um conceito por vez e estão menos propensos a integrar a informação que eles estão lendo em um contexto mais amplo", diz ele. "Isso pode comprometer a compreensão sobre o material", afirma.
Mas ele não sugere o abandono dos marcadores, por reconhecer que elas são um "cobertor de segurança" para muitos estudantes.

Resumos e mnemônicos
Os professores regularmente sugerem ler as anotações e os ensaios das aulas e fazer resumos. Mas Dunlosky diz: "Para nossa surpresa, parece que escrever resumos não ajuda em nada".

"Os estudantes que voltam e releem o texto aprendem tanto quanto os estudantes que escrevem um resumo enquanto leem", diz.

Outros guias para estudo sugerem o uso de truques mnemônicos, técnicas para auxiliar a memorização de palavras, fórmulas ou conceitos. Dunlosky afirma que eles podem funcionar bem para lembrar de pontos específicos, como "Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, Seno A Cosseno B, Seno B Cosseno A", para lembrar a fórmula matemática do seno da soma de dois ângulos: sen (a + b) = sena.cosb + senb.cosa.

Mas ele adverte que eles não devem ser aplicados para outros tipos de materiais: "Eles não vão te ajudar a aprender grandes conceitos de matemática ou física".
Repetição
Então, o que funciona?

FOTO: TERRA NOTÍCIA
Somente duas das dez técnicas avaliadas se mostraram efetivas - testar-se a si mesmo e espalhar a revisão em um período de tempo mais longo.

"Estudantes que testam a si mesmos ou tentam recuperar o material de sua memória vão aprender melhor aquele material no longo prazo", diz Dunlosky. "Comece lendo o livro-texto e então faça cartões de estudo com os principais conceitos e teste a si mesmo. Um século de pesquisas mostra que a repetição de testes funciona", afirma.

Isso aconteceria porque o estudante fica mais envolvido com o tema e menos propenso a devaneios da mente.

"Testar a si mesmo quando você tem a resposta certa parece produzir um rastro de memória mais elaborado conectado com seus conhecimentos anteriores, então você vai construir (o conhecimento) sobre o que já sabe", diz o pesquisador.
'Prática distribuída'​
Porém a melhor estratégia é uma técnica chamada "prática distribuída", de planejar antecipadamente e estudar em espaços de tempo espalhados - evitando, assim, de deixar para estudar de uma vez só na véspera do teste.
Dunlosky diz que essa é a estratégia "mais poderosa". "Em qualquer outro contexto, os estudantes já usam essa técnica. Se você vai fazer um recital de dança, não vai começar a praticar uma hora antes, mas ainda assim os estudantes fazem isso para estudar para exames", observa.

FOTO:TERRA NOTÍCIA
"Os estudantes que concentram o estudo podem passar nos exames, mas não retêm o material", diz. "Uma boa dose de estudo concentrado após bastante prática distribuída é o melhor caminho", avalia.

Então, técnicas diferentes funcionam para indivíduos diferentes? Dunlosky afirma que não - as melhores técnicas funcionam para todos. E os especialistas acreditam que esse estudo possa ajudar os professores a ajudar seus alunos a estudar





A EFICIÊNCIA DE CADA TÉCNICA
Interrogação elaborativaser capaz de explicar um ponto ou um fatoMODERADO
Auto-explicaçãocomo um problema foi resolvidoMODERADO
Resumosescrever resumos de textosBAIXO
Marcar ou sublinhar trechos BAIXO
Mnemônocosescolher uma palavra para associar à informaçãoBAIXO
Criação de imagensformar imagens mentais ao ler ou escutarBAIXO
Releitura BAIXO
Teste práticoAuto-teste para checar o conhecimento - principalmente com o auxílio de cartões de memóriaALTO
Prática distribuídaespalhar o estudo em um longo período de tempoALTO
Prática intercaladaalternar entre diferentes tipos de problemasMODERADO



 FONTE:http://www.terra.com.br/portal/

BEBÊ É ENCONTRADO VIVO APÓS SER ENTERRADO PELA MÃE.

BEBÊ ENCONTRADO VIVO
A matéria pode parecer sensacionalista, mas em tempos de violência e crimes no nosso país, histórias de superação parecem dar um fôlego a mais para nós.”Milagre” foi a definição de quatro policiais militares do município de Laranjeiras do Sul, na região oeste do Paraná, ao retirar com vida um recém-nascido de uma toca de tatu, na tarde de domingo (19). O bebê ficou parcialmente enterrado por cerca de 24 horas e, possivelmente, só sobreviveu porque o cordão umbilical não havia sido cortado. Ele foi levado ao hospital, pesa 2,8 quilos, mede 46 centímetros e passa bem. O recém-nascido foi encontrado a tempo, graças aos olhares atentos dos moradores do bairro São Miguel. Segundo o tenente Paluch, que participou do resgate, os vizinhos perceberam quando Lucinda Ferreira Guimarães, 40 anos, saiu de casa, por volta das 16:30hs. Perto das 18:00hs, a mulher retornou com as roupas sujas de sangue e com a barriga menor.


FONTE: http://giroemipiau.com.br/