domingo, 28 de abril de 2013

O ENFOQUE FALA MAIS UMA VEZ DA FALTA DE EDUCAÇÃO COMPORTAMENTAL EM IBITUPÃ


Texto: Abel Meira.
Fotos: Pericles Kinho.

Venho novamente abordar este tema, porque ainda se tem muito a explorar sobre educação comportamental, ás vezes se torna um assunto chato de tratá-lo, mas, é necessário. Porque uma vez que se faça uma crítica construtiva, para que as pessoas e as autoridades competentes percebam os erros, corrigindo-os não é critica, é ajuda. Tendo em vista sempre que precisamos conscientizar as pessoas.
Você caro internauta já reparou nas casas, nas muretas , e em até vias públicas das cidades? É a maldita Propaganda Eleitoral; tornando-se Poluição Visual. Emporcalhando as ruas, e deixando para os visitantes  destas cidades uma certa impressão de desleixo por parte dos cidadãos, e das autoridades locais. Não é impressão, é mais cristalina verdade. 

E infelizmente Ibitupã não foge a esta realidade. É um terrível hábito cultural a colocação de painéis de propaganda pintadas em muros, casas particulares, e até em vias públicas o que é determinadamente proibida pela Lei Eleitoral, e mesmo assim, a grande maioria dos candidatos continuam fazendo uso deste expediente. E passado seis meses da eleição as propagandas continuam, ao chegar em Ibitupã parece-nos que a eleição será amanhã. Falta com certeza educação comportamental!

A falta de educação comportamental dos políticos é gravíssima e nenhum cidadão tem o desprazer de conviver com uma cidade poluída visualmente. Aqui em Ibitupã o cartão de visita, é a poluição visual. Esta prática dos painéis trazem alguns problemas: A desigualdade entre os candidatos. Quem tem mais  poder aquisitivo, faz mais painéis, ferindo assim o princípio da igualdade  e o da livre concorrência.

Os candidatos colocam aqueles painéis gigantescos nos muros, depois que ganham ou perdem a eleição, nem uma “mão de cal” manda alguém passar. Muitas vezes também o cidadão saudosista manda deixar o painel, é verdade.  Entretanto, cidadão-eleitor, lembre-se que contribuir com a poluição visual é crime. Vamos cobrar dos candidatos que pintem os muros novamente, caso contrário; nada de muro para propaganda. 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

sábado, 27 de abril de 2013

GRUPO POLÍTICO X POVÃO

          Política é aquilo que pouquíssimos vêem



Texto: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

O que é mais coerente: O bem dos munícipes ou do grupo político do qual você faz parte?  São indagações fáceis de responder a primeira analise. Acredito que todos  responderiam o bem dos munícipes, entretanto, o que rola nos bastidores é bem diferente, é muito pior! Você caro leitor vomitaria a presenciar certas negociações.
Sicrano pede duas secretarias pelo apoio, Beltrano pede um cargo de confiança e sucessivamente. E os projetos para o alavancamento do progresso, da segurança e saúde de qualidade de vida para os munícipes fica no último caso a ser discutido."Política é aquilo que pouquíssimos vêem", disse um pensador baiano amigo meu.

Os únicos interessados ficam de fora do jogo: Os munícipes. Cegos por expertise enxergam só os que lhe é conveniente. Durante as campanhas esses guerreiros sem causa brigam, confabulam e acreditam em seus candidatos, e no fim, independente do resultado, os munícipes serão mais uma vez derrotados. E os mesmos sentirão traídos porque seus anseios não foram satisfeitos, não terá mais amigos, porque discutiram durante as campanhas. E o que resta? Ir para São Paulo a procura de emprego. E a minoria? Conhecido como grupo político ou carinhosamente como "patota", esses muito das vezes de competência inquestionável, certamente terá um lugar ao sol. Um emprego garantido durante quatro anos, um cargo de confiança e as vezes ainda tem um concurso público para a calhar.

O que fazer para mudar este terrível quadro? Primeiro mudar a mentalidade dos munícipes e cobrar mais zelo com a coisa pública dos políticos, o que era para ser regra, infelizmente é exceção. O que é triste, é constatar que esta é uma realidade vivida quase em todos lugares do Brasil. Neste jogo de Grupo Político versus Povão, quem sai perdendo de goleada é o povão, mas quando o povão se der conta do poder que têm nas mãos, o jogo certamente vai virá.



Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

ESTRADAS ESTADUAIS PEDEM SOCORRO GOVERNADOR DA BAHIA!

O CARTÃO DE VISITA DE IBITUPÃ.
Texto: Leandro Bahiah.
Fotos: Pericles Kinho.

Caros internautas, Ibitupã hoje tornou-se uma ilha inavegável, melhor dizendo as estradas estão intrafegáveis  graças ao abandono da da nossa região pelas nossas autoridade eleitas democraticamente pelo voto, deste povo sofredor. Aliada a falta de transporte que leve o cidadão até Ibicuí tornam a vida dos ibitupanenses um inferno.
BA QUE LIGA IBITUPÃ A CIDADE DE DÁRIO MEIRA.



A BA-130 que liga a cidade de Ibicuí ao distrito de Ibitupã está péssima, com imensos buracos, fazendo com que o preço do frete suba assustadoramente, o mesmo acontece com a BA-660 que interliga Ibitupã a cidade de Almadina, está na mesma condição, e como consequência não passa mais transporte coletivo. Faz aproximadamente dez anos que os ônibus da empresa Cidade Sol não trafega mais. Uma vergonha! O trecho da estrada de entroncamento que liga Ibitupã a Dário Meira está na mesma situação.
ESTRADAS ESTADUAIS EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES.
Quem sai perdendo são os pequenos produtores, os donos de transporte alternativos e os  cidadãos que além de pagar mais caro, fazem uma  verdadeira turnê para chegar ao destino desejado. O que falta
PERIGO ANIMAIS NAS ESTRADAS ESTADUAIS.
mesmo para que as estradas sejam asfaltadas? Os deputados que aqui só aparecem para levar embora nossos votos, tais como: Deputado Federal Geraldo Simões e, os Deputados Estaduais Ângelo Coronel, Euclides Fernandes e Coronel Santana, cobrarem do governo do estado tais providências, FALTA de representatividade dos políticos locais, revindicação dos produtores e da sociedade civil ou falta de interesse do governador Jacques Wagner que está completando quase oito anos no poder e não fez absolutamente nada pela nossa região?

O  próximo ano será ano de eleição, é melhor eles, os políticos tomarem cuidado, o povo não está mais dormindo no ponto.



Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

terça-feira, 23 de abril de 2013

QUADRA POLIESPORTIVA DE IBITUPÃ INACABADA



Texto e Fotos: Pericles Kinho.

É de conhecimento de todos, que a tão sonhada quadra poliesportiva de Ibitupã ainda continua sem prazo final de entrega. Desde o início desta construção(2012), cobramos explicações ao Poder Público Municipal na pessoa do ex-prefeito Cláudio Dourado: Qual o custo desta obra? De onde vieram os recursos? Porque a construção tem demorado tanto para ser finalizada? Porque a obra parou? 
Infelizmente não obtivemos nenhuma resposta. Mostramos o quanto uma obra parada, aumenta e muito o custo final de uma obra. Que o ex-prefeito foi irresponsável com o nosso povo, todos sabemos, tanto por não ter finalizado a obra, quanto por não ter informado o motivo de a obra ter parado e é claro de onde vieram os recursos. O povo de Ibitupã mais uma vez perdeu essa queda de braço para o Poder Público Municipal. Usando um trocadilho: entra prefeito e sai prefeito  e continua tudo muito imperfeito.
Agora é uma nova gestão. E o que é melhor que fez oposição ao modelo da gestão passada. Então nos sentimos na obrigação de fazermos as mesmas perguntas, que não obtivemos resposta da gestão passada: Qual o custo desta obra? De onde vieram os recursos? Porque a obra parou? Quem são os culpados? Porque não foi reiniciada ainda a construção?
Pedimos ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Abel Cornélio de Morais Filho, que além de dar as explicações necessárias ao povo de Ibitupã, reinicie com maior brevidade a construção, tendo em vista, que segundo raras informações que tivemos da gestão passada, restam menos de 20% para que a obra seja finalizada. O povo de Ibitupã espera ansioso por isso!
Colocamos o IBITUPÃ NEWS inteiramente a disposição do prefeito Cornélio, dos seus secretários, de Marcos Caetité administrador de Ibitupã e ao vereador Romoaldo, para apresentar as explicações que o povo cobra.
Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

PREFEITO CORNÉLIO FAZ NOVO CONTRATO PARA SÃO JOÃO DE IBICUÍ


Na semana passada este blog publicou sobre o contrato da prefeitura de Ibicuí com a empresa Pensa Promoções e eventos LTDA. O objetivo é a realização da festa de São João da cidade.

O valor do contrato foi de R$ 600 mil (seiscentos mil reais), considerado bastante elevado, já que não tem nenhuma atração de peso. A matéria do blog causou grande repercussão, e nesta segunda-feira o prefeito Cornélio (PDT), voltou atrás.

Ele publicou no diário oficial do município uma retificação no contrato com a Pensa Promoções e eventos LTDA, o valor baixou para R$ 401.300,00 (quatrocentos e um mil e trezentos reais).

Mesmo assim o valor foi considerado alto, já que as atrações são consideradas baratas.

FONTE: BLOG http://www.politicosdosuldabahia.com.br