sexta-feira, 29 de agosto de 2014

OS ABUTRES DO BEM

Por: Guilherme Fiúza
Lula da Silva pediu a cabeça de uma funcionária do Santander. O banco entregou-lhe a cabeça dela. Era uma funcionária abutre, dessas que atacam os cordeirinhos socialistas, escrevendo coisas desagradáveis sobre o governo popular. Como ousa essa agente do capitalismo selvagem dizer que a queda de Dilma Rousseff nas pesquisas eleitorais anima o mercado?
É bem verdade que a queda de Dilma nas pesquisas anima o mercado, mas... precisava dizer isso para todo mundo? A analista do Santander não poderia ser mais discreta com seus clientes? Não dava pelo menos para falar mais baixo? Ou mudar de assunto? Não dá para entender por que esses analistas de conjuntura insistem em falar de coisa triste. Em vez desses boletins sisudos e cinzentos, poderiam mandar mensagens coloridas e alegres, prevendo um PIB maravilhoso e garantindo que a inflação está quietinha no seu canto. Se o ministro da Fazenda faz isso, por que um banco não pode fazer? São mesmo uns pessimistas. Abutres!
Mas aqui no nosso terreiro, financista estrangeiro não vai cantar de galo, não. Como avisou Dilma na Copa do Mundo, o brasileiro já superou seu complexo de vira-latas. Os pastores alemães sentiram na carne o que significa isso. E os pitbulls do governo popular foram para cima do Santander: Dilma rosnou, Lula mordeu, e o banco teve que engolir suas palavras. Onde quer que esteja agora, o companheiro Hugo Chávez deve estar explodindo de orgulho dos seus amigos petistas. Lula já dissera que a Venezuela chavista é um modelo de democracia, e agora mostra que não estava brincando.
A reação do filho do Brasil em defesa da reeleição de sua criatura foi um ato de estadista. O que fazer diante de uma análise desfavorável ao governo do PT? Elementar: fuzilar o analista. Com classe: “Não entende porra nenhuma de Brasil.” Quase é possível ouvir a reação eufórica do coronel Chávez: “Meu garoto!”
Aqui na Terra, a parceria chavista também é só alegria. Depois de destroçar a economia argentina com seu populismo cor-de-rosa, Cristina Kirchner deu o calote e recebeu o caloroso abraço do Brasil. “Não podemos aceitar que a ação de alguns poucos especuladores coloquem em risco a estabilidade e o bem-estar de países inteiros”, declarou Dilma em Caracas, lugar ideal para esse tipo de ternura. Estão vendo como esses abutres são maus? Atacam uma viúva indefesa, que é leal ao falecido e mantém irretocável a reputação caloteira da família.
O abraço de Dilma em Cristina é pleno de simbolismo. A presidente brasileira deve muito à companheira argentina. Foi Cristina quem começou, corajosamente, a esconder os indicadores feiosos da economia, e a fabricar números novinhos em folha — tornando os índices de inflação, por exemplo, até simpáticos. Dilma tomou coragem e foi atrás, implantando no governo brasileiro a contabilidade criativa — sem dúvida uma das realizações mais engenhosas do PT no poder. Numa triangulação mágica entre o Tesouro, o BNDES e estatais como a Petrobras e a Caixa, o governo popular aprendeu a esconder déficits e assim ampliar o orçamento do fisiologismo. Nem a seleção alemã pôs o Brasil na roda com tanta maestria.
Entre outras maravilhas da bravura bolivariana, os Kirchner arruinaram as empresas de energia — base do crescimento — para garantir a conta de luz baratinha, que o povo adora. Os abutres pensam que é fácil enganar o povo, mas enganados estão eles: custa caríssimo. Propaganda populista, truques assistencialistas, engordar a máquina para enriquecer os aliados — isso tudo custa dinheiro. Como declarou Dilma, é um absurdo que esses urubus não tenham um mínimo de sensibilidade para com o bem-estar dos marajás da viúva.
E o governo brasileiro tem autoridade para defender a Argentina nesse momento difícil, porque segue a mesma escola de abutres do bem: além dos números amestrados, por aqui o setor elétrico também foi depredado em favor da bondade tarifária — que ajudou adicionalmente a sumir com metade do valor da Petrobras (fora o antro de negociatas, que ninguém é de ferro). E, para provar que o Brasil faz questão de estar no mesmo barco da Argentina, o governo Dilma acaba de bater um novo recorde, depois de construir os estádios de futebol mais caros do mundo: o primeiro semestre de 2014 registrou o maior déficit nas contas públicas do século 21.
É bem verdade que o PT ainda não conseguiu torpedear a imprensa com a eficiência dos Kirchner. Mas tem suas listas negras, e continuará caçando essa gente que não entende porra nenhuma de Brasil.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

DIRETORA DE ESCOLA IBITUPAENSE PRETENDE FAZER "VAQUINHA" PARA CONSTRUIR UMA SALA DE AULA.


Por: Pedro Henrique.
Imagem: Internet.

Neste fim de semana, a diretora das Escolas Municipais de Ibitupã, a Sra. Ledselma durante a uma reunião com os pais pediu aos mesmos uma contribuição para ajudar na construção de uma nova sala de aula, segundo algumas pessoas que estavam presentes no evento, a diretora teria argumentado que ajuda era necessária já que a Prefeitura Municipal de Ibicuí não têm condições de contribuir.
Um internauta ibicuiense criticou um artigo de Leandro Bahiah intitulado “Ibicuí tornar-se-á Distrito de Iguaí” e também por não citar “supostas conquistas” do governo municipal, como por exemplo, a chegada do Caminhão Caçamba do PAC2. Para ter uma ideia, o blogue oficial da Prefeitura municipal de Ibicuí (prefeituradeibicui.blogspot.com.br) não publicou nada a respeito, para ser mais preciso desde agosto de 2013 que o blogue não publica nada. E sem informação não se pode publicar algo. Aí fica difícil!
A Prefeitura de Ibicuí não tem condições de construir uma simples sala de aula? E o que resta? A população contribuir com o que puder. Sinceramente, custo acreditar que é preciso fazer uma “vaquinha” para construir uma sala de aula. Será que a prefeitura não pode ceder algum pedreiro para ajudar pelo o menos uma semana? Melhoras Ibitupã!

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

domingo, 10 de agosto de 2014

O IBITUPÃ NEWS DESEJA A TODOS OS BRASILEIROS UM FELIZ DIA DOS PAIS!!!


COMO TEM TRATADO O GERO DA SUA VIDA?


Conto: Leandro Bahiah
Imagem da Internet.

O meu herói trabalhava de segunda a sexta, fazia feira aos sábados e aos domingos divertia-se com os amigos na pelada-domingueira. Atendia pelo nome de batismo de Gero Miranda que por sua vez era casado com dona Camila ou Milla como era simplesmente chamada pela gente daquela redondeza.
Não conto às noites que fui para cama do seu Gero e de dona Camila, com pavor das almas, das sombras, do lobisomem, e de outras artimanhas do pensamento infantil. Porque na minha mente aquilo homem franzino, de estatura mediana, preto e de expressão sofrida tinha um super poder que poderia deter as coisas terrenas e até as sobre naturais.
Apesar do cansaço do fim do dia, após um dia longo de trabalho, lá estava nós, eu e Cidinha a sua espera na estrada. E ele vinha na estradinha de chão vermelho com uma surraca nas costas cansado, mas, com um lindo sorriso no rosto, e corríamos para Gero como um foguete aventurando no espaço, contudo diferente do foguete já sabíamos o que íamos encontrar: amor, carinho... E quando chegávamos e agarrávamos, Gero tinha uma frase costumeira:
- Meninos bestas! Vambora... Estou suado.
Para mim as datas comemorativas como Natal, Ano Novo, Dia da Criança e tantas outras mais, não tinha relevância muito menos importância. Para ser sincero, no meu mundo rural, nem sabia que estas datas existiam. Hoje relembro com saudades de Camilo e Gero, ambos se foram e na minha mente só vem lembranças boas e nenhuma triste porque depois eu me tornei o protetor deles. Porque Gero quando velhinho com problemas mentais sentia medo de espíritos, cobras... E eu estava na sua casa, para socorrê-lo.
Jamais dei motivos para eles sentirem raiva ou vergonha ao meu respeito, no mais alguns dissabores. Coisa de criança. E como você tem tratado o Gero da sua vida? Porque tenho orgulho de dizer que este Gero era MEU PAI e tive tempo de dizer ao mesmo o quanto eu o amava e como sou grato a tudo que eles passaram e fizeram por mim. 

Tenha tempo para conversar com o seu pai porque você tem tempo e vale seguir a máxima de Abraham Lincoln "O meu pai ensinou-me a trabalhar; não me ensinou a amar o trabalho"O Ibitupã News publica este conto de Leandro Bahiah e oferece a todos os pais do mundo, de Ibicuí, Água Doce e especialmente de nossa amada Ibitupã. Feliz Dia dos Pais!

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A COMUNIDADE CATÓLICA DE IBITUPÃ SE PREPARA PARA OS FESTEJOS DE SÃO ROQUE.


SÃO ROQUE.
Por: Leandro Bahiah. 
Imagem: Internet.

A Festa de São Roque iniciará na quarta-feira (13) e terá como celebrante o Padre Irineu Meira da cidade de Planalto/BA e o tema da primeira noite é "Família, a primeira responsável em construir a Nova Comunidade". Os responsáveis da noite será o Grupo Legião de Maria e os homenageados serão os Jovens das cidades de Acarací, Água Doce, Dário Meira, Ibicuí, Palmeirinha, Planalto Íris e Ponto Novo.
Na quinta (14), o celebrante será o Padre Nilson Laurêncio e o tema da segunda noite será "Investimento e qualificação na educação edifica a Nova Comunidade". Os comerciantes, políticos, servidores públicos, professores e dizimistas serão os grandes homenageados e os Catequistas são os responsáveis.
Na sexta (15)  presidente da Santa Missa, será o Padre Fernando da cidade de Dário Meira/BA e o tema proposto será "O Compromisso e a vocação dos jovens são pilares da Nova Comunidade". O JUEC (Grupo Jovens Unidos em Cristo) tem a responsabilidade de organização na terceira noite e os homenageados serão os Legionários das cidades Acarací, Água Doce, Dário Meira, Ibicuí, Palmeirinha, Planalto Íris e Ponto Novo.
De quarta a sexta a celebração ocorrerá impreterivelmente às 19h00, todavia, no sábado (16) o Dia Festivo já às 14h00 teremos o Batismo e a Procissão será a partir das 18h00 e o celebrante será o Padre Valdo pároco de Ibicuí/BA e da Comunidade São Roque de Ibitupã que fará uma reflexão sobre o tema "Com São Roque somos Igreja: Comunidade de Comunidades". Os Ministros extraordinários da Comunhão são os responsáveis pela quarta e última noite que terá a Comunidade de Ibitupã como a grande homenageada.
Vale lembrar que a preparação para o Batismo Infantil começará nos dias 09 e 10 de Agosto. Mais informações fale com a Coordenadora Gilbete Braga.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

IBICUÍ TORNAR-SE-Á DISTRITO DE IGUAÍ.


Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Em tempos de profecia, quero também fazer a minha, contudo, a minha profecia seja um tanto pessimista, embora a mesma não está fora da realidade, e caberia perfeitamente para a situação que se encontra hoje Ibicuí. Enquanto pessoas apegam-se a discursos mesquinhos que não interessa a ninguém, muito menos aos ibicuienses e mesmo assim, o palanque de campanha em Ibicuí jamais desarma.
É notório o crescimento da violência no município, os ibicuienses acostumaram aos assaltos a bancos, furtos residenciais e até aos bárbaros homicídios. Quantas vezes a agência do Banco do Brasil em Ibicuí fora assaltada? Os ibicuienses já perderam as contas e até hoje a Polícia Civil não tem se quer o nome de um suspeito. E com isso a impunidade continua imperando neste caos chamado Ibicuí, aqui os recorrentes homicídios em decorrência principalmente do tráfico de drogas e dos desentendimentos familiares que quase sempre têm as drogas como estopim, ou seja, causadora destas atrocidades, sejam drogas licitas ou ilícitas.
Para se ter uma ideia do caos à única Lotérica que funcionava em Ibicuí fora fechada e o Banco do Brasil não funciona mais devido a ação de bandidos que no último assalta acabou explodindo a agência. Mães ibicuienses tem que ir até a cidade de Iguaí para sacar o benefício do Bolsa Família e para pagar suas contas. Uma mãe de família ibicuiense relatou que fora espancada e teve seu beneficio roubado na cidade de Iguaí quando a mesma esperava o transporte para retornar a Ibicuí.
Diante desta situação de violência crescente na Capital do Forró, a prefeita de Ibicuí, Gilnay Santana (PTN) já deve ter requisitado a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia reforços de agentes policiais para a cidade de Ibicuí e não será novidade nenhuma a resposta do Comandante do Batalhão da PM/BA em afirmar que não tem policiais suficientes para socorrer o município.
É mais uma lambança do Governo Wagner (PT), são 8 (oito) anos de abandono. Cadê o progresso? As cidades baianas com menos de 20 mil habitantes sofrem com a violência, a BA que liga Ibitupã a Almadina é outro descaso deste governo com a nossa região. O que falta? Cobrança dos "líderes locais"? Talvez. Este ano mesmo, os candidatos tanto a vaga no executivo quanto legislativo estarão na TV pedindo o seu voto.
Governador Jacques Wagner (PT) de uma coisa tenha certeza: Ibicuí já não é “Terra de Todos Nós”. E como está na moda profetizar. Profetizo: Em breve “Ibicuí tornar-se-á distrito de Iguaí”, já que nossas autoridades não são capazes de assegurar aos seus cidadãos o direito de sacarem os salários e benefícios e nem tão pouco pagarem as suas contas em dias.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.