terça-feira, 30 de setembro de 2014

OS VEREADORES DA SITUAÇÃO NÃO COMPARECERAM A CÂMARA MUNICIPAL DE IBICUÍ.

Nesta sexta (26) os vereadores da situação não compareceram a Câmara Municipal de Ibicuí (BA) e como não obteve o Quórum suficiente, o vereador e presidente da casa, Sr. Onildo Junior (PSD) foi obgrigado a pedir desculpas a aos ibicuenses e encerra os trabalhos, ou seja, não teve sessão. O mesmo ainda fez uma série de indagações e passaou a palavra para os vereadores que estavam presentes como as vereadoras Neormisia (PTB), Carol (PTC)  e o vereador Legá (PV). Os outros vereadores não justificaram as suas ausências, talvez o faça na sessão desta sexta (03). Os vereadores que não compareceram foram os dois representantes de Água Doce, Manoel (PDT) e Eduardo (PTB). O representante de Ibitupã, Romoaldo Sarmento (PP) e ainda faz parte desta lista o vereador Dário Peixoto (PDT) e a vereadora Tata (PTN).

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios. 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

IBICUÍ TEM COMO DESCOBRIR UM GOVERNO DE PEQUENOS REPAROS.

IBICUÍ (BA)
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Iguaí Mix.

Para você amigo leitor que não sabe diferenciar um “Governo de Pequenos Reparos”, e pretende saber se o governo da sua cidade é um Governo de Pequenos Reparos ou não, terei a honra de mostrá-lo. Este governo têm características próprias que passarei a descrever abaixo. São muitas características, todavia as principais se resume em dez.
01. São mestres em fazer pequenos reparos como o nome já diz, o objetivo é passar uma impressão que tudo vai bem, e que o governo não faz mais porque tem uma oposição que é sistemática, raivosa e irracional.
02. Sempre contrata uma boa empresa de marketing que é capaz de vender lebre por gato. E mesmo com a situação sendo totalmente desfavorável, são capazes de mascarar a realidade. E, passa, principalmente para as pessoas que são de fora do município que aquilo tudo é o próprio paraíso.
03. São implacáveis com os adversários. E todos os críticos do governo são taxados de inimigos e opositores. O critério pouco importa. Pode ser a Imprensa ou Líderes da Sociedade Civil organizada. Trata os adversários como inimigos e passa a disseminar isso para a sociedade sem nenhum pudor e quase sempre para os mais desenformados (apaixonados).
04. O lema é perseguir quem votou contra o governo e ataca os que pensam diferente do seu governo e privilegiam os bajuladores e os pouquíssimos que votaram a favor sem olhar a meritocracia, salve raríssimas exceções e que vale é o apadrinhamento político.
05. O gestor (a) as vezes não é um defensor assíduo do governo de pequenos reparos, contudo o sistema impõe e falta coragem para que os mesmos derrubem este círculo vicioso e apega-se para manter-se no poder em nome da governabilidade.
06. No período eleitoral adota o Programa Mais: É Mais Contratados, Mais Salários Atrasados Mais Carros e por aí vai. O objetivo é extasiar os eleitores enfurecidos.
07. O importante é não concluir obras, o que interessa é deixar a obra inacabada para concluir perto de um período eleitoral ou deixar como estar para ter o pretexto de voltar ao poder para concluí-las depois e passar mais quatro anos.
08. Eles estão sempre certo e responde as críticas sempre olhando para o retrovisor e adora comparar com governos do passado enquanto pregava a mudança e jurava que faria tudo diferente na campanha.
09. Não gosta de ouvir críticas seja ela da sociedade civil ou da oposição. Não responde nenhuma indagação, principalmente as feitas pelos órgãos de imprensa. Dar esclarecimentos jamais!
10. Quase sempre apossa de ideias ou recursos de terceiros como se fossem seus, por exemplo, verbas do governo estadual ou federal. Se os governos de sua cidade têm todas estas características, então você é governado por um Governo de Pequenos Reparos. 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios. 

sábado, 27 de setembro de 2014

CONVERSA DE POETAS SOBRE COMPRA DE VOTOS. DE QUEM É A CULPA? EIS A QUESTÃO!

Por: Leandro Bahiah.
Imagem. Terra dos Náuas

Na campanha política alguns ibicuienses vivem um dilema: vender ou não o voto... Eis a questão. Esta é máxima proposta por Shakespeare. Tem-se todos tipos de moralistas e legalistas que defendem e criticam os eleitores sem levar em conta a realidade social dos mesmos. Os puritanos defendem que o voto não pose ser vendido e aconselha o cidadão (ã) a votar no melhor candidato; Existem outros que propõe que os eleitores devam vender o voto e parte da premissa que o cidadão(ã) só consegue algo durante a campanha, ou seja, de dois em dois anos e que depois de eleitos os políticos não trarão benefícios algum para sua cidade e por isso justifica-se tal atitude. Têm aqueles que pregam que a politica é igual clube de futebol e que as pessoas devem votar por paixão, estes são contra a metamorfose e tem aquela velha opinião formada sobre tudo.
E você mãe ou pai de família se encaixa em qual categoria? O puritano, o vendido ou apaixonado? Ibicuí tem pessoas que nem direito de escolher qual eleitor quer ser, não tem liberdade devido a sua condição social. Infelizmente deve ainda existir pessoas que vivem em condições de extrema pobreza no município de Ibicuí. Os que se dizem Líderes tem que pensar primeiramente no povo (coletivo) e não no individual ou grupo politico, do contrario o discurso torna-se incoerente e vazio já que no Brasil existem lideres que recebem dinheiro para fazer campanha, principalmente para deputados, enquanto o povo sofre.
E você mãe ou pai de família que não tem o amparo algum seja ele do Estado ou da Sociedade e se ver diante de um candidato ou cabo eleitoral que tem o poder de solucionar o seu problema e com influencia é capaz de conseguir uma cirurgia para seu ente que inspira rapidez e cuidado urgentíssimo e que há meses espera na fila do SUS? Que Pais é Este? Indagava o poeta Renato Russo. E de quem é a culpa? É de quem não consegue assegurar aos seus filhos o direito de ser um eleitor puro, consciente, vendido ou até mesmo um apaixonado. Todavia canta os Titãs: "Nenhuma Pátria Me Pariu".
Dignidade! E quem são os culpados? É o Estado e a Sociedade. Desconfiem dos puritanos e amem os justos. "Metamorfose", "Nenhuma Pátria Me Pariu", "Que Pais é Este?" e "Ser ou não ser, eis a questão". Talvez seja conversa de poetas, mesmo assim, é bom refletir por dignidade, justiça e liberdade. Já que no momento fraternidade e igualdade é apenas um sonho utópico. Se puder, vote consciente.


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios. 

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

2014 O ANO QUE JÁ TERMINOU PARA IBICUÍ. FELIZ 2015!

Por: Pericles Gomes
Imagem: Internet



Nestes quase dois anos de governo Gilnay, aconteceu algo que eu repudiava, temia e torcia muito para que jamais acontecesse... O povo sentir a falta de Cláudio Dourado. Pois é, aconteceu. A cada dia cresce a insatisfação com o atual governo, e por incrível que pareça ouço muita gente defendendo o “volta Cláudio”. O que considero uma pobreza incomensurável. 


Confesso que depois da tragédia que vitimou o ex-prefeito Abel Cornélio, e com a ascensão da então vice-prefeita Gilnay Santana ao cargo máximo do Município, ela o faria andar a passos largos, já que o ex-prefeito Cláudio Dourado fez com que Ibicuí se estagnasse por quatro anos. Todavia, aconteceu justamento o contrário do previsto. A prefeita mostrou-se despreparada, inábil política e administrativamente para conduzir Ibicuí às melhoras tão aguardadas por todos.

Depois de ter sido Secretária de Saúde do governo Cláudio, e é bom que se diga que foi a melhor época da saúde em nosso município. Todos passamos a admirar e respeitar a administradora que ela demonstrou ser. Contudo, ao chegar à prefeitura não a vimos agir assim com tanta presteza. Abro um parêntese para dizer que em relação às estradas, nunca as vi tão bem cuidadas. Daí um amigo meu dizer o seguinte: “Depois de sair da prefeitura ela já pode se credenciar a uma vaga no DERBA”. Claro que isso é só por que ele não quer dar o “braço a torcer” e elogiar esta parte da administração que anda muito bem.

Volto ao âmago daquilo que quero elucidar. Por conta dos sucessivos erros cometidos pela prefeita e pela sua administração, são muitos os que querem que Cláudio volte. Enumero agora alguns erros que considero cruciais. Primeiro: Tentou unir gregos e troianos e formar um novo grupo político; não conseguiu. Segundo: Brigou com a Câmara de Vereadores e ainda perdeu a presidência da mesma. Terceiro: Montou uma equipe fraca, despreparada e distante do povo; abro mais parêntese para elogiá-la pelo seu Secretário de Administração, o competente, comprometido e muito prestativo com a coisa pública, Marcos Aurélio Jandiroba. Quarto: Ganhou a alcunha de arbitrária e ditadora (não sei se é ela ou a sua equipe, de qualquer forma ela tem culpa). Mas sei o seguinte: Os funcionários vivem amedrontados (concursados e contratados). Quinto: Ouve muita fofoca e não consegue abstrair as críticas ao seu governo; a meu ver um defeito enorme.  Sexto: Ressuscitou alguns líderes políticos que haviam morrido na eleição passada; penso que isso se deva a eleição de deputado deste ano, e é bom lembrar que ela apoia o seu irmão, o candidato à reeleição Gilberto Santana. Sétimo: É muito boa em propaganda, no entanto, o slogan do seu governo está muito distante do “Trabalho e Compromisso”, pelo menos com o povo.

Só para corroborar com o que estou falando basta dar uma olhadinha e veremos que a cidade está cheia de carros plotados, muros pintados, casas com adesivos. E a voz da cidade e carros de som a todo tempo vociferando e enaltecendo as conquistas do seu governo.


Essa semana mesmo pra ser mais preciso sábado passado, dia vinte (20) de setembro. A prefeita apresentou seis (06) carros novos e uma moto que ela acabara de comprar, à vista, dizia o carro de som que acompanhava a apresentação. Aquilo parecia um anúncio de espetáculo circense. Os carros percorreram todo o município, inclusive o meu distrito de Ibitupã. Estava estampada a vergonha no rosto dos motoristas, confesso que fiquei constrangido por eles, era notório que não estavam confortáveis em estar participando daquilo. Foi um verdadeiro circo de horrores.

Agora o que depreendo disso é o seguinte: Aquilo na verdade não passou de uma manobra eleitoreira, pois, no mesmo dia a oposição estava organizando um comício para apresentar seus candidatos a deputado, Davidson Magalhães e Timóteo Brito. Outra coisa: Por que gastar um dia de trabalho de seis (06) motoristas, que poderiam estar de fato trabalhando? Quanto é um dia de trabalho de um motorista? Por que gastar nosso dinheiro com motorista, gasolina e propaganda, se os carros nem nos distritos de Ibitupã e Água Doce ficariam ainda? Não sei quem disse à prefeita que isso dá votos. No meu caso levou à zero a possibilidade de votar em seus candidatos.


Usar o que é público para ludibriar a grande massa carente de informação me parece uma tremenda desonestidade. Moralmente falando... foi um desastre. Dia cinco (05) do próximo mês dirá se tenho razão.


Assim termina o ano de dois mil e quatorze (2014): O município continuará engessado. Santana reelegendo-se ou não a coisa continuará ruim (mesmo assim torcerei para que ganhe para que não piore ainda mais). A Câmara de Vereadores aprovará se for conivente, as contas de Cláudio já reprovadas pelo tribunal. Se cumprir bem o seu papel reprovará. Segundo informações que tive, em qualquer um dos dois casos, Cláudio está tranquilo. Se a Câmara aprovar ele volta nos braços do povo como um super-herói, se não aprovar ele tem uma “carta na manga”. A sua esposa e mãe dos pobres será a candidata em 2016, para salvar Ibicuí. E o povo enfim, deixará a orfandade.

Oxalá que um dia acordemos desse assombroso pesadelo. Se não acordar permanecerei com mais alguns, totalmente resiliente a tudo isso.

Boas festas. Feliz Natal e um próspero ano novo. 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

AS PERIPÉCIAS DE UM GOVERNO MARQUETEIRO.

PREFEITA DE IBICUÍ ESTA PEDINDO VOTO HOJE EM IBITUPÃ PARA OS SEUS CANDIDATOS.

Por: Leandro Bahiah.
Imagem: JP Fontes.

Foi noticiado aqui neste espaço que a Prefeitura de Ibicuí apresentou a população ibitupaense a aquisição de 06 (seis) novos carros e uma moto e deu bastante ênfase no “Pagou tudo a vista” e com “Recursos Próprios”. Os recursos que foram usados para comprar os carros têm verbas do Governo Federal? Porque os carros apresentavam adesivos com os dizeres “Ministério da Saúde”. É apenas indagações irrelevantes. Eu torci para esta nova conquista do Governo “Trabalho e Compromisso” já que um dos carros deve beneficiar o povo de Ibitupã. Eu digo povo, não é meia dúzia, viram? E o locutor? Este fez uma festa no sábado (20). A festa da apresentação dos gols brancos foi melhor que os dois dias da Festa de Largo/2014. E sabe por que os gols comprados foram da cor branca? Porque a cor influência no valor. E como este governo gosta de “poupar” o dinheiro do povo. Fez mais esta caridade. A festa de apresentação dos gols teve o objetivo de fazer eleitor enfurecido embriagar-se. Asseguro-os racionais e puros e não os puritanos de plantão. Que toda aquela pendenga não surtiu efeito algum.
Mas, ontem li uma entrevista dada por uma ex-funcionária, a senhora Patrícia Santos aqui neste mesmo espaço, e fiquei estarrecido! Aliás, parabéns aos repórteres Márcio Mendes e Pedro Henrique pela entrevista. Eu não vi uma simples entrevista ou uma ex-contratada enfurecida. Vi através das palavras da mesma, fortíssimos indícios de transgressão da Lei pela atual gestão do Poder Executivo Municipal. Vou aqui pontuar as possíveis burla da Lei. 01. A funcionária trabalhava sem contrato, segundo Patrícia, o contrato de 2014 não foi assinado e a justificativa dada pela ex-funcionária era que eles (Governos de Pequenos Reparos) ficavam enrolando-a. Veja as possíveis consequências? O gestor (a) poderá sofrer ação civil pública, ação popular, improbidade administrativa e crime de responsabilidade. 02. A Patrícia recebia R$ 600,00 seiscentos reais. Ora se o mínimo no Brasil que é garantido por Lei diz que os empregadores devem pagar aos empregados o valor de R$ 724,00 (setecentos e vinte quatro reais), evidentemente que houve má fé. Está cristalino, baseando-se nas palavras da Senhora Patrícia Santos Oliveira. É mais uma característica do governo de Pequenos Reparos que sinceramente não conhecia. Agora faço um questionamento: Por que não pagaram os ex-funcionários e ao invés disso priorizaram a compra dos gols? Por que pagar salário em dia não atrai votos e nem tão pouco tem efeito de marketing. O que tem mais efeito propagadíssimo? Comprar seis carros e uma moto a vista ou pagar menos de um salário mínimo em dias? Pense nisto. Os governos de Pequenos Reparos têm sempre a certeza do Compadre Washington: “Sabe de nada inocentes”, infelizmente estão redondamente enganados.
Ontem o carro de propaganda eleitoral de dois candidatos a deputados, continha uma mensagem que o locutor dizia: “... a oposição estar triste...”. E Sabe o que é triste? É ver uma mãe de família trabalhar e ficar sem receber, que nem salário mínimo é. Será que o Programa Mais Educação está sendo usado para fins eleitoreiros?  É melancólico ver funcionários inclusive os concursados sendo quase que forçado a votar em candidatos que quer uma terceira chance. Agora imagina-se a situação dos contratados? Sra. Gilnay Santana deve vir hoje para Ibitupã em pleno expediente  para pedir voto e averiguar os filhinhos rebeldes. Calma mãezinha!
Não vou mais alongar este artigo para não cansar a beleza de vocês caros internautas. Agora me responda com sinceridade caro leitor, você que é uma pessoa racional/inteligente: é possível você ficar quieto diante de tanta barbárie? Eu tento seguir à risca o lema de Padre Inácio: “O maior pecado é a omissão”, então não omite-se! Tenha força e coragem e reaja contra este sistema. E o que realmente espero de um governo que autodenomina-se Trabalho e Compromisso? Nada mais que o seu papel constitucional. E espero que o governo de Pequenos Reparos pegue o dinheiro que sobrou das compras dos gols brancos e pague os ex-funcionários da prefeitura que estão com os salários atrasados. Fica aqui o espaço para os possíveis esclarecimentos do governo municipal.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios. 

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A PREFEITURA DE IBICUÍ DEVE DOIS MESES DE SALÁRIO A EX- FUNCIONÁRIA PATRÍCIA SANTOS OLIVEIRA.

Zezinho (esposo) e Patrícia Santos.
O Ibitupã News entrevistou nesta terça (23), a ex-funcionária da Prefeitura Municipal de Ibicuí, a Senhora Patrícia Santos Oliveira. A entrevista foi concedida na sua residência na Rua 02, no Bairro Rafael Pinheiro. Segundo Patrícia Santos a Prefeitura de Ibicuí deve 02 (meses) de salários a mesma e alega ainda desavença com a diretora do Colégio João Manoel da Silva como uma das causas da sua saída. Confira a entrevista abaixo concedida aos repórteres Pedro Henrique e Marcio Mendes com a colaboração de Júnior Araújo.

INPatrícia a Prefeitura de Ibicuí lhe contratou?
PATRÍCIA – Sim.
IN – Então você assinou o contrato?
PATRÍCIA – No outro ano sim, este ano não. Em 2013 assinei, este não.
IN – Você tem a cópia deste contrato com a Prefeitura de Ibicuí, Patrícia?
PATRÍCIA – Tenho. A cópia não... Deixa eu ver ... Tenho a cópia de um. Do de 2013, tem... Eles ficaram enrolando com este contrato (referindo-se o contrato de 2014).
IN – Há quantos meses a Prefeitura de Ibicuí não paga o seu salário?
PATRÍCIA – Eu lá... Uns dois meses. Dois meses (de salários atrasados) contando com os dias.
IN Você recebe o salário diretamente na sua conta?
PATRÍCIA – Na minha conta. Um salário não, eles (referindo-se a prefeitura de Ibicuí) pagam R$ 600 (seiscentos reais), aí vem o desconto do... São seiscentos reais... Não é um salário (mínimo) não.
IN – Na sua opinião têm outras pessoas na mesma situação, ou seja, com salários atrasados?
PATRÍCIA – Tem sim, tem. Que não mais na prefeitura, tem (que ela sabe). As duas lá da (cita o lugar onde as outras duas pessoas moram). Chegou final do ano, elas saíram e eles nem deram satisfação nenhuma. Aí quando foi em 2014 me chamou. E eu sair porque Selma (referindo-se a Leideselma Assis diretora das Escolas de Ibitupã) achou de mim reclamar no meio de gente, ela como diretora ela tinha que ter mais um pouco de educação, ela tinha que chamar uma funcionária e reclamar dentro da sala dela e ela veio me reclamar no meio de gente, e eu não gostei. Só porque eu pedir meia hora pra mim ir no posto fazer um exame pra pegar uma receita azul porque eu tomo remédio controlado de nervoso. Ela falou que não bem no dia dos pais. E ela também falou porque as meninas de manhã trabalhavam com o sorriso na cara e eu trabalhava com a cara fechada. Eu não ganho pra mim sorrindo, ganho pra mim trabalhar. Foi por causa dessa discursão e dos meses de salários atrasados que cheguei e sair.
IN – Por que será que as pessoas que estão passando por esta situação não cobram os salários atrasados?
PATRÍCIA – Na minha opinião (pensativa)... Não sei. Olha, cobrar Romoaldo (referindo-se ao atual vereador, Romoaldo Sarmento) demais elas e eu também. E ele só fica. “Eu não posso passar por cima de Selma, que Selma além de ser diretora é minha secretária” ... Mas cobrar... É bem desse jeito que ele fala. Mas cobrar, e reclamar ****** tudo já aconteceu. Eu mesmo vou falar a minha verdade, eu mesmo vou botar a prefeitura no ***, eu já deixei muito claro pra ele, eu não vou perder pra prefeitura. A prefeitura não perde nada comigo, porque eu vou perder? De jeito nenhum. Uma que já acho errado a gente receber R$ 600 (seiscentos reais) e no contra cheque vem o salário todo e vem aqueles descontos. Por que isso? Isso não existe, não existe isso.
IN – Como você se sente trabalhar e depois não receber?
PATRÍCIA – Péssima! Como é que a gente vai trabalhar tanto e não receber? Porque se a gente trabalha é porque precisa e fazer uma sacanagem dessa.
IN – Você continuará trabalhando sem receber os salários atrasados?
PATRÍCIA – Nunca. E mesmo me pagando eu não trabalhava mais.
IN – Muito obrigado pela sua entrevista. Faça um apelo para que a Prefeitura de Ibicuí pague os seus salários atrasados e fique à vontade para fazer suas considerações finais.
PATRÍCIA – O que eu tenho a dizer é isso. Que eu só queria que eles (referindo-se a prefeitura) me pagassem os que eles me devem, que eu não tô pedindo nada pra eles. Apenas eu quero receber porque eu trabalhei. E se não quiser também me pagar por bem, não tem problema. Eu também vou correr atrás dos meus direitos e se eles deixar eu correr atrás dos meus direitos, eu sei que vai ser pior pra eles então por tanto é isso, quero que eles me paga numa boa, mas se eles também não quiserem eu também vou procurar meus direitos. Só isso mesmo que eu tenho a dizer. Muito obrigada.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.                                               

terça-feira, 23 de setembro de 2014

PREFEITURA DE IBICUÍ APRESENTA AOS IBITUPAENSES A AQUISIÇÃO DE SEIS CARROS E UMA MOTO.


No sábado (20) a comitiva da prefeita de Ibicuí, Sra. Gilnay Santana veio ao distrito de Ibitupã apresenta aos ibitupaenses a aquisição de 06 (seis) carros. Segundo a prefeitura os carros e a moto foram adqueridos com recursos próprios e que pagara tudo avista, além disso, afirmou o Locutor que um dos seis carros ficará em Ibitupã para atender a população local. Depois de percorrerem todas as ruas e queimarem fogos, os carros ficaram um momento na Praça Valvi Malta Veiga para que o público podesse apreciar, enquanto o Locutor enaltecia mais uma conquista do Governo Trabalho e Compromisso. Depois, os carros foram levados de volta para a cidade de Ibicuí.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

IBICUÍ PICTURES APRESENTA “O HOMEM DAS CARTAS E OS LÍDERES SCHIN”.

Folha do Progresso.
Por: Leandro Bahia.
Imagem: Internet.

É de causar espécie a coragem de certas lideranças políticas schin de Ibicuí, estes diferem-se um pouco do Homem das Cartas, embora eles são todos adeptos e defensores dos Governos de Pequenos Reparos 1 e 2, nestes dois filmes o povo sofre no início, durante e no final. Não faz muito tempo assim, as cartas deste Homem causavam nos ibitupaenses um certo deslumbramento, hoje, os ibitupaenses as tratam com indiferença ou risos pensando em se tratar de uma anedota de mau gosto. O Homem das Cartas recrutou alguns jovens para distribuírem estas cartas/panfletos nos distritos como no sábado da Festa de Largo de Ibitupã. O Homem não teve coragem de ouvir certas verdades ditas por eleitores enfurecidos e apelou para as velhas táticas eleitoreiras.
Em outras oportunidades estes panfletos foram distribuídos e o Homem das Cartas mesmo em situação difícil saia-se vitorioso das eleições talvez pela falta de opções. E o que aconteceu agora? O povo despertou. “Amigos e Amigas”, é assim que o Homem deu início a carta. “Se aproxima mais uma eleição...”. E dispara o autor: “Confiante nesta histórica parceria peço...”, Pode-se perfeitamente acrescentar (histórica e vitoriosa parceria). Em outro trecho da carta são citados os “benefícios” que os seus candidatos trouxeram para o município. Ibitupaenses pasmem! “... iluminação da cidade e distritos...” e cita ainda: “construção da quadra de esportes”. O Homem da carta finaliza: “O Seu Amigo de Sempre!”. As cartas vêm acompanhadas de Santinhos.
Bem, a quadra de esporte de Ibitupã não foi concluída pela administração passada e a atual não quer tomar nem conhecimento, já que estão com quase dois anos de governo “Trabalho e Compromisso” e nada fora feito. Enquanto a iluminação de Ibitupã, tem poste que não possui a garra quanto mais lâmpada, por exemplo, na Rua Rio Novo. Esta emenda parlamentar é de R$ 30, 00 trinta reais? Ibitupã com os benefícios destas emendas era para ser o distrito mais iluminado do mundo! Será mesmo que Prefeitura de Ibicuí precisa ou precisou de emendas parlamentares para iluminar os distritos? Esta quadra há muito tempo serviu de pretexto e capital político para eleger ou reeleger candidatos, promessas apenas. E no presente, pretende fazer o mesmo. “Se eleitos, vamos colocar as traves”. A Outra replica: “Faremos a arquibancada e vamos cobri-la”. Quando os mesmos são arguidos: - Por que vocês não fizeram antes? Todos não titubeiam e são taxativos: - Não podemos fazer porque estamos no período de campanha e a Justiça Eleitoral coíbe. E por que não fizeram antes do período de campanha? Balela, conversa para eleitor enfurecido dormir.
Têm aqueles que arriscam e dão uma segunda chance, porém, dar uma terceira oportunidade é demais! Mesmo porque estes candidatos não fizeram e não vão fazer nada por Ibitupã. Por isso, que admiram-se a coragem destes líderes e cabos eleitorais schin que pedem votos para seus candidatos velhos conhecidos dos ibitupaenses com tamanha desfaçatez e cinismo. Querem um terceiro mandato? E quem são os lideres schin? São aqueles que não apresentam as bandeiras e as propostas claras e concretas dos seus candidatos. Por que devo votar nos seus candidatos? Eles respondem – Porque Sim.
Os ibitupaenses estão de olhos neles! É mais educação e menos tolerância com estas “raposas benfeitoras” que querem fazer dos poderes da federação um verdadeiro galinheiro. E você já sabe o que acontece quando as raposas tomam conta do galinheiro. Pense nisto. Ainda bem que as palavras bonitas dos panfletos e nem as falácias articuladas e cheias de promessas dos líderes schin não nos causam mais nenhum tipo de deslumbramento. Amém!

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O IBITUPAENSE BINHA SOFRE GRAVE ACIDENTE DE MOTO.

Na tarde deste domingo (13), o ibitupaense conhecido popularmente como Binha sofreu um grave acidente de Moto. Testemunhas contam que Binha sofreu o acidente quando saiu de Ibitupã a sentido a Ibicuí fora onde houve o estouro do pneu teve como consequência o arremesso do condutor para fora da Moto que o mesmo conduzia.
Binha é filho do saudoso Seu Deú e se encontra no internado no Hospital Prado Valadares na cidade de Jequié (BA), segundo informações o estado de saúde do ibitupaense é grave. Fica a torcida dos ibitupaeses para que Binha saia desta o mais rápido possível. O Ibitupã News a qualquer momento volta com mais informações.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CONFISSÃO DE UM FRACASSADO

Gostaria de dividir com vocês mais uma vez, um artigo que escrevi em dezembro do ano passado, e que continua muito atual. Ei-lo ai:

Por: Pericles Gomes.
Imagem: Internet. 

NÃO É UMA COISA MUITO FÁCIL DE SE ADMITIR, MAS CONFESSO QUE CANSEI!

Não é que eu tenha desistido dos meus sonhos, nem me frustrado com as minhas ideologias, nem muito menos tenha deixado de acreditar  que minha Ibitupã amada ainda será muito forte e vigorosa. Um lugar onde um dia ainda imperará a amizade, a harmonia, a paz e a serenidade.

No entanto é descomunal a minha frustração. Estou exaurido. Perdi as forças. Não aturo mais aqueles discursos políticos partidários medíocres e retrógrados, não consigo mais tolerar essa terrível divisão imposta e motiva por pilantras irresponsáveis. É duro ter que ver amigos tornando-se inimigos e vice-versa, por conta de interesses mesquinhos, baixos, espúrios ( que muitas vezes nem interesses deles mesmo não são).

Me enoja ver meus irmãos se prestando a papeis imbecis. Tenho aversão a essa baixaria que se tornou a nossa "política", que mais parece historinha de "faz de contas" ( eles fazem de conta que isso é política e nós fazemos de conta que acreditamos). Me causa calafrios ver os nossos jovens sem sonhos, sem perspectivas, sem ocupação, sem crença, sem rumo. É intragável  certas atitudes, certos posicionamentos que de uma forma ou de outra somos obrigados a aceitar. Cansei de tanto cinismo.

Estou fatigado em ver tanta imoralidade, tanto desrespeito, tanta falta de coerência, falta de discursos. Desgastei em ouvir tantas justificavas repetidas e incoerentes. É de ficar alquebrado ver o povo tão apático, tão anêmico, sem brilho e inerte diante disso tudo. E o que é pior, culpando os que se levantam contra essas promiscuidades e dizendo que "sempre foi assim"... E que vai continuar sendo para "sempre assim".

Abomino por fim ver minha Ibitupã sendo roubada. Roubaram-nos muito mais que nosso "ouro", levaram embora os nossos sonhos, os nossos projetos, as nossas convicções. Roubaram os nossos jovens e deram de presente para o alcoolismo, para as drogas ilícitas, para a prostituição. E ainda ficam felizes em saber que tem muita gente lucrando com isso.

Não tenho vergonha de reconhecer que não tenho mais forças para continuar lutando! Volta e meio me pego entristecido diante disso tudo e sem poder fazer absolutamente nada. Me constrange... Mas reconheço que perdi, sou um fracassado, não consegui. Porém tenho a consciência tranquilo de que tentei. Tentei conscientizar os jovens, tentei dialogar com quem poderia mudar isso, tentei fazer um discurso novo e agregador e também não consegui. Consola-me saber que minha parte tentei fazer.

Só não me canso de repetir o que escreveu o grande Darcy Ribeiro: “Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu". 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

IBITUPÃ VENCE ACARACI POR 1 A 0 COM O GOL DO ATACANTE NEILAN PELO CAMPEONATO REGIONAL DE FUTEBOL DE DÁRIO MEIRA .

Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Na tarde deste sábado (06), o time de Ibitupã venceu o bom time de Acaraci pelo placar de 1 a 0 pelo Campeonato Regional de Futebol de Dário Meira. A equipe de Ibitupã entrou em campo com: Acassio, Mailson, Alisson, Elson, Nelsinho, Vevei, Bocais, Marcelinho, Vei Pequeno, Diego e Dan (Neilan). O único gol da partida foi marcado  aos 35 minutos do segundo tempo pelo atacante Neilan que substituiu o também atacante Dan. Esta é a segunda partia do time de Ibitupã, a primeira partida, o time do Colégio venceu por 2 a 1. "O time se portou bem dentro de campo, e saímos com os três pontos garantidos o que dar confiança a equipe para o resto da competição apesar dos obstáculos", disse o técnico de Ibitupã, Bruno Amaro. E quando o técnico se referiu a obstáculos foi porque a equipe de Ibitupã não teve tempo para se preparar, já que a partida de sábado que seria no dia 13/09 fora adiantada pela Liga de Dário Meira de Futebol.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

sábado, 6 de setembro de 2014

A PRÓXIMA FESTA DE LARGO DE IBITUPÃ SERÁ EM 2017.



Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet. 

O que fora feito com a Festa de Largo de Ibitupã? Uma tradição de mais de 30 anos de existência que já teve 9 (nove) dias de evento, segundo os mais velhos e que até 2013 tinham 3 (três) dias de duração e que este ano fora reduzido para 2 (dois) dias apenas. Todos, incluindo pessoas ligadas a situação, pelo o menos os mais racionais foram enfáticos – Foi a pior festa de todos os tempos!

Esta Festa de Largo fez com que o distrito de Ibitupã fosse reconhecido do cenário baiano através dos tempos e que a décadas vem decaindo paulatinamente, isso é certo. A expectativa dos ibitupaenses foi ao chão quando a Prefeitura de Ibicuí divulgou na última semana o cartaz da festa, um desrespeito total com povo de Ibitupã. Por que só divulgar o cartaz da festa na última semana? Parece-me que não foi uma coisa planejada, fora feito na tora como dizia o saudoso, Caeira e esta é a impressão que dar. Com todo respeito as atrações que se apresentaram nos dias 30 e 31, mas, Ibitupã merecia mais. Quando olha-se o histórico das festas de Ibitupã ve-se atrações de renomes nacionais. Teve atração que estava no cartaz que não se apresentou na festa, como por exemplo, a Banda Cor de Canela, ou seja, propaganda enganosa? A Comissão da festa tem que dar uma satisfação aos ibitupaenses, por que Cor de Canela não tocou? Essa festa é feita com o dinheiro do povo.

Na sexta tivemos apenas poluição sonora em decorrência das competições de carros de som. No sábado teve Netinho do Forró, Urubu Fogoso, Vanole e Fabão. No domingo, via-se a Cavalgada quase na UTI comparando com as cavalgadas do passado e no palco passaram Rivelino Lima, Fabão, Xote Apimentado, Danado de Bom e Cheiro Verde. Nos intervalos entrava o locutor que mais parecia um humorista de stand up comedy que elogiava os “feitos” do governo. Confesso que ri quando o mesmo impostou sua voz característica e disse: “Essa festa bateu recorde de público...”.

Se tem algo que as administrações passadas/atuais de Ibicuí não usam é o princípio da igualdade/equidade para com os distritos. A prefeitura já gastara R$ 400.000 quatrocentos mil reais com o São João de Ibicuí 2013 e com festa de Ibitupã não fora usado nem se quer 1/3 do valor acima.

Sinceramente queria eu morar naquele município descrito pelo locutor oficial da Festa de Largo. Lembra-se como a atual situação na campanha de 2012 apregoava a “mudança”? E a maioria dos ibicuienses embarcaram nesta mudança, porém era mudar para pior. “Deixa a Mulher trabalhar...”, dizia o locutor. Caro locutor os ibitupaenses não só deixam a Mulher trabalhar como cobram. Todavia, a Mulher não quer.

Governo de Pequenos Reparos é assim mesmo: não aceita críticas, são bons de propagandas e sempre pede mais uma vez um voto de confiança para fazer diferente. É igual marido violento. Jura para sua esposa que vai mudar, entretanto, sempre tem uma recaída. Ibitupaenses vocês querem dar mais uma chance, um voto de confiança? Festa de Largo de Ibitupã só em 2017.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

CUIDADO COM OS GOVERNOS DE PEQUENOS REPAROS.

Palavra do Bó.
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

É interessante observar certas práticas administrativas que não mudam nunca. Isso ocorre desde governos passados e que no presente tem-se visto com exaustão. Denominam-se Governos de Pequenos Reparos. O que seria um Governo de Pequenos Reparos? São governos que realizam obras minimas como: fechar pequenos buracos que há meses ficaram abertos, pintar meios-fios ou cortar as gramíneas que tomam as ruas e praças da cidade e por aí vai. Isso acontece geralmente na última semana de um grande evento como por exemplo, a Festa de Largo de Ibitupã. O governo de pequenos reparos estar em todos os lugares do Brasil, e com Ibicuí seria diferente?
O objetivo da administração é mostrar aos visitantes que tudo em Ibitupã estar as mil maravilhas e transcorrendo na mais perfeita ordem e progresso, todavia, quando estes visitantes que vem de outras cidades e até mesmo de outros Estados, chegam na casa de seus familiares só ouvem lamentos. Lamentos estes verídicos, infelizmente. 
E agora José? Indagava Carlos Drummond de Andrade. Essa pergunta faça aos ibitupaenses: Sabe qual é a principal característica dos Governos de pequenos reparos? Não gosta de receber críticas, mesmo quando as mesmas são construtivas. É um carro que por fora estar lindo, porém, o motor não funciona.
É preciso uma sociedade civil unida que questionem essas práticas minimizantes que só engana o povo sofrido e mascara a real situação para os visitantes. Postura ibitupaenses, ibicuienses e povo de Água Doce. Marchem até a prefeitura, marchem até Câmara e cobrem soluções dos problemas dos seus distritos e sede.
Sabe quando caro internauta veremos em Ibitupã meios-fios pintados, buracos tampados e gramíneas cortadas? Só na última semana de agosto de 2015, isto caso tenha Festa de Largo, porque do jeito que a coisa está caminhando é prudente não vacilar e afirmar que o ano que virá não tenha uma Festa de Largo, no máximo teremos uma Festinha de Larguinho.
A Festa de Largo deverá ser um tema de um outro artigo. Fiquem apenas refletindo sobre os Governos de Pequenos Reparos. Que São Roque nos ajude!

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.