Políticos do Sul da Bahia |
A Câmara Municipal de Itabuna aprovou, por unanimidade e em primeira votação, o Projeto de Lei nº012/2015, de autoria do vereador Jairo Araújo (PCdoB), que dispõe sobre a autorização do convênio entre a Prefeitura e associações para a implantação da capoeira nas escolas. O projeto foi votado nessa quarta-feira, 7, durante Sessão Ordinária realizada no Plenário Raymundo Lima.
Por ser uma expressão artística que mistura esporte, cultura e música, a capoeira acarreta em vários benefícios para o aluno, além de ser um resgate de uma tradição que compõe a própria história brasileira. “Itabuna é um centro de capoeira no mundo, mas poucas pessoas sabem disso. A cidade já exportou e continua exportando essa arte para o mundo inteiro, mas ainda não somos uma referência. Esse projeto tem o objetivo de enraizar a capoeira nas escolas para que elas não sejam apenas conteudistas, mas que abram as portas para as questões da própria cultura”, disse Jairo.
Caso seja sancionado pelo prefeito, o projeto deverá envolver associações, grupos e mestres de capoeira por meio de atividades promovidas no turno oposto ao das aulas dos alunos. “A implantação da capoeira nas escolas possui uma relevância social muito grande”, enfatizou o vereador. O projeto será votado em segunda discussão na próxima Sessão do dia 14 de outubro.
Fonte: Políticos do Sul da Bahia
Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento: Leandro Bahiah. Direção de Marketing: Abel Meira.