quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CARTA ABERTA AO NOVO PREFEITO DE IBICUÍ.

Por: Pericles Gomes.
Imagem: Internet.

Excelência, não quero ser pretensioso ao ponto de me fazer porta-voz de ninguém. Contudo, mui humildemente resolvi escrever, vésperas de sua posse como prefeito eleito de nossa cidade, uma carta aberta, reitero, de caráter cordial e fraterna. Peço que não entenda como malquerença de minha parte, sabes que lhe tenho em alta estima. És muito bem visto e quisto por mim. Por isso mesmo, que lhe escrevo.

Noto uma decadência sem precedentes em minha geração e também na de Vossa Excelência. Aliás, notadamente estamos vivendo tempos ruins, não somente aqui em nossa amada Ibicuí, mas em todo o país. Na política há uma frieza latente, que por vezes beira o cinismo. Não aquele "Cinismo" que foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, e que teve como principal nome Diógenes. Estes filósofos menosprezavam os pactos sociais, defendiam o desprendimento dos bens materiais e viviam de forma nômade. Bem diferente dos cínicos de hoje.

Não é mais surpresa o alto número de pessoas que encontram justificavas para o genocídio, fratricídio, xenofobismo e agora até o Supremo que é o grande "guardião da vida", fugindo a uma prerrogativa que não é sua, legislou e descriminalizou o aborto até os três primeiros meses da gravidez. A indústria bélica a cada dia só cresce, ouvimos a todo instante, como na guerra fria, de uma corrida armamentista, e esta não poupa ninguém, nem crianças e nem idosos.

Prefeito, existe duas Ibicuís. A Ibicuí oficial e a Ibicuí real. Explico. Não é uma fala inédita, antes de mim, o grande Ariano Suassuna, disse o mesmo sobre o Brasil. 

A Ibicuí oficial está situada em duas grandes localidades, a saber: Praça Régis Pacheco e localidades próximas e Praça São Pedro e localidades próximas. Aí moram e estão os que definem tudo o que acontece na Ibicuí real, inclusive definiu que seria Vossa Excelência o prefeito eleito. Mas isso não vem ao caso. é segredo. Retomo: A Ibicuí real está um pouco mais distante da Ibicuí oficial, lá no Mandacarú se concentra a maioria das pessoas da Ibicuí real. Diante dessa verdade inconteste, deixo um pedido: não se esqueça que quem elegeu Vossa Excelêcia, e de forma esmagadora, foi a Ibicui real, não permita que os da Ibicuí oficial, permaneça definindo tudo o que tem que ser feito aqui. A Ibicuí real necessita de Vossa Excelência. No sentido mais profundo do verbo necessitar!

O papa Francisco insistentemente tem dito que "envolver-se na política é uma obrigação para um cristão, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum". É através dela que se faz justiça social. Por isso, faço o mesmo pedido que o cardeal Cláudio Hummes fez ao papa eleito: “Não se esqueça dos pobres”. São eles os que mais precisam de um bom prefeito. Que ao término do seu mandato, o seu lema de campanha, seja também o de governo. E que Vossa Excelência seja de fato, “a esperança de um povo sem medo”.

Quase terminando essa carta, evoco um conselho de Ricardo Gondim que tomei como mandamento para minha vida. Divido-o com vossa Excelência:“Por favor, lembre: as duas únicas dimensões da vida que dispomos são o passado e o futuro. O futuro se desfaz tão velozmente em passado que nunca conseguimos estancar o presente; ele escapa por entre os dedos. Viver se resume em esperança e em lembrança. Todos os nossos atos, um dia, serão saudade ou remorso. Semeamos hoje para colher no porvir. Cada pessoa sempre escolhe como será o seu futuro. Não atrofiem a alma com ansiedade desnecessária – toda esperança mal antecipada pode virar ansiedade”.

Restam conselhos triviais: não queira ser prefeito sem antes saber que é preciso ter enorme cuidado. Os “amigos”costumam não ser tão amigos quando os tempos não são bons. Sugiro: Esteja sempre no meio do povo, nos momentos bons e principalmente nos ruins. Não fuja, esteja e seja presente. Ouça primeiro e aja depois de argumentar com coesão e coerência. Em tempos difíceis, dê as mãos, peça ajuda se nescessário. Lidere ao âmago, no entanto, seja cortês. É sempre bom lembrar que é preciso semear afetos e reativar o hábito de estar junto. Não se esqueça: carecemos uns dos outros!

Vossa Excelência não precisa ser o melhor prefeito que Ibicuí já teve, não se exija demais. Nos importávamos em ser o maior e melhor, quando erámos adolescentes, passamos dessa fase. Deixe esse desejo aos mais entusiasmados. Basta ser o prefeito e cumprir com as obrigações que lhe é inerente. Atribuições estas que Vossa Excelência conhece muito bem. Ademais, desejo um excelente governo, que o ano vindouro lhe traga e nos traga tudo de muito melhor. Forte abraço!

Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A ATRIZ PROTAGONISTA DA MINHA NOVELA PREFERIDA É AFRODESCENDENTE.

Taís Araújo em Xica da Silva.
Por: Leandro Bahiah. 
Imagem: Internet. 

Duas coleguinhas conversavam num mundo de faz de conta, e o diálogo, era mais o menos assim: – Eu sou Larissa Manoela. – disse uma. – Eu é que sou a Larissa Manoela – replicou a outra. Esta conversa seguiu, e eu, depois de alguns minutos, interrompi-as. Já que as mesmas já tinham passado daquele estágio (faz de conta) descrito por Piaget. Para os não novelistas, Larissa Manoela é uma atriz juvenil que interpreta as gêmeas na novela Cúmplices de Um Resgate do SBT. Pena que vocês jamais serão Larissa Manoela ou fará parte da Cúmplices – comentei, enquanto ambas se assustaram, a menina menor tentou protestar. Maldade minha? Apenas um comentário pedagógico – e elas entenderam. Eram duas meninas de classe baixa, não faziam parte da elite, não frequentavam escolas particulares e, ambas são afrodescendentes, todavia, vivem com dignidade graças ao esforço de suas famílias.
Larissa Manoela em Cúmplices de Um Resgate.
– Quantos atores e atrizes negras tem no elenco da Cúmplices de Um Resgate? Indaguei-as. As duas pararam, refletiram certamente buscando na mente alguns nomes. Esta é a sociedade perfeita das empresas televisivas comandados por empresários da elite brasileira. Palcos para os brancos, e para os negros? Resta apenas serem telespectadores. E quando tem atores (rizes) negras na tevê é para obedecer uma cota de 10% estipulado por lei, entretanto, a maioria da sociedade brasileira é composta por negros. E geralmente os papéis interpretados por estes artistas afros são estereotipados, e que acaba criando uma imagem negativa, ou seja, passa que aquela é a posição do afrodescendente na sociedade: bandido, cozinheira, babá, diarista, segurança (feitor), motorista de madame.
Como combater o racismo? Se o veículo que deveria combater, estimula tal abominação? Vocês queriam ser artistas de tevê? Arguir as futuras manoelas, e as respostas foram unânimes – Sim. É pouco, necessitaria de um estudo mais aprofundado, contudo, afirmo, os negros gostam de se verem na tevê. Comprem bonecas afrodescendentes, livros com temática, onde os personagens e as princesas sejam afras, isso não é rejeitar o branco, é mostrar que o mundo deve ser de oportunidades para todos. Não quero que todos sejam iguais, mas, que todos tenham as mesmas oportunidades como defendem os socialistas.
– Quantos atores ou atrizes negras foram protagonistas de telenovelas nos últimos tempos? Pesquise, de umas cinquenta novelas você encontrará um número ínfimo mesmo sendo novelas com a temática da (escravidão). Só a atriz Taís Araújo que teve a proeza de mais interpretar protagonistas na tevê, uma em Xica da Silva (1990) na extinta TV Manchete e outra em da Cor do Pecado (2004), TV Globo tem ainda novelas como Cheias de Chame e Viver a Vida. Você há de concordar comigo – é pouco. É preciso enfrentar este sistema com transparência e muito debate – e quando será que duas pré-adolescentes irão dizer: – A atriz principal da minha novela preferida é afra nego?.

Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

domingo, 11 de dezembro de 2016

VOCÊ SABIA QUE NO BRASIL O REGIME É DEMOCRÁTICO?

Efígie, figura da República.
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Qual é a relação que os brasileiros têm com os seus governantes? E a relação com os poderes constituídos? Qual é a forma de Estado do Brasil? Qual é o nosso regime de governo? Estas indagações são importantes para entendermos o nosso país. Forma de Governo, o que é? É o relacionamento que o povo tem com os seus governantes. Uma das formas é a República "coisa pública": os governantes são eleitos pelos cidadãos (eleição direta) ou pelos seus representantes (eleição indireta), os cargos/mandatos são temporários e os governantes são responsáveis. Já na Monarquia: os governantes são hereditários/tronos, os cargos são vitalícios e os governantes são irresponsáveis.
Sistema de Governo é o relacionamento entre os poderes constituídos, e aí tem-se o Presidencialismo: onde o presidente (a) exerce função monocrática, ou seja, duas funções: chefe de Estado (relacionamento externo com outros Estados), e também é chefe de Governo (relacionamento interno). O outro sistema é o Parlamentarismo: existem duas figuras, aqui a função é dual, ou seja, tanto o presidente, o rei ou o imperador podem ser o chefe de Estado e cabendo ao primeiro-ministro exercer a função de chefe de Governo. Ressaltando que existem vários tipos de parlamentarismo no mundo.
Forma de Estado. O Estado pode ser Estado Unitário: onde o poder é centrado e as leis valem para o todo. Estado Federado: onde o poder é descentralizado, porque tem-se União, Estados e Municípios, e em cada uma destas esferas tem suas próprias leis. E por fim, e não menos importante citamos o Regime de Governo, que é a relação do Estado com o cidadão. No Brasil o regime é Democrático: (demo=povo e cracia=vontade/poder), vontade do povo. Ainda tem o regime Autocrático: (vontade única). Espero que em algum momento da sua vida este temas lhe sirva.


Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

domingo, 4 de dezembro de 2016

ESSE É O NOSSO "BRASIS" DE CADA DIA.

Este fim de 2016 está sendo dramático! O que virá desta vez? Pedimos a Deus que não aconteça mais nada de negativo, chega! Temos a Lava Jato que pega tudo e quer pegar um em especial, Lula. Chega até ser vergonhoso quando atropela o processo legal e comete abusos em nome da lei. Ressaltando que isso não é defender corrupto, é fazer as coisas como manda a lei. E a galara do PSDB? Esses continuam com os bicos afiados, como são tucanos, e esta ave adora comer merenda escolar e vive leve e livre na natureza, longe das gaiolas da Lava Jato, e para isso, conta com seu ardoroso defensor, o ministro do STF, Gilmar Mendes PSDB/MT. Gilmar bateu de frente com Moro no senado – afinal estas delações estão citando demais os seus tucaninhos aqueles que faz política para os ricos e para os pobres arrocho! E a Fiesp não só não vai pagar o pato como vai faturar em meio a crise.
Para piorar, os deputados aproveitaram a comoção pela tragédia que acontecerá com a equipa da Chapecoense e aprovaram a anistia para os corruptos. Para entornar o caldo STF autoriza o aborto para gravidez com até três meses – o STF quer legislar? Muito tempo vem fazendo isso em resposta a incompetência do Congresso Nacional comenta os “especialistas de facebook”. Está tudo errado. Como afirmou o poeta e escritor Pericles Gomes: “Não merecíamos passar por isso”. Não merecíamos ter como presidente um traidor, usurpador e golpista como Temer que fora ao velório depois de ser criticado por um dos pais das vítimas de Medellin, não discursou por medo de vaias.
E pôr fim a tragédia que se abateu sobre a equipe de Chapecó. Pericles escreveu a respeito, e diga-se de passagem, com todo talento e propriedade. Deus permitiu que aeronave caísse? Obvio que não - Deus é amor. Diante de tanta solidariedade, amor, carinho, palavras de conforto e homenagens fica claro que o mundo tem jeito, e isso, é a prova cabal que Deus está no meio de nós; e quiçá Deus diante desta tragédia, agora unirá o mundo, nem que seja por alguns dias, meses, anos ou para sempre. Vigilantes a todo momento! Que Deus nos abençoe, ainda temos 27 dias de suspense para o fim de 2016.  


Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.