Na última quinta, dia 5 de maio, foi aprovado dois Projetos de Lei de autoria do Vereador Adeilson Souza de Jesus, o Déi de Regina (PSB). O primeiro Projeto de Lei: 004/22 institui a Capoeira como Disciplina Curricular no Ensino Fundamental de Ibicuí, com o mesmo objetivo, o Projeto de Lei: 005/22 coloca o Xadrez no mesmo patamar das disciplinas oferecidas na Rede de Ensino Municipal.
Os dois projetos é uma reivindicação antiga dos capoeiristas e enxadristas de Ibitupã, de lá pra cá, nada mudou, inclusive, a pauta jamais foi atendida. O Professor de [Clique no vídeo] Capoeira Laerte Soares (Scovinha) do grupo Arte de Libertação afirmou que durante anos sempre viu a capoeira passada para trás, por sua vez, o Professor [Clique no vídeo] Adenilson Oliveira (Cabeça) dos Filhos de Canjiquinha fez uso da palavra por cinco minutos e disse que se sentia representado pela Casa de Lei e recordou do 13 de maio, data da abolição da escravidão no Brasil, um mês simbólico para aprovar um projeto de talmagnitude. Já [Clique no vídeo] Leandro Bahiah falou dos benefícios do Xadrez para (ensino e aprendizagem) e elogiou o Vereador Déi de Regina pelos projetos apresentados.
Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade, o Vereador João Rocha (REPUBLICANOS) destacou que a Capoeira era arma de um povo negro que fora escravizado e que atualmente é praticada no mundo, Já Tatá (PCdoB) elogiou os projetos, no mesmo sentido, seguiu o edil Gilson Negão (PDT), Marcos Davi (PSB) e Jr Lebre (PSD) somaram-se aos demais e destacaram a questão do resgate da Cultura de Ibicuí.
Sentiram-se as ausências dos Vereadores Lon e Silvano, ambos, com faltas justificadas, na oportunidade, o Vereador Déi agradeceu a Presidenta Carol pelo trabalho e agradeceu os seus nobres pares pela aprovação dos referidos projetos.
A 7ª Sessão Ordinária contou com as presenças dos Professores Tiago Luciano (Pó), Laerte Scovinha e Adenison Oliveira (Cabeça), Henrique Lima (Popó), Pedro Henrique, Clebeson, Ronaldo e Leandro Bahiah.
Os dois Projetos seguem para a sanção do Prefeito Marcos Galvão (PSD), e que por sua vez, mostrou-se favorável já que é uma de suas preocupações melhorar cada vez mais a Educação de Ibicuí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário