sexta-feira, 23 de maio de 2014

PORQUÊ AINDA NÃO RENUNCIEI.

Por: Pericles Gomes
Imagem: internet

O título deste texto a priori seria "porquê renunciei". Aliás ele está escrito à um pouco mais de dois anos, mas como não o fiz, não o publiquei e provavelmente não o publicarei.

Explico: a um pouco mais de dois anos me elegeram conselheiro tutelar do município de Ibicuí. Com a ajuda de muitos amigos e colaboradores conseguimos fazer com quê um menino de 21 anos, lá de Ibitupã conseguisse ser eleito com mais de 700 votos. Me candidatei porque de fato acreditei que como conselheiro, iria poder ajudar as crianças e adolescentes de minha amada Ibitupã tão carentes de assistência e cuidados.

Quando tomei posse percebi que era praticamente impossível fazer aquilo que pretendia. Encontrei o conselho com uma estrutura carcomida, estragada, ruído, velho, antigo, ralado e principalmente desassistido pelo poder público municipal.

O conselho tinha uma sede com as paredes cheias de infiltração, o mato no quintal dava pra criar animais, tinha um computador mas não tinha internet e nem impressora. Quando era necessário imprimir um documento recorríamos as lan house's, não tinha um transporte para nos deslocarmos aos distritos, zona rural e dentro da própria cidade. Não tínhamos um telefone para recebermos as denúncias (os conselheiros usam para isso o telefone próprio). E etc...

Portanto, passados três meses não tinha outra alternativa: decidi renunciar. Conversei com alguns amigos (que faço questão) que exerçam influência sobre mim, conversei com o meu diretor espiritual e nenhum deles me permitiram me tornar um resignatário. As justificativas deles eram unanimes: não foi você quem entrou lá, foi o povo quem te pôs, em respeito a eles acho que você não deveria renunciar. E completavam: não foi você quem montou essa estrutura, você já a encontrou assim. Faça sua parte pra tentar pelo menos, melhorá-la.

Então depois de muito refletir decidi adiar a renúncia.

Mas quanto mais me esforçava... tanto mais percebia o quanto difícil seria. As críticas injustificadas aumentavam...

Mas foi então que decidi que não mais renunciaria. Pois tinha certeza de quê aquilo que era minha atribuição eu estava fazendo. Nunca me negligenciei. Sempre me esforcei e tenho dado a minha contribuição.

De lá pra cá pouca coisa mudou. E é notório que quase nada mudará. Mas as lutas que temos travado hoje, influenciará amanhã e os novos conselheiros que virão depois de nós, com certeza encontraram as coisas mais ajeitadas. É nisso que tenho acreditado.

Quando tomarmos consciência de quê somos todos (pais, professores, conselheiros, juiz, promotor, polícia, enfim todos) os responsáveis em assegurar os direitos das nossas crianças e adolescentes, então construiremos um mundo mais justo, igualitário e fraterno.

Me aventurei em tentar fazer isso, agora não dá mais pra voltar.


LULA REENCONTRA O CAIXA DOIS

Por: Guilherme Fiuza
Imagem: Internet

Lula aconselhou o Brasil a desconfiar das denúncias “muito estranhas” envolvendo a Petrobras. “Tenho a impressão de que tem gente querendo fazer caixa dois”, disse. É um alerta importante.

Lula entende do assunto. Foi o primeiro presidente brasileiro a declarar que caixa dois todo mundo faz, na época do mensalão. Mas uma coisa é fazer caixa dois sendo o “filho do Brasil”, porque aí tudo que é do seu pai é seu. Outra coisa, bem diferente, é fazer caixa dois sendo filho de qualquer um, sem ter nem um Delúbio para guardar esse dinheiro, que será usado sabe-se lá como – talvez comprando os deputados errados. O PT ensinou aos brasileiros, sem perder a ternura, o conceito de dinheiro não contabilizado. É um absurdo que a oposição queira sair fazendo caixa dois de qualquer maneira, sem conceito nenhum.

É para isso que serve um verdadeiro líder nacional, um grande estadista: para apontar as coisas que ninguém poderia imaginar. Quando todos achavam que a Petrobras era depenada pelo governo popular e seus clientes, vem Lula esclarecer que não é nada disso. Fazer sumir centenas de milhões de dólares com aquisições suspeitas, travestir o preço do petróleo e torrar fortunas com propaganda política do pré-sal são coisas da vida. Os esquemas bilionários do ex-diretor Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, que, por coincidência, floresceram na estatal com a chegada do PT ao poder, também não têm importância. Caixa dois todo mundo faz, e parasitar empresa pública também. Assim como José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa são presos políticos. Chamem a OEA.

O verdadeiro problema com a Petrobras – que os neoliberais tentam encobrir, mas Lula revelou – é essa gente querendo usar as denúncias para fazer caixa dois. Como funcionaria isso? Ele não explicou, mas tudo bem. Quem tem intimidade com determinado assunto não tem paciência mesmo para ser didático. Possivelmente, Lula quis dizer que seus adversários pretendem usar a CPI da Petrobras para extorquir suspeitos – arrecadando “taxas de inocência” para não convocá-los a depor. Essa acusação já havia sido feita por correligionários de Lula. É uma estratégia que o PT conhece profundamente, como demonstrou na famosa CPI do Banestado.

Isso foi em 2004 – mesma época que, sabe-se agora, o esquema de Paulo Roberto Costa começou a funcionar na Petrobras. A CPI do Banestado tinha, como relator, o deputado José Mentor e, como mentor, o ministro José Dirceu. Foi desmoralizada porque a tropa de choque (cheque) do governo popular fabricava convocações e fazia chantagem aos quatro ventos. Como todo mundo sabe, chantagem de esquerda é progressista e não chateia ninguém. O estranho, bizarro mesmo, é imaginar os adversários do PT usando esse expediente. Lula sonhou com isso e foi logo contando ao Brasil, visionário que é. Tudo em defesa da Petrobras.

Assim começa a campanha eleitoral, em que Lula, Dilma e companhia poderão denunciar todos os caixas dois que sonharem. Se forem contestados no Tribunal Superior Eleitoral, estará tudo em casa. Adivinhem quem acaba de tomar posse na presidência do TSE, para ser o juiz supremo da corrida presidencial? Ele mesmo, o menino prodígio da dupla Batman e Robin do PT no STF, o ex-advogado de Lula que suou a camisa pelos mensaleiros – Dias Toffoli. Está garantida a isenção no pleito.

Como já se viu no Primeiro de Maio, a presidente da República transformou a cadeia obrigatória de rádio e TV em comício eleitoral inflamado. O TSE provavelmente a punirá com rigor e a obrigará impiedosamente a rezar 13 Ave-Marias e 13 Pais-Nossos (para combinar com o número na cédula).

Surge agora a informação de que o PT usou dinheiro público do fundo partidário para pagar a defesa de mensaleiros e até da inesquecível Rosemary Noronha – assessora especial da Presidência para negócios privados à sombra. Ninguém precisa ter dúvidas: o xerife de estrelinha vermelha do TSE acabará com essa bagunça. Determinará até que Rose e os mensaleiros devolvam todo o dinheiro aos cofres públicos. E a seleção de Camarões conquistará a Copa do Mundo.

Fonte: Época

quarta-feira, 21 de maio de 2014

MULHER DEMORA DE FAZER CAFÉ E É QUEIMADA COM ÁGUA FERVENTE PELO PATRÃO.

Após receber alta do hospital, garota foi obrigada a trabalhar mesmo com as queimaduras no corpo (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma filipina de 23 anos que trabalha como empregada doméstica em Riyadh, na Arábia Saudita, teve o corpo queimado por água fervente na casa onde trabalhava. Segundo o site Daily News, a jovem foi punida pelo seu patrão por não fazer o café rápido o suficiente.

A garota sofreu queimadura nas pernas e nas costas, mas só foi socorrida para um hospital horas após o ataque. Na unidade médica, a vítima pediu que avisassem a uma prima, que tirou fotos e divulgou no Facebook.
Além das fotos, a prima da mulher, que não teve o nome verdadeiro divulgado, contou que ela também era espancada e privada de alimentos pelos patrões. 

"Esta é a minha prima que trabalha como empregada doméstica em Riyadh, Arábia Saudita. Ela só foi levada ao hospital seis horas após ter sido queimada com água fervente", disse em sua página na rede social.

Ainda de acordo com a prima da vítima, após receber alta do hospital ela foi levada novamente para a casa dos patrões, onde foi obrigada a trabalhar, mesmo com grandes lesões.

A pedido da Embaixada das Filipinas, a garota foi resgatada pelo Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, onde recebe assistência médica e hospedagem.

Fonte: CORREIO 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O STF FOI 100% LULA

Por: Guilherme Fiúza
Imagem: Internet

Lula disse que o julgamento do mensalão foi 80% político. É bom mesmo deixar esses percentuais bem claros. Com número não se brinca. É por isso que o governo popular está numa fase especialmente zelosa com as estatísticas. O IBGE está levando um banho de loja do PT. Logo antes da Copa, divulgará um novo cálculo do PIB, esse índice neoliberal de direita que vive contrariando os companheiros. O novo PIB se juntará aos novos indicadores de emprego e renda – após a intervenção do governo nas pesquisas nacionais contínuas, que revoltou e paralisou os técnicos do IBGE. São uns burgueses alienados. Não percebem que, de roupa nova (e estrelinha no peito), o IBGE ficará 80% mais bonito.

É importante o esclarecimento de Lula aos brasileiros sobre o que se passou no Supremo Tribunal Federal (STF), com os percentuais exatos.

Até então, só se sabia que os ministros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli eram 100% petistas. E que o ministro Luís Roberto Barroso tinha usado 110% de seus poderes mágicos para fazer sumir a quadrilha que roubou o Brasil.

O esquema conduzido pela santíssima trindade Dirceu-Delúbio-Valério, alinhando de dentro do Palácio do Planalto os cofres de estatais e bancos privados à bocarra do partido do presidente da República, não foi obra de uma quadrilha. Os manifestantes da Primavera Brasileira que engoliram essa decisão sentadinhos no sofá de casa são cerca de 98% trouxas (com margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos, dependendo de quantos deles tenham sido gratificados pelo comitê central).

O guru brasileiro do socialismo privado fala do mensalão na hora certa. As eleições estão chegando, e ainda por cima com o crescimento – agora explícito – do “volta, Lula”. É importante lembrar que, depois do mensalão, o PT ganhou duas eleições presidenciais nas barbas do STF, que passou sete anos sentado em cima do processo – mantendo o escândalo 80% abafado e 20% inofensivo. É o momento de desdentar a corte suprema de novo, até porque Lula disse a Dirceu “estamos juntos”, no instante em que o parceiro foi preso. O eleitor precisa sublimar essa prisão. Do contrário, em vez de mandar Lula para o Planalto, pode querer mandá-lo para a Papuda.

A elite golpista está chateando com essa história de investigar telefonemas da Papuda para o Planalto. Por que isso? Para que investigar se há uma linha direta entre o presídio e o Palácio? Lula não disse que está junto com o prisioneiro Dirceu? A companheira presidenta não cerrou o punho para o alto num congresso do PT, em desagravo aos heróis encarcerados? O governador petista do Distrito Federal não virou frequentador da Papuda para despachar com Dirceu, dando beijinho no ombro para os privilégios dos mensaleiros? Se alguém ainda tem dúvida de quem manda em quem, e quem obedece a quem nessa história, não haverá grampo da Polícia Federal que resolva. Os companheiros dirão que as escutas foram 80% políticas, e tudo bem.

O interessante nessas horas é admirar a coesão do time. E entender para que serve um ministro da Justiça. Você pode achar que José Eduardo Cardozo é uma figura meio sumida na paisagem do faroeste brasileiro, mas é engano seu. Nas horas cruciais, ele sempre aparece. Quando foram proferidas as penas dos mensaleiros, declarou que preferia morrer a ficar preso no Brasil. De bate-pronto, foi citado no STF por Dias Toffoli, numa incrível jogada ensaiada para tentar atenuar as penas da quadrilha (depois extinta pelo Tribunal).

Agora, com a farra da Papuda, Cardozo emergiu novamente. Afirmou que não acha legítimo investigar as possíveis ligações telefônicas entre o Planalto e o gabinete de Dirceu na Papuda. Cardozo acha que os indícios não são suficientes para abrir uma investigação. A pergunta é: por que o ministro da Justiça tem de achar alguma coisa sobre esse assunto, se considera a matéria sem consistência? Como diria o rei Juan Carlos: por que não te calas?

Cardozo não se cala porque, como todo petista que ocupa um cargo público, tem de prestar 80% de serviço ao partido. Os outros 20%, é só pedir com jeitinho ao novo IBGE, que ele libera.

Fonte: Revista Época

domingo, 11 de maio de 2014

FELIZ DIA DAS MÃES!

Por: Leandro Bahiah. 
Imagem: Internet.

Hoje é um dia muito especial, sempre no segundo domingo de maio comemoram-se o Dia das Mães. Desde já Parabéns a todas as Mães do Mundo, em especialmente as mães ibitupaenses. “Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães.”, Diz um Ditado judaico. Honoré de Balzac disse mais: O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão.”. E Pearl S. Buck disse que Algumas mães são carinhosas e outras são repreensivas, mas isto é amor do mesmo modo, e a maioria das mães beija e repreende ao mesmo tempo.”.
São pensamentos lindos e mais que justos para as grandes mulheres das nossas vidas. Mãe é vida, Ralph Emerson proferiu o seguinte: “Os homens são o que as mães fazem deles.” E outro autor desconhecido escreveu “Mãe. Que a beleza das flores, a doçura do mel, o brilho das estrelas, envolvam você hoje e que você continue irradiando este amor e esta alegria que você sempre nos ofereceu!”. “Tudo é incerto neste mundo hediondo, mas não o amor de uma mãe.”, Escreveu James Joyce.
Esta é uma homenagem simples que o Ibitupã News fez para as Mamães do Brasil. Você que tem mãe ou considera uma pessoa especial como mãe não perca tempo e comente colocando o nome da sua mãe ou até mesmo escreva uma mensagem no poste abaixo e encerro com uma frase do genial escritor francês Victor Hugo: Os braços de uma mãe são feitos de ternura e os filhos dormem profundamente neles.. Parabéns Mamães!

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

O PT MANDA CONSERTAR O ESPELHO

Por: Guilherme Fiúza
Imagem: Internet

A presidente da República declarou que a oposição tenta destruir a imagem da Petrobras. Dilma Rousseff continua, portanto, na linha da humildade absoluta – cogita existir alguém capaz de destruir a imagem da Petrobras melhor que ela e seu governo. É uma lição de modéstia. Andaram retrucando na internet que a verdadeira destruição da imagem da Petrobras é Dilma e a presidente da empresa posando juntas de macacão laranja – mas isso é coisa de gente machista e reacionária. É por essas e por outras que o PT trabalha duro para consertar as verdades nacionais, como se vê no IBGE.

É intolerável a existência de um instituto de estatística que possa, a qualquer momento, divulgar números desagradáveis para a revolução do proletariado. Só pode ser conspiração da direita, como diria o companheiro Delúbio. Note-se o índice de inflação. Com todo o trabalho do governo popular para dar um banho de loja nos preços, com a maquiagem caprichada das tarifas públicas, vem o IBGE e mostra, sem a menor sensibilidade, que a inflação estoura o teto da meta. Não há revolução que aguente um órgão público alienado desse jeito. O ideal seria internar todo o corpo técnico do IBGE no STF, para um workshop com aqueles juízes que sabem como inocentar quadrilheiros sem perder a pose acadêmica.

Entre os preços maquiados pelo governo popular está o da gasolina. Isso não ajudou a destruir a imagem da Petrobras, coisa da oposição. Ajudou a destruir a própria Petrobras, derrubando o valor da empresa no mercado. Ou seja: esconder inflação custa caro, e é insuportável que esses técnicos sem noção do IBGE venham jogar todo o esforço no lixo, com seus números desobedientes e alienados.
Mas isso não ficará assim. Numa manobra revolucionária, a presidência do IBGE suspendeu até o fim do ano a divulgação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) Contínua, que traz dados sobre emprego e renda. A ideia é rever a metodologia. As pesquisas sobre desemprego são importantes demais para ficar nas mãos de pesquisadores.

Houve de imediato uma rebelião no corpo técnico, com a renúncia da diretora de pesquisa e ameaça de paralisação das atividades. Se o governo popular tivesse a coragem da companheira Cristina Kirchner, botava logo todo mundo no olho da rua e passava a divulgar números feitos em casa, com sensibilidade social e consciência política – como deve ser toda estatística. Espelho bom é o que satisfaz o dono.

Interessante notar que o pedido formal para a manobra metodológica do IBGE veio da senadora Gleisi Hoffmann, candidata do PT ao governo do Paraná. Quem é o amigo de fé, irmão camarada e coordenador da campanha eleitoral de Gleisi? Ele mesmo, o político mais famoso do momento, o homem que era vice-presidente da Câmara dos Deputados e teve de renunciar por pressão dos invejosos que não têm um doleiro para chamar de seu: André Vargas.

Foi, portanto, muito oportuna a iniciativa de Gleisi Hoffmann pela intervenção no IBGE, dentro da doutrina petista de botar a verdade nos trilhos. Alguém que convive com André Vargas e a turma que faz brotar dólares na palma da mão não pode deixar que a informação circule por aí solta assim, como uma libertina. Vai que a oposição fica sabendo o que não deve e resolve destruir também a imagem da senadora – como fez com a Petrobras?

Por uma dessas coincidências da vida, o mesmo doleiro que sugava a Petrobras abastecia o companheiro e financiador de Gleisi Hoffmann. Deve ser tudo uma armação da oposição para destruir a imagem de todas essas pessoas de bem. Curiosamente, uma das empresas do tal doleiro repartiu negócios com a Delta, líder das pilantragens no Dnit e nas obras do PAC – área sob supervisão da Casa Civil, então chefiada por Gleisi Hoffmann. Naturalmente ela não sabia de nada. Só sabia que podia confiar em André Vargas.

O bom disso tudo é que o Brasil também confia em todos eles. A linhagem da Casa Civil que desemboca na parceira de André Vargas tem ninguém menos que Erenice Guerra, Antonio Palocci e José Dirceu, entremeados por Dilma Rousseff. O novo IBGE deveria fazer a pesquisa de renda só com essa turma. Chega de estatísticas tristes

Fonte: Época

quinta-feira, 8 de maio de 2014

PROVA DO ENEM 2014 SERÃO APLICADAS NOS DIAS 8 E 9 DE NOVEMBRO

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre os dias 12 e 23 deste mês. A informação foi divulgada hoje (8) pelo Ministério da Educação (MEC). O edital do Enem será publicado amanhã (9) no Diário Oficial da União e estará disponível também no site do Inep.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.
Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Nesta edição, o Enem traz novidades na acessibilidade. O site do exame vai oferecer o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual utilizarem o computador, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva.
No dia do exame, os candidatos devem estar atentos aos horários. Os portões abrem às 12h e a prova começa às 13h (no horário de Brasília). No caso dos candidatos sabatistas, que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno, no dia 8, a prova será aplicada às 19h, no horário da capital federal. Para os sabatistas que estarão no Acre, em Rondônia, em Roraima e no Amazonas, o início será às 19h, no horário local. No entanto, todos os sabatistas têm que chegar ao local de prova entre as 12h e as 13h.
No primeiro dia de prova, serão avaliados os conhecimentos em ciências humanas e ciências da natureza. O término está marcado para as 17h30. No segundo, os candidatos responderão a questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, e as provas terminam às 18h30.
Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas.
"Sabemos o quanto o Enem é importante para o país do ponto de vista da oportunidade que abre para os jovens e para os adultos. sabemos que, à medida que [o exame] vai sendo aperfeiçoado, vamos vendo mais confiança e gerando mais oportunidades", disse o ministro da Educação, Henrique Paim.
O ministro também comentou a expectativa de aumento de inscrições. A projeção se deve ao fato de mais universidades terem aderido ao Sisu. Segundo o Inep, o número de instituições chega a 115. Outro motivo é a exigência do exame em programas como o Ciência sem Fronteiras. 

Fonte: AGÊNCIA BRASIL 

APÓS 1 ANO, FRAUDE DO LEITE NO SUL TEVE PRISÃO DE 16 DOS 26 DENUNCIADOS

ex-direitoeesquerdo 

Um ano depois de deflagrada (em 8 de maio do ano passado), a operação "Leite Compen$ado" resultou na prisão de 16 pessoas em 24 municípios gaúchos, informou o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul (MPE) nesta quinta-feira.


De acordo com a instituição, 26 foram denunciados. Seis foram condenados a penas que variam de dois anos e um mês em regime semi-aberto a 18 anos e seis meses em regime fechado. Quatro pessoas foram soltas por meio de liberdade provisória ou habeas corpus.



A operação se iniciou quando o MPE desbaratou um grupo de cinco transportadoras que adicionavam água e ureia (que contém formol) para aumentar o volume do leite cru destinado à produção de leite UHT das marcas Líder (da LBR Lácteos Brasil), Italac, Mu-Mu (da Vonpar) e Latvida (da Laticínios VRS).



As indústrias que receberam o leite adulterado flagrado na primeira fase da operação negaram envolvimento com a fraude. A VRS está em recuperação judicial.



Segundo o MPE, as ações civis coletivas de consumo contra as pessoas físicas e jurídicas envolvidas já resultaram na apreensão de 90 veículos e 27 imóveis, avaliados em R$ 10 milhões. As ações contra a VRS e a Vonpar ainda estão tramitando, acrescentou o Ministério Público.


Fonte: UOL.


quinta-feira, 1 de maio de 2014

OS TRABALHADORES DE IBICUÍ TEM MOTIVOS PARA COMEMORAR O DIA DO TRABALHO.

Lagoa Grande Net
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Gi Barbosa.

No dia do Trabalho será que muitos trabalhadores ibicuiense tem motivos para comemorar? Os trabalhadores de Ibitupã e Água Doce têm todos os seus direitos respeitados, principalmente os trabalhadores rurais? Acredita-se que nesta data existem mais motivos para reivindicar direitos do que comemorar direitos. Já parou para pensar nestas indagações?!
Conheça direitos básicos do trabalhador garantido pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e pela Constituição Federal: Carteira de Trabalho deve estar assinada pelo empregador, jornada de trabalho de até 8 horas diárias e hora extra, 13º salário, férias remuneradas, a empresa ou fazendeiro tem o dever de depositar o FGTS, seguro-desemprego, vale transporte, abono salarial, alimentação e assistência médica, licença maternidade, aviso prévio e faltas justificadas. A CLT garante ausência ao trabalho em alguns casos: Dois dias por falecimento de Conjugue, ascendentes (pais/avós), descendentes (filhos e netos), irmãos ou dependentes; Três dias após casamento; Cinco dias após nascimento de filho, no caso dos pais (licença-maternidade); Por doação voluntária de sangue (uma vez a cada doze meses de trabalho); Para cumprir exigências do serviço militar; Para prestar vestibulares cursos do ensino superior ou para comparecer em juízo (participar de júri, por exemplo). Fonte: Folha de S. Paulo.
Em nosso município tem trabalhadores que ainda não tem estes direitos citados acima respeitados. O que fazer? Os vereadores de Ibicuí, o Sindicato Rural e o Ministério do Trabalho e outros Órgãos competentes tem que fiscalizar conjuntamente e sair visitando as fazendas, ouvir estes trabalhadores e tomar as providências cabíveis na forma Lei. Até mesmo abrir uma CPI na Câmara. Os trabalhadores desinformados aceitam tudo calado porque não tem ninguém para ouvi-los. Como diz o poeta:

“Trabalhador cadê vossos direitos?

Oh, triste lugar da desinformação!

Brasil teus filhos são leigos.

Uma grã vergonha para Nação.”

Que bom seria se neste dia não existissem ainda trabalhadores reivindicados direitos já conquistados e já previstos pela CLT e pela Constituição Federal.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

DILMA ANUNCIA CORREÇÃO DA TABELA DO IR E REAJUSTE NO BOLSA FAMÍLIA.

Correção será de 4,5%; no Bolsa Família, 36 milhões terão 10% a mais. Presidente fez anúncio de medidas em pronunciamento do 1º de Maio.

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (30), em pronunciamento dedicado ao Dia do Trabalho em cadeia de rádio e televisão, que assinou uma medida provisória corrigindo a tabela do imposto de renda e um decreto que atualizará em 10% os benefícios do Bolsa Família de 36 milhões de pessoas integrantes do programa Brasil sem Miséria.
No pronunciamento, a presidente não informou qual será o percentual de correção da tabela do imposto de renda, mas disse que "vai significar um importante ganho salarial indireto e mais dinheiro no bolso do trabalhador".
Após a fala de Dilma na TV, o ministro da Comunicação Social, Thomas Traumann, afirmou que a correção será de 4,5% e que a medida provisória será publicada na edição desta sexta (1º) do "Diário Oficial da União".
A tabela do imposto de renda é corrigida anualmente em 4,5% desde 2007. O percentual de 4,5% é o que o governo estabelece como meta para a inflação anual. No mês passado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade para que a tabela seja corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial. Em 2013, o índice da inflação oficial foi de 5,9%. Para 2014, a projeção do mercado é de uma inflação de 6,5%.
Bolsa Família
Sobre o Bolsa Família, Dilma afirmou que o objetivo da atualização dos benefícios em 10% para 36 milhões de beneficiários é assegurar essas pessoas "continuem acima da linha de extrema pobreza definida pela ONU".

A assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social informou na noite desta quarta que terão o reajuste de 10% aqueles beneficiários que atualmente recebem o piso do Bolsa Família (R$ 70). Essa parcela corresponde a 36 milhões dos cerca de 50 milhões de beneficiários do programa.
'Dificuldades'
A presidente, cuja pré-candidatura à reeleição sofre resistência de políticos aliados que defendem o chamado movimento "Volta, Lula", disse que as dificuldades "são fonte de energia e não de desânimo".

"Se nem tudo ocorre no tempo previsto e desejado, isso é motivo para acumular mais forças, para seguir adiante e, em seguida, mudar mais rápido. É assim que se vence as dificuldades, é assim que se vai em frente", declarou. A presidenta tocou em assuntos como o salário mínimo, inflação, energia,corrupção e Petrobras.
Fonte: G1.