O atendimento de um psicólogo ou do psiquiatra é tão importante quanto de um clínico geral.
Arte: Pedro Henrique.
Os especialistas em todo o mundo afirmam que o mal do Século XXI será a depressão e problemas relacionados à ansiedade. Para ter-se uma ideia no Brasil ocorre um suicídio a cada 45 minutos, e no mundo este numero é mais espantoso, a cada 40 segundos uma pessoa comente suicídio. Estes números são de 2017 e revelados pelos especialistas em saúde mental do Brasil durante audiências na Comissão de Assuntos Sociais – CAS, no Senado Federal.
As causas da ansiedade e da depressão são as mais diversas possíveis, angustia por não viver sua opção sexual desejada, competição exacerbada no mundo do trabalho, ou seja, existem vários elementos contributivos para o surgimento da depressão – inclusive genético. A depressão pode levar o individuo a sofrer uma dor inimaginável e mais, podendo levar o sujeito a cometer suicídio.
A outra causa especificamente do suicídio está relacionada:
O coordenador geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Júnior, afirmou que quase 100% dos casos de suicídios estão relacionados a algum transtorno mental. Ele explicou que a atenção aos pacientes que apresentam transtorno mental é uma das iniciativas mais importantes na prevenção do suicídio.
Muita atenção pessoal! Depressão não é mania. Quando vocês virem mensagens no Wattsap e no Facebook com conteúdos extremados, e que pode até transparecer mania ou exibicionismo. Fiquem atentos – Porque esta pessoa em questão pode está pedindo socorro e passando por uma dor insuportável e você pode ajudá-la com suas palavras e direcionando a mesma a procurar um serviço psicológico adequado.
Para chamar atenção sobre o problema do suicido que muito das vezes é em decorrência da depressão, foi criado pelo Centro de Valorização da Vida – CVV, do Conselho Federal de Medicina – CFM e também pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, o Setembro Amarelo, que se trata de uma Campanha de Prevenção ao Suicídio iniciada em 2015.
Na época:
Segundo informou o coordenador geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Júnior, o Brasil é signatário do Plano de Ação em Saúde Mental, feito em 2013 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em que se busca a redução da taxa de suicídio em 10% até 2020. No entanto, nos últimos dez anos, o número de suicídios no país tem aumentado o que tem preocupado o governo.
Para obter a redução 10% na redução no número de suicídio no país é preciso uma política de saúde mental séria, e isso, perpassa por uma política municipal com esta preocupação. As prefeituras tem que contratar profissionais como psicólogos e psiquiatras para prestar estes serviços essenciais para dar este suporte a estas pessoas que sofrem e que muitas das vezes são incompreendidas inclusive no meio familiar.
Cresce também o suicídio entre jovens:
De acordo com o diretor da APBr, Carlos Guilherme da Silva Figueiredo, no mundo, 1,3 milhão de jovens morrem por conta de causas evitáveis ou tratáveis, sendo a primeira causa os acidentes de trânsito (11,6%) e a segunda, o suicídio (7,3%).
Carlos informou que a partir de 1995 aumentou muito o índice de suicídio entre os jovens. Entre 1996 e 2002, 66% dos suicídios em São Paulo se deram na faixa etária de 5 a 44 anos. Segundo ele, os principais fatores de risco para o suicídio dos jovens são o afastamento dos pais biológicos, o divórcio dos pais, o suicídio dos pais, parentes próximos ou amigos, a dependência química e, para as meninas, entre 15 e 19 anos, a gravidez precoce e o aborto.
— Seriam alguns fatores para chamar a atenção, em especial, a mudança de comportamento tanto na escola quanto em ambiente familiar. Deixar de participar das atividades em sala de aula, isolar-se mais, desinteresse em atividades que antes a criança e o adolescente consideravam prazerosas e assim como outros sintomas de depressão — afirmou.
Depressão não é mania e desse ser tratada como tal, ou seja, uma doença. E, por isso, que as prefeituras baianas têm que ter no seu corpo médico especialistas em saúde mental, e consequentemente, salvando assim dezenas de vidas.
Referências:
Senado Notícias <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/05/25/a-cada-45-minutos-uma-pessoa-se-suicida-no-brasil-dizem-especialistas-na-cas> Acesso em: 6 jan 2019.
Centro de Valorização da Vida <https://www.cvv.org.br/> Acesso em: 6 jan. 2019.
Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário