sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR DÉI DE REGINA É APROVADO POR UNANIMIDADE.

Vereador Déi de Regina 
Por: Leandro Bahiah. 
Foto: Rede Social. 

Na última quinta-feira, 30, o Vereador Déi de Regina (PSB) apresentou um Projeto de Lei na 14ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Ibicuí-BA, com o intuito de amparar as vitimas de violência sexual, doméstica e familiar no município de Ibicuí.

O Projeto de Lei, "Dispõe sobre afastamento remunerado por sete dias das servidoras municipais vítimas de violência sexual, familiar ou doméstica, na forma que indica, e dá outras providências", foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes, incluindo Silvano (PDT), João Rocha (Republicanos), Marcos Davi (PSB) e o edil Lon da Pimenta (PSD). Os trabalhos fora conduzidos pela Presidenta Carol Alves (PSD).

Déi de Regina expressou sua gratidão à presidente, que agilizou os trâmites do projeto, ao jurídico da Casa de Leis e, em especial, aos seus colegas vereadores, os verdadeiros responsáveis pela aprovação. O projeto agora aguarda a sanção do Prefeito Marcos Galvão (PSD). _"É uma forma de encorajar as vítimas a fazer o boletim de ocorrência"_, argumentou o autor do Projeto. 

Os números de violência doméstica e familiar, violência sexual e o feminicídio no Nordeste do Brasil são alarmantes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, a região Nordeste registrou 51.858 casos de estupro em 2019, representando um aumento de 5,2% em relação ao ano anterior. Além disso, o Nordeste teve 1.846 mulheres vítimas de feminicídio em 2019, o que representa um aumento de 27,3% em relação ao ano anterior.

Esses números destacam a urgência de medidas como o Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Déi de Regina, que visam amparar as vítimas de violência. A aprovação do projeto é um passo importante na luta contra a violência de gênero e na promoção dos direitos das mulheres servidoras ibicuienses.

terça-feira, 2 de maio de 2023

CAPOEIRA FOI A PEDIDA CULTURAL DO FIM DE SEMANA EM IBITUPÃ

Iê viva meu mestre camará!


Aulão com os Professores Juedson e Sandro

Por: Leandro Bahiah.
Fotos: Paulina Rocha, César Dias, Joyce Lima & Ronaldo Santos.

Foi realizado neste sábado (29), o 7º Batizado e Entrega de Graduação no Distrito de Ibitupã, o evento foi organizado pela Associação de Capoeira Filhos do Mestre Canjiquinha sob a batuta do Professor Adenilson de Oliveira, o Cabeça. Foi a comprovação que a Capoeira ainda permanece viva e mudando a realidade dos seus praticantes, ou seja, capaz de atrair simpatizantes e amantes do esporte a lotar a Praça Valvir Malta Veiga.

Vereadores Déi de Regina e Carol Alves
Na oportunidade, esteve presente grandes nomes da Capoeira da Bahia, como professores, instrutores, contramestres e mestres. Estiveram presentes Mestre Roque, Mestre Leu, Mestre Amado e Instrutor Jr e Laerte, participaram do evento, grupos de outras cidades como, por exemplos, Grupo Guerreiros de São Jorge de Ipiaú-BA, Grupo Arte e Cultura de Ipiaú. Cidades como Travessão, Itagí, Ipiaú, Dário Meira, Boa Nova, Itabuna estavam representadas no evento.

Os alunos ibitupaenses foram os contemplados com as trocas de cordas, entre os quais, Maysa, Vinícius, Vicente, João Mauricio, Gustavo, Laura, Maysa e Jr.

O evento também premiou os Amigos da Capoeira, os agraciados foram: Iaquita Leão, Profº. Pó, Me. Roque e Me. Amado, Paulina Rocha, Marcos, Leandro Bahiah, Aldeny Benigna e os vereadores Déi de Regina e Carol Alves pelo apoio constante à nobre arte.

O 7º Batizado e Entrega de Graduação contou com o apoio da Presidenta da Câmara de Ibicuí, a Vereadora Carol Alves e do Vereador Dei de Regina, da Prefeitura Municipal Ibicuí, sob administração do Prefeito Marcos Galvão, inclusive, representado no evento pela pessoa do Senhor Ricardo, Coordenador Cultural do Município de Ibicuí.

A Vereadora e Presidenta da Câmara de Ibicuí, Carol Alves prometeu que: "No outro ano, este evento será ainda melhor". Por sua vez, o Vereador Déi de Regina disse que: "A capoeira está ligada à minha vida, pois, ela supera preconceito como eu tenho superado como homem negro". Já o Coordenador Pedagógico Leandro Bahiah falou da Capoeira como símbolo de luta e de resistência contra o racismo estrutural que assola o Brasil.

O Professor Cabeça agradeceu a todos pelo apoio, pelo patrocínio, participação e ajuda na realização do evento, os simpatizantes, pode também, assistir apresentações como, ‘Puxada de Rede’ feito pelos alunos do grupo local e o ‘Samba de Roda’ apresentado pelo Grupo Guerreiros de São Jorge.

A culminância do evento, foi na Escola Professor Ednaldo José, com o oferecimento de um belo e saboroso jantar servido aos capoeiristas de outras cidades. Momento de confraternização com os praticantes desta ciência chamada Capoeira, considerada por lei Patrimônio Imaterial do Brasil, e em Ibicuí, tornou-se graças a Lei 142/2022 de maio de 2020 - Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para o inclusão do ensino de Capoeira nas Escolas no município, e dá outras providências. 


Diretor-presidente: Pericles Gomes.  Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes, Leandro Bahiah, Pedro Henrique e Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos, Henrique Lima e Josenaldo Jr.