sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PRECE AO CREPÚSCULO

 Por: Pericles Gomes.
Imagem: Internet.

Nesses dias torturantes de espera, tento desesperadamente esquecer das dores que se escondem no recôndito da minh'alma. Sensações diversas me permeiam, hasteio risos para contrapor a frágua que me acertou sem que eu nem percebesse. Mesmo assim privo-me de realizar desejos ocultos, que nadam no rio imaginário e fértil da mente desse menino errante, que teima em crer em final feliz.

Prioridades eleitas assevero-me propositadamente para pô-las em pratica. Vivê-las agora é questão de espera e esperança. Inequivocamente não sei onde isso tudo dará. Mas permaneço incólume. Enquanto o tão temido substantivo masculino negativo "não", não aparecer, continuo acreditando na possibilidade de que o substantivo masculino, seja positivo.

Noticio a mim mesmo, portanto, que neste caso não há culpados. Existe apenas ao que me parece incompatibilidade de interesses. Ou melhor, tem  interesse, mas muita incompatibilidade também. O que torna difícil a decisão. Se for isso consigo compreender.

Quase que vencido pelo tempo e pelo cansaço, ainda resta uma ponta de esperança neste grande iceberg da minha vida. O único medo no entanto é que o navio que transporta os meus sentimentos, bata em cheio nele e naufrague. Afogados,  podem não resistir. Mas se resistirem, surgirá outro medo. Que eles não morram mais.

Enquanto nada acontece, eis a minha prece ao crepúsculo:

Desejo ser o que quero
E quero ser o que desejo
Desejo ter asas 
Pois quero voar...
 
Desejo ser o que sou
E muito mais o que gostaria de ser
Desejo lutar
E muito mais vencer...

 
Desejo cobiçá-la
E muito mais tê-la
Desejo ver o entardecer do dia
E muito mais o seu nascer...

 
Desejo ver as aves em seus ninhos
Desejo estar em má companhia
E nunca sozinho
Desejo tomar uma taça de vinho...

 
Desejo conquistar o mundo
Usando como armas
uma flor, um sonho e o amor
Desejo sonhar e nunca acordar do meu sonho...

 
Desejo ver Deus
Desejo ver e ir pro Céu
Desejo entender Deus
Desejo entender sua forma de amar...

 
Desejo sempre ter desejos
E alguém em quem confiar
Desejo o medo vencer
Ou não, sei lá...

 
E quando parar de desejar
Desejo morrer
Pois prefiro morrer
A viver sem desejar.


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.


Fonte: pericleskinho.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A SITUAÇÃO DOS AFRODESCENDENTES BRASILEIROS TEM QUE MUDAR. E TODOS SÃO RESPONSÁVEIS POR ESTA MUDANÇA.



Texto: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Imagem da Internet.
Um dia destes qualquer analisando uma embalagem de brinquedos, pude perceber que a cultura da política que inferioriza o afrodescendente era explícita. Este tema requer uma discussão mais ampla no que diz respeito à maldita herança da escravidão na vida quotidiana dos afrodescendentes brasileiros. É uma questão seria que merece ser discutida e vai muito além das cotas. As cotas são necessárias como um meio de compensar os erros que o Brasil cometeu com os afrodescendentes do nosso país.

A caixa de brinquedos traziam objetos de plásticos de cor rosa: panelas, pratos e garfos. No verso da embalagem tinha duas crianças, cada uma na extremidade da caixa. Uma criança branca e outra afrodescendente, ambas muito sorridentes. Quando se viram a frente da caixa quem está em destaque? A criança branca. Tomando quase toda embalagem. A outra situação bastante curiosa é que a criança afrodescendente (empregada) parece que prepara a comida tampando uma panela enquanto a criança branca (patroinha) se serve.

A empresa responsável pelos brinquedos tem o nome de Mielle Brinquedos www.miellebrinquedos.com.br. O brinquedo levava o nome de Mestre Kuca. Outra observação entrando no site da empresa você caro internauta examinará e constatará que não se encontra nenhuma criança afrodescendente na página de apresentação (home). É o preconceito institucionalizado. E essa realidade tem que ser mudado, pensamento este que só retrocede e que atrasa o país.

selliga.com
E todas essas situações passam despercebidas e as pessoas têm isso como normal. Não é normal! E as crianças que verão umas destas cenas acreditarão que sua única saída serão tornarem-se empregadas, são condicionadas a acreditarem nesta prática secular. É triste esta situação! Mais ocorre frequentemente no nosso dia a dia. E não só os afrodescendentes têm que lutar contra esta aberração, nós temos a responsabilidade de mudar esta história.

– E as crianças brancas têm culpas de estarem no site? – perguntou um rapaz enquanto eu escrevia o artigo. As crianças, não. A culpa é de todos que não fazem nada para mudar esta situação.


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.


A LJ TELECOM ACREDITA NA POSSIBILIDADE DE TER SIDA SABOTADA.

Torre onde se localiza as antenas -Ipiaú/BA


Por: Leandro Bahiah.
Fotos: Lucas Rodrigues.

A LJ Telecom que fornece internet para os distritos de Ibitupã e Acaraci e cidades como Dário Meira e Ipiaú veio hoje a público explicar o porquê da falta de internet desde sexta à noite (24).  Segundo um dos proprietários da empresa o problema se deu depois que as duas antenas que ficam no município de Ipiaú (BA) foram queimadas.

Fios das Antenas.
Lucas Rodrigues disse mais, que após chegar à torre, foi detectado o problema das antenas queimadas, segundo o proprietário, o fio da antena que se alimenta da energia elétrica estava danificado (descascado) no meio, e onde foi encontrado outro fio que fora conectado a um mesmo fio da antena causando um (curto-circuito), e que provavelmente poderá ter sido a causa da queima das antenas. 

Instalações da Torre.
O técnico juntamente com os proprietários acredita na possibilidade de uma sabotagem, até o momento todos da LJ Telecom estão trabalhando para sanar o problema da falta da internet e ao mesmo tempo em que pede desculpa e compreensão por parte dos seus clientes usuários que se encontram espelhados por todas as cidades onde a empresa presta o serviço. 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.



                                                                                                            

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.

  Por: Pericles Gomes

Um dia desses me perguntaram se eu era contra ou a favor da redução da maioridade penal. Respondi de forma bem sintética e rápida. Mas prometi que escreveria um artigo e explicaria melhor. Aqui estou eu.

Começo falando da PEC 33/2012, de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira do PSDB de SP. De acordo com a PEC 33 (PEC da Redução da maioridade penal) os adolescentes 16 anos passariam a responder penalmente pelos seus crimes mais asseveradamente. Essa discussão é antiga e muito polêmica. Sinceramente não acho que essa seja há solução. Aliás temos o mal costume de querer resolver problemas difíceis, com soluções fáceis ( Papa Paulo VI). É como dar camisinha e fazer o povo acreditar que assim o problema das DST's está resolvido. Isso tudo nada mais é do que uma mentira bem contada. E tolos que somos, temos crido.

A solução não está em colocar os meninos na cadeia, mas proporcionar os meio necessários para que eles não entrem no crime. Os primeiros estudos sobre a juventude brasileira datam do início da década de 1960. Até então, pouca atenção foi dada às questões relativas aos jovens, os movimentos juvenis e seu papel na sociedade moderna.  

As nossas penitenciarias estão superlotadas, o sistema carcerário está falido a muito tempo. Imaginem agora como ficaram com mais milhares de jovens, que não tiveram acesso a educação, esporte, cultura, trabalho, dignidade? Claro que assim ficaria muito mais caro para o Governo, no entanto aparentemente os problema estaria sanado. 

A Pastoral da Juventude elaborou 18 razões pelas quais dizemos NÃO a Redução da Maioridade Penal. Ei-las:

1)      Porque já responsabilizamos adolescentes em ato infracional;
2)      Porque fixar a maioridade penal em 18 anos é tendência mundial;
3)      Porque o índice de reincidência nas prisões é de 70%;
4)      Porque reduzir a maioridade penal não reduz a violência;
5)      Porque a lei já existe. Resta ser cumprida;
6)      Porque a fase de transição justifica o tratamento diferenciado;
7)      Porque, na prática, a PEC 33/2012 é inviável;
8)      Porque reduzir a maioridade penal é tratar o efeito e não a causa;
9)      Porque reduzir a maioridade penal isenta o Estado do compromisso com a juventude;
10)   Porque as leis não podem se pautar pela exceção;
11)   Porque o Brasil está dentro dos padrões internacionais;
12)   Porque reduzir a maioridade penal não afasta crianças e adolescentes do crime;
13)   Porque afronta leis brasileiras e acordos internacionais;
14)   Porque educar é melhor e mais eficiente do que punir;
15)   Porque importantes órgãos têm apontado que não é uma boa solução;
16)   Porque poder votar não tem a ver com ser preso com adultos;
17)   Porque os adolescentes são as maiores vítimas, e não os principais autores da violência;
18)   Porque o sistema prisional brasileiro não suporta mais pessoas.

o seguinte caso ela essa PEC seja aprovada:
1 - Não vamos poder proibir as produtoras de vídeo pornôs de produzir pornografia com garotas de 16 anos - pois elas serão maiores de idade.
2 - Não vamos poder proibir que garotas de 16 anos se prostituam em boates e zonas de meretrício - pois elas serão maiores de idade
3 - Não vamos poder proibir a venda de bebidas alcoólicas aos adolescentes de 16 anos - pois eles serão maiores de idade
4 - não vamos poder impedir que nossos filhos adolescentes abram empresas sozinhos ou faça empréstimos bancários - pois eles serão maiores de idade.
5 - Não vamos poder impedir que nossos filhos adolescentes se casem na primeira paixão - pois eles serão maiores de idade
6 - Não vamos poder impedir que nossos filhos adolescentes viajem sozinhos para qualquer lugar do planeta sem nossa autorização - pois eles serão maiores de idade.

Portanto não posso de maneira nenhuma ser favorável a redução da maioridade penal. A juventude está sozinha a muito tempo, culpá-los então é mais uma deplorável mentira bem contada. Quem  é a favor da Juventude não pode de maneira alguma concordar com mais essa "faxina" étnica. Sobrará mais uma vez para os mais pobres e para os negros que moram em condições sub-humanas nas favelas do país da Copa do Mundo, das Olimpíadas, dos estádios novos e modernos.

Agora é para 16 anos, amanhã para 14, depois 12. E não sabemos onde isso vai parar. Por isso vamos cortar o mal pela raiz e dizer não a redução da maioridade penal agora que podemos.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SEGUNDO O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DO PRÉDIO ESCOLAR EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICE RECEBEU ATÉ O MOMENTO R$ 61.220,00

Reportagem: Amauri Leão.
Colaboração: Pedro Henrique.

Segundo o Portal  da Transparência, o Governo Federal através do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) repassou para Associação de Pais e Mestres do Prédio Escolar Emilio Garrastazu Médice [U.E. X] só este ano de 2013 o equivalente a R$ 61.220,00 (sessenta e um mil e duzentos e vinte reais). Foram três repasses, um no mês de Abril/2013 com valor de R$ 7.420,00 (sete mil quatrocentos e vinte reais) outro no mês de Julho/2013 com valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e por último no mês de Outubro/2013 que repassou cerca de R$ 43.800,00 (quarenta e três mil e oitocentos reais).

O total destinado à área da Educação do Municipal de Ibicuí (BA) até o mês de Outubro/2013 foi de R$ 17.840.079,31 (dezessete milhões e oitocentos e quarenta mil e setenta e nove reais e trinta e um centavos). O PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) disponibilizou a quantia de R$ 392.707,00 (trezentos e noventa e dois mil e setecentos e sete reais).

O interessante é que a maioria dos ibitupaenses não sabem da existência desta associação. Associação de Pais e Mestres do Prédio Escola Emilio Garrastazu Médice. Que projetos desenvolvem no distrito de Ibitupã? Quem é o seu presidente (a)? Quem é o seu tesoureiro (a)? E quem são os secretários (as)? Como se dar as escolhas para os cargos? Eleição ou Indicação? São perguntas que deverão ser feitas. Fazendo uma rápida pesquisa na WOOKI (wooki.com. br) U.E. X


Associação de Pais e Mestres do Prédio Escolar Emilio Garrastazu Médice, desde 14/5/1997. CNPJ 01.995.407/0001-69 Abertura 14/5/1997 Natureza Associação Privada (3999) Situação Ativa desde 3/11/2005 Endereço Rua Clemente Mariane, S/N, Escola, Centro, Ibicuí, BA, CEP 452)90-000, Brasil. Atividade Atividades de associações de defesa de direitos sociais (9430800), Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte (9493600) e Atividades associativas não especificadas anteriormente (9499500)

Fora ativada desde (03) de Novembro de 2005. Não temos dados de 2005 e 2006 e fizemos um rápido levantamento. Em 2007 foi repassado para a Associação em questão o total de R$ 7.552,40 (sete mil quinhentos e cinquenta e dois reais e quarenta centavos), já em 2008 o valor total fora de R$ 2.947,80 (dois mil novecentos e quarenta e sete reais e oitenta centavos). Contudo, 2009 o valor foi R$ 25.351,20 (vinte e cinco mil trezentos e cinquenta e um reais e vinte centavos), já em 2010 foi repassado R$ 16.980,40 (dezesseis mil novecentos e oitenta reais e quarenta centavos). 2011 o valor foi de R$ 4.600,60 (quatro mil seiscentos reais e sessenta centavos), já em 2012 foram R$ 5.731,60 (cinco mil e setecentos e trinta e um reais e sessenta centavos) e em 2013 entrou R$ 61.220,00 (sessenta e um mil e duzentos e vinte reais). Somando todos os repasses equivale a R$ 124.383,20(cento e vinte quatro mil e trezentos e oitenta e três reais e vinte centavos). Só as administrações passadas de 2007/2012 receberam R$ 63.163,20 (sessenta e três mil e cento e sessenta e três reais e vinte centavos).
É muito dinheiro, nenhum resultado e transparência zero.

Gráfico demonstrativo extraído direto do Portal da Transparência.  

                            
Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.