domingo, 14 de abril de 2013

QUE RAIO DE DEMOCRACIA É ESSA , QUE ATÉ O VOTO É OBRIGATÓRIO?


Texto: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Nesta última eleição municipal, mais de dois mil e quatrocentos(2.400) dos eleitores de Ibicuí não votaram, segundo TRE( Tribunal Regional Eleitoral). E, agora essas cidadãs e cidadãos eleitores que não regularizaram sua situação perante a Justiça Eleitoral, não terão direito de tirar Passaporte, prestar vestibular e nem tão pouco assumir cargos públicos, nem tirar carteira de identidade e etc.
É uma questão para refletirmos; que democracia é esta que até o voto é obrigatório? O que a Constituição deve garantir é o direito de todos votarem, não obrigar-nos a votar. Isto é um verdadeiro absurdo! E o direito do cidadão que não quer votar, sem sofrer nenhuma penalidade? O que me espanta , é que muitos especialistas defendem o voto obrigatório no Brasil, são eles os mesmos que criticaram os quatorze(14) anos do governo Chaves  e o acusaram de ditador, e pasmem amigos e amigas; na Venezuela( do já falecido Hugo Chávez) o voto é facultativo. Outro exemplo de democracia em que o voto é facultativo é o nosso vizinho do Norte, os Estados Unidos.
Alguns cientistas políticas, afirmam que o brasileiro ainda não aprendeu a votar e que não amadureceu democraticamente, e a adoção do voto facultativo agora seria temeroso demais. Como diz o ditador popular: “a voz do povo é a voz de Deus”. Por que ainda no Brasil então há essa resistência ao voto facultativo? Uma explicação aceitável, seria o trauma vivido pelo Brasil no período da Ditadura Militar, e luta difícil pelas Diretas Já. 
Mas já fazem  vinte e cinco (25) anos de “democracia plena” no Brasil e o que é melhor com alternância de poder. O povo brasileiro diferente do que muitos especialistas pensam, é sim  um povo sábio e não vai de maneira alguma abrir mão dos seus direitos já conquistados com tanta luta. Entretanto, o voto obrigatório no Brasil, é de certa forma um descrédito na democracia brasileira. Porque numa democracia que se preze, o voto deve ser com certeza, facultativo. Num estado democrático de direito o voto obrigatório é uma verdadeiro paradoxo e absurdo  sem explicação lógica!

A sociedade civil deve se organizar e mobilizar-se e até mesmo pressionar o Congresso Nacional, para à aprovação do voto facultativo ou fazer um referendo para que o povo exerça a sua cidadania e soberania, e voto dizendo se quer a continuidade do voto obrigatório, ou, se querem o voto facultativo. E como diz o poeta: “apesar dos pesares” viva a DEMOCRACIA, viva a sabedoria do povo brasileiro!

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.