segunda-feira, 22 de julho de 2013

"DISCURSO DE UM LOUCO" UM CONTO DE LEANDRO BAHIAH.

                     
Foto: FYADUB.
Conto: Discurso de Um Louco.
Autor: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Sob uma ponte antiga de concreto, numa tarde de sol, Carlito Silva no auge da sua loucura discursava para mim e centenas de morcegos que se alojavam no teto da ponte:
   --- Um dia, sentirei orgulho de tudo ou quase tudo que fiz na minha vida, por isso, farei de um tudo para não macular a honra da minha família. Nem tão pouco a imagem da minha Cidade, do meu Estado ou do meu País que tanto amo!
Carlito, rapaz pobre, negro, de dentes alvos, na cabeça ostentava um lindo rastafári, embora estivessem sujas, calças rasgadas, sobre um banco de areia. Carlito Silva erguiam os braços e depois de uma pausa devido aos aplausos imagináveis, dando prosseguimento no discurso:
--- Sempre estarei atento. Denunciando as injustiças, ajudando os irmãos necessitados, pautando-me na caridade e solidariedade cristã. Colaborando com a constituição brasileira, amarei o próximo e adorarei a Deus sobre todas as coisas, como nos ensinara Jesus Cristo.
--- Tu és inteligente Carlito! --- disse.
--- Não me interrompe amiguinho. --- disse Carlito olhando para mim, e recomeçando o seu discurso. --- caso ocorra algo que não fora do seu agrado. Encare! Não coloque culpa em Deus... Somos pequenos para entender os desígnios Dele. Diferente do olhar humano para com o homem às vezes.
Carlito Silva não tinha mãe, pai, irmão ou primo. Apareceu certa vez vindo de algum lugar da Bahia, solitário, porém, jamais sozinho, porque levava consigo a imaginação e tendo como companheira por sua vez, a loucura:
--- Atentai bem para as oportunidades que surgirão na sua vida. Você deverá aproveitar todas as oportunidades? Claro que não. Algumas oportunidades são barcas furadas. Por isso, deveremos estar munidos de conhecimento e sabedoria para fazer nossas escolhas, e desposar das oportunidades oferecidas.
--- Já esta tarde Carlito. --- disse.        
--- Fique Calmo amiguinho, está chegando o final... --- salientou Carlito. --- Não queres seguir o meu conselho? Tudo bem; Prova que tens personalidade, entretanto, às vezes um conselho não é de todo mau. Exerça o seu livre arbítrio! Mesmo porque não sou o dono da verdade. Todavia, busque sempre a verdade e terás tu felicidade plena. Muito obrigado! --- finalizou o seu discurso Carlito curvando-se para um público imaginário, e sorria um sorriso bonito que iluminava a penumbra daquele fim de tarde.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.