quarta-feira, 28 de agosto de 2019

AS ARMADILHAS DAS PRÉ-CANDIDATURAS EM IBITUPÃ PARA 2020.


Leandro Bahiah. 

Por: Leandro Bahiah.
Foto: Talita Alves.

Diante do número cada vez mais crescente de pré-candidatos a vereadores em 2020, fez com que, desse eu, uma atenção especial a esta temática. A cada dia surge mais um nome de pré-candidato a vereador para a Câmara Municipal de Ibicuí nas redes sociais e nos grupos de Wattasapp. De antemão – vejo com bons olhos, no que se refere ao surgimento de novos líderes e a pluralidade na disputa política de Ibitupã, todavia, é bom atentar para as armadilhas nesta jogada política.
Nota-se e não é de hoje que existe um desejo, ou seja, uma narrativa por parte de uma minoria organizada que tentam a todo custo colocar para os ibitupaenses a ideia de que: “Ibitupã não precisa de vereador”. A pergunta que não quer calar:
- A quem de fato interessa que Ibitupã não tenha um, dois ou mais representantes na Câmara? E a estratégia colocada aqui em prática é aventar nomes a pré-candidatos para causar confusão e tentando assim, com isso, aumentar o número de candidatos em Ibitupã com a clara tentativa de não se eleger ninguém. É bom que as pessoas que amam este distrito fiquem atentas.
Orgulho-me de fazer parte de uma geração de jovens que viram na política uma maneira de lutar, reivindicar e de fazer justiça social para o bem de uma comunidade e de um povo. Ressalta-se que isso incluía e inclui uma nova maneira de fazer política – onde o povo é ouvido – e os políticos só ouvem quando munido do poder dado pelo povo. E quem pode fazer parte da nova política? Todos aqueles que tenham aptidões independente de sexo, cor, classe social e de origem. Reinou-se em Ibitupã a ideia de que – só podia concorrer a cargo político em Ibicuí quem era de família da classe dominante – “os ricos”.
Isso foi inteiramente quebrado com a candidatura de João Paulo, naquele momento, mostramos que [qualquer um] literalmente pode se candidatar a qualquer cargo. Bastar querer, ter aptidão e a confiança do povo. Mas, devido à postura do candidato inexperiente no jogo político infelizmente não saímos vencedores. Perdemos, entretanto, pasmem - saímos ganhando. Foi uma derrota com sabor de vitória – porque aquela candidatura trouxe consequências positivas. No pleito seguinte, coube a Amauri Leão a árdua tarefa de encabeçar este desejo – e conseguiu com êxito, embora, não se saiu vencedor devido a interesses de uma minoria que fez com que o mesmo não fosse eleito resultante do “fogo amigo”.
Aqueles que acreditam nesta nova forma de fazer política estão unidos. E este pensamento continua e floriu – deram frutos. E hoje [QUALQUER um] sonha, e lança o seu nome a pré-candidato a vereador com naturalidade. Isso era inimaginável há uns 20 anos. Contudo é aqui que reside o perigo! E é preciso estar atentos caros internautas. Como diz o ditado: “De boas intenções o inferno está cheio”. Passo a listar algumas considerações.
Primeiro, é preciso reconhecer o trabalho daqueles que foram vereadores, uns com mais destaques e outros com menos. Obrigado! Contudo, é preciso que surjam novas lideranças para protagonizar nesta nova política, oxigenando e dando vida as instituições municipais; Segundo, cuidado com os forasteiros e aventureiros eles não têm legitimidade, uma vez que, não conhece a realidade de Ibitupã. Não está no dia a dia para atender as demandas dos distritenses e muito menos solucionar tais problemas; Terceiro, não caia em promessas mirabolantes, encantadoras como, por exemplo, doação de salários caso sejam eleitos; Quarto, é primordial que apostamos e lutamos por uma candidatura que esteja alinhada com o sentimento popular, um pré-candidato de origem do povo. Porque este candidato ou esta candidata conhece a dor do seu povo e a realidade social da sua localidade.
Por último, atentai para as armadilhas. Não procure atalhos – a política cobra muito caro de quem usam destes expedientes, por isso, que os voluntários da reforma grupo ao qual fazem parte alguns dos pré-candidatos como Dei e Peruca não se saíram vencedores em pleitos passados. Porque não procuraram atalhos. E urge a necessidade de se reafirmar contundentemente que sim – Ibitupã precisa de vereadores. E tenho dito.

* Leandro Bahiah é graduado em Pedagogia pela - Unopar. É filiado ao PSol. Faz parte do grupo político Voluntários da Reforma. Email: leobahiah@hotmail.com |

|Diretor-presidente: Pericles Gomes | Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira | Produção Executiva: Jailton Silva Gomes | Direção de Pauta: Leandro Bahiah | Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes | Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz | Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.|