quinta-feira, 21 de novembro de 2013

FUNCIONÁRIOS DA SAS DE IBICUÍ ATENDEM OS MUNÍCIPES NO DISTRITO DE IBITUPÃ.


Ex-prefeito Cornélio e a Secª. de Ação Social Eliana.
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.
 
Ontem, quarta (20) funcionários da Secretaria de Ação Social fizeram os primeiros atendimentos no distrito de Ibitupã (BA). Esta visita é para dar uma devida assistência aos munícipes. Os funcionários da SAS-Ibicuí estão atendendo a comunidade no COLÉGIO JOÃO MANOEL DA SILVA. O objetivo é recadastrar Bolsa Família e resolver assuntos relacionados ao INSS, ou melhor, dizendo dando um encaminhamento, além de ouvir a comunidade na oportunidade. Hoje (21), os funcionários continua atendendo a comunidade.
Ao mesmo tempo façamo-nos uma reflexão sobre um discurso entre duas amigas vizinhas, AMBAS votaram em candidatos diferentes. Elas reclamavam da falta de transporte para ir até Ibicuí (BA) para resolver problemas com Bolsa Família, que elas teriam que fretar um carro e que o frete de Moto Táxi saía a R$ 50,00 (Cinquenta reais)... Contudo, nem faz tanto tempo assim as mesmas estavam com bandeiras de seus candidatos nas mãos lotando carros e ônibus em plena Campanha Eleitoral onde seguiam seus (Líderes Locais) para participar de comício. Inacreditável? É a mesma cidade que de quatro e quatro anos num período de três meses não falta carro para trafegar para a SEDE. Passou a Campanha Eleitoral. Tudo volta à tona! E a escassez de tudo torna-se inevitável.
É aí que entra a questão dos direitos dos distritos (Ibitupã e Água Doce), que só é lembrado e só faz parte de Ibicuí em período eleitoral. Ibitupã fica distante (45 km) de Ibicuí não só literalmente, isso se justifica pela pouca importância que as autoridades municipais dão-nos. Fazer uma visita ou ouvir uma queixa. Mas, agora você pode me arguir: “Caro blogueiro, agora a Secretária passará dois dias no distrito. Isto não é uma visita?”. É verdade meu caro amigo (a) internauta, entretanto você sabe por que esta visita acontecera? As críticas e pedidos de SOCORROS de membros da Sociedade Civil que foram ouvidas, a Imprensa cumprido o seu papel e principalmente pressão dos setores religiosos Católico. Uma coisa é notável e há de se respeitar, pelo o menos esta Novíssima Administração ouve o que não é de todo mal. E vale ressaltar que as críticas que se faz aqui não é só a esta atual administração que pratica esta política em DESFAVOR dos distritos. Este é um vício antigo e perverso.
A crítica que aqui se faz é construtiva e ajuda, diga-se de passagem, a Nova Administração e administrações futuras a tomarem o rumo certo, sem menosprezar os distritos tão carentes e abandonados. Distritos não servem apenas para dar votos. Ibitupã e Água Doce têm povo, tem cultura, tem história e merece respeito.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.