segunda-feira, 8 de julho de 2013

ROÇA COMUNITÁRIA DE IBITUPÃ É ABANDONADA HÁ MAIS DE DEZ ANOS PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL!



Reportagem: Pericles Kinho e Leandro Bahiah.
Fotos: Adenilson kbça.

A Roça Comunitária se tornou realidade em 1990 no governo do ex-prefeito Theopombo que adquiriu aquelas terras e doou as pessoas que tinha sonho de produzir alimentos, que amavam a lida na roça. Foi uma visão de justiça social que o prefeito da época teve e que se consolidou por muitos anos. Mas com o passar dos anos o poder público municipal abandonou os posseiros. É preciso que a Prefeitura dê suporte não só econômico, mas oferecendo ajuda de um agrônomo, a consulta de um técnico da EMBRAPA e até mesmo jurídico para que os mesmos criem uma cooperativa. Como defendeu os Assessores do ex-candidato a vereador João Paulo, projeto este conhecido como COOPARTE.

Quarta, dia 03  (três) de julho, a equipe do Ibitupã News esteve na Roça Comunitária conhecida como Roça do Povo. E a reportagem pode comprovar como a Roça Comunitária foi abandonado pelo poder público municipal. Este abandono vem de longas datas."Entra um, fica pior. Entra outro fica mais pior... Desse jeito eles(políticos) não vão achar mais voto de Ibitupã" desabafou dona Tereza que no momento torrava farinha e concluiu: "Tô cansada de tanta promessa".
A estrada que liga Ibitupã a Roça Comunitária esta intrafegável

carecendo urgente de uma máquina para fazer o patrolamento para a entrada de transportes para o escoamento da produção de subsistência. Embora a produção seja pouca, contudo é desta atividade que aquelas pessoas que por muitos anos trabalham na roça tiram os seus sustentos: "Estamos aqui de teimoso e por gostar da roça, mas tá difícil os meninos" , disse Zuca, um dos proprietários.
A situação da Casa comunitária esta em situação deplorável, dos seis fornos existentes, apenas quatro funcionam. No alojamento o telhado está danificado, faltando telhas e os ripões caindo aos pedaços devido as ações dos cupins. " Só funciona esses da aqui pra lá", comentou Guza, atual coordenador da Roça Comunitária referindo aos fornos. Uma vez indagado pela Reportagem sobre a compra de óleo diesel  o Sr. Nil Panta declarou: ''A gente é que compra, eles deram logo no início foi óleo 40 e mais nada''. Diante de todos estes problemas a Prefeitura Municipal de Ibicuí deve tomar as medidas legais que lhes são cabíveis, caso contrário a roça comunitária estará fadada a acabar e junto o sonhos dos donos daquelas roças.
O funcionamento em pleno vapor da Roça Comunitária só traz benefícios ao comércio local e a população ibitupaense com a queda dos preços dos legumes, frutas e hortaliças e com isso o dinheiro circularia no próprio distrito aquecendo o comércio local. A única esperança daqueles guerreiros é que a prefeita Gilnay Santana atenda urgentemente suas reivindicações, caso contrário serão obrigados a abandonar suas atividades. 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.