sábado, 22 de fevereiro de 2014

SOFRIMENTOS NOSSOS DE CADA DIA

Por: Pericles Gomes.
Imagem: Internet.

Há um bom tempo a pedido de um amigo, já queria escrever sobre os sofrimentos que cada um de nós traz consigo na alma e no coração. Nos últimos dias, isso se tornou uma necessidade para mim. Agora eis-me aqui.

Shakespeare afirmava de forma latente que "todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente". E neste caso o verbo sentir, nos remete aos cinco sentidos do corpo humano (Visão, audição, paladar, tato e olfato). Sem sombra de dúvidas, a dor é capaz de interferir de forma contumaz nos nossos sentidos. E o corpo acaba pagando pelas nossas decepções. Quer sejam elas: amorosas, familiares, profissionais, religiosos e etc. Quem nunca perdeu o apetite diante de um amor perdido, do time que perdeu o campeonato, da demissão no trabalho, com as brigas dos pais? 

As dores estão ai. E cada um tem as suas e não são poucas. Agora mesmo ela bate a porta e mesmo que você não abra... acredite. Ela irá entrar... sem pedir licença. Daí a necessidade de buscarmos remédios para aliviá-las temporariamente. 

Não existe uma forma mágica para que eles (as) ( dores e sofrimentos) não recaiam sobre nós. Eles (as) virão como o ladrão, sem avisar. Sem marcar data, dia ou hora. A grande maioria tenta encontrar respostas na religião. Tolice. O próprio Cristo (sendo Ele Deus) sofreu, se decepcionou, foi traído e morto. Mas Jesus tinha (e tem), algo que não o fez desistir, e que tem faltado à maioria das pessoas. Ele sabia onde queria chegar. E quem sabe onde quer chegar... não se detém. Nunca. Continua sempre em frente, mantém o foco.

Acontece que hoje em dia, as pessoas tem algo que nominei de "fragilidade mórbida", qualquer vento contrário os derruba facilmente. Mas entendo também que para alguns é mais difícil que para outros. A psicologia explica melhor que eu sobre as limitações de cada um. Não ouso fazê-lo neste espaço.

Depois desse emaranhado de palavras soltas e frases com pouca contundência, me resta deixar um último conselho. Como minha literatura e pensamentos são muito frágeis e carente de agudeza, recorro ao que escreveu o poeta mineiro, Carlos Drummond de Andrade: "A dor é inevitável... o sofrimento é opcional". Portanto, segundo o poeta, você quem escolhe se quer sofrer ou não. 

Decida!
 
Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.


Fonte: pericleskinho.blogspot.com.br