sábado, 9 de abril de 2022

VOCÊ NO MUNDO REAL E VIRTUAL

Mundo Virtual e Real 
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet. 

Por que você é afetado (a) quando ver uma simples publicação em certa rede social, a ponto de incomodar-se? Possa ser que você identificou-se com a postagem, talvez você se julga o centro do universo e tudo se resume a você e o mundo em que vive – ou realmente a postagem foi para você. 

A criação das redes sociais é um paradoxo. 

O que seria para aproximar pessoas que estão longe, é exatamente o contrário, você realmente fala com quem estar na mesma casa, na mesma cidade, e às vezes, fala com um parente, um amigo que mora em outro estado. A finalidade das redes sociais: é vender produtos. Capitalista.

Estamos sempre sendo manipulados pelas redes sociais e a todo tempo, você não receberá por uma frase escrita e postada, nem tão pouco, por algo original que possa  ter produzido – eles irão ganhar sempre, até mesmo quando você divulga o seu próprio produto.

Na internet, você joga todas as suas frustrações: com o cansaço do trabalho, com os inimigos ocultos, com as falsas positividades e empoderamento, no entanto, quando se depara com um comentário que o desfavoreça, é capaz de desabar em choro e depressão, por isso, cabe à enxurrada de ódio porque na internet você pode, ou seja,  existe uma falsa proteção, e, este mundo virtual lhe consume e você não se dar conta do real. 

Para Chaui (2022) o mundo não existe mais como antes porque ele está resumido a uma tela.

As falsas alegrias também podem ser encontradas aqui nas redes sociais, você quer mostrar para todos, que é uma pessoa sociável: canta, dança, bebe e que é amante das sextas-feiras,  que faz amor bem, e que é bela, pois não tem coragem de se mostrar como és, o filtro, lhe deixará aparentável para um mundo que não tem espaço para os incompetentes e nem tão pouco para os feios (as) – tudo aqui é possível, digo nas redes, as alegrias momentâneas, e que depois dará lugar ao vazio, ansiedade e ao complexo de inferioridade – o mundo real sempre está aí para nos esbofetear.

A rede, é quem comanda a sua vida, e o pior, nós não damos conta disso, ela pede para mostrar o seu pai, sua beleza, comparar fotos de 10 anos, mostrar sua melhor amigo (a). E você  irá mostrar. Você tem quantos amigos? Como mensuraras a qualidade de amizade? No fundo, elas, as redes querem saber dos seus interesses e padrões e usar contra você. 

E tudo que você procurar na rede, vai encontrar, – tudo pronto para ser efêmero e consumido – e este vazio tem que ser preenchido, por isso, você se identifica com as postagens e tudo parece perfeito porque você já forneceu os seu dados e o algoritmo está lhe mostrando um mundo que você mesmo pintou.

Seu casamento é ruim, o namorado (a) não é perfeito (a), o sexo não é bom, o lugar que você mora é péssimo. O real por se só é difícil, o pior, é quanto se compara com o virtual.

Por que estas indagações que tudo que você tem é ruim e questionável? Simples, a ideologia da rede faz você sentir-se incompetente, contudo, não se preocupe, sempre haverá um "especialista" competente que vai lhe vender um curso ou livro.

Ele ou ela vai lhe mostrar como ser feliz no casamento, no amor, como fazer um bom sexo. E você pagará e recomendará estas receitas aos amigos, porque você quer mostrar que está na moda e não é um “velho”, já que a vontade de viver em rede e conectada é maior, e você está perdido (a) entre o real e o virtual – nesse mundo quase indistinguível e que Chaui (2022) dar o nome de ideologia da competência. 

Feliz no virtual, e um profundo vazio no real, triste, e não adiantar fingir que não somos seres afetáveis, pois Winnicott provou o contrário.