sábado, 18 de junho de 2022

PREFEITO DE IBICUÍ MARCOS GALVÃO SANCIONA PROJETOS DE LEI QUE INCLUI O XADREZ E A CAPOEIRA COMO DISCIPLINA CURRICULAR.

Leandro Santos da Silva[1]

Por: Leandro Bahiah.
Fotos: Pedro Henrique.

Marcos Galvão (PSD) foi o primeiro prefeito de Ibicuí a introduzir o enxadrismo como prática curricular na rede municipal de ensino, por isso, trata-se de um acontecimento histórico. 

Ressaltando que não foi só o Xadrez que fora contemplado, como também, a Capoeira. Trata-se de uma reivindicação antiga, ou seja, entrava governo e saia governo e infelizmente os pedidos dos enxadristas e capoeiristas não eram atendidos.

No entanto, o Vereador Déi de Regina (PSB), autor dos dois Projetos de Lei e com ajuda dos seus amigos vereadores conseguiram aprová-los, e consequentemente, com total anuência do Prefeito Marcos Galvão foi possível concretizar algo que parecia impossível.

O Ensino de Xadrez já é realidade na Escola Municipal de 1° Grau João Manoel da Silva no Distrito de Ibitupã, contemplando assim, as turmas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II.

Pedro Henrique, Professor de Xadrez, disse que:

“[...] De maneira geral, eles [alunos] estão gostando, e já dar para perceber que alguns levam jeito e com certeza num tempo não muito distante podemos tê-los competindo profissionalmente em torneios baianos, é uma oportunidade de descobrir talentos.”.


A maioria das Escolas Particulares utilizam o Xadrez na sua Grade Curricular, não é diferente, com os Colégios Militares, inclusive, o Colégio Militar de Jequié organizou um Torneio de Xadrez interno recentemente. E por que não utilizar o Xadrez nas Escolas Públicas? Já são conhecidos os benefícios da prática do esporte. 
Os que o criticam, restam duas opções: desconhecimento ou má fé.

O Professor de Capoeira, Adenilson Oliveira (Cabeça), salientou:

“Não adianta ter direito a educação, é necessário ter uma educação de qualidade que faz o sujeito pensar, o indivíduo tem que reconhecer-se com sujeito histórico capaz de modificar a sua realidade.".

Para que tenhamos uma educação de qualidade requer investimentos, e mais, formação continuada, remuneração atrativa e vontade de trabalhar, contudo, isso perpassa por vontade política.

O seminarista e filósofo Pericles Gomes ressalta que:

Nós não fomos treinados para se concentrar, neste contexto, o xadrez é de grande valia. Quando vamos fazer o Enem ficamos quase 6 horas sentados, todavia, falta-nos concentração, é aí que erramos questões fáceis quando analisamos com calma, por isso, tem razão Jessé Souza quando afirma na sua obra 'Elite do Atraso - Da Escravidão a Lava Jato' que não somos treinados para se para concentrar.

Com coisas simples, podemos melhorar a educação, ou seja, não é necessário apenas a melhora de espaços físicos, mudanças de atitudes, adoção práticas e a introdução como, por exemplo, do enxadrismo já é algo positivo e mostra a preocupação tanto do
Vereador Déi de Regina como do Prefeito Marcos Galvão com a educação.

A situação pandêmica, aulas online, ou seja, alunos que tiveram dois anos longe da sala de aula. Era de esperar-se dificuldades de aprendizagem, rotina e ritmo, no entanto, os profissionais estão comprometidos como sempre para solucionar este problema com sugestões, inclusive, adotaram aulas de reforço escolar no turno oposto para trabalhar a defasagem dos alunos e com ajuda da família todos temos certeza que será exitoso o trabalho.

A Capoeira pela sua importância histórica, esporte que trabalha o físico, aliado ao Xadrez, que por sua vez, é arte, ciência e o esporte da mente faz uma junção perfeita que só a Comunidade Escolar de Ibicuí tende a ganhar. 

Como afirmou a Pedagoga Gislane Tanajura:

O Xadrez faz você calcular melhor, trabalha a concentração, reconhecer padrão, analisar e tomar ações rápidas, por isso, que o xadrez é considerado um dos esportes intelectuais, contudo, temo que quebrar essa máxima que o xadrez é para os inteligentes. Xadrez é para todos [...].

Nessa vibe, os estudantes estão ansiosos pela realização do Primeiro Torneio Escolar, a Copa São Roque de Xadrez, que tem as Escolas de Ibitupã, o Clube Ibitupanse de Xadrez — CIX e a Associação Cultural e Esportista dos Moradores de Ibitupã — ACEMI como os possíveis organizadores do evento.



[1] Coordenador Pedagógico do Fundamental II da Escola João Manoel da Silva do Distrito de Ibitupã, graduado em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e pós-graduado em Psicopedagogia pela Faculdade Venda Nova dos Imigrantes (FAVENI).