terça-feira, 9 de junho de 2015

"IBICUÍ É TERRA DE LEITE QUE TAMBÉM PRODUZ LARANJAS", DIZ ITA.

Por: Leandro Bahiah.
Arte: Adenilson de Oliveira.

Na sessão da Câmara de Ibicuí do dia 30 de Abril, o vereador Onildo Jr. (PSD) indagou o vereador Romoaldo Sarmento (PP) sobre o contrato entre a Prefeitura Municipal de Ibicuí e a Fazenda Recreio. O contrato refere-se a prestação de serviço como o deposito de lixo doméstico do distrito de Ibitupã. E o vereador Romoaldo Sarmento respondeu categoricamente: “O contrato foi feito entre a prefeitura e o senhor Ademir...”, e no desenrolar de mais indagações o vereador desconversou com um: “... desconheço...”.
Fizemos uma pequena busca na internet, e comprovou-se através do Portal Ibicuí, site oficial da prefeitura que o vereador Romoaldo Sarmento estava certo quando afirmou que o contrato fora feito entre a Prefeitura de Ibicuí e o Senhor Ademir para surpresa geral veja: “1º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 132/2014 QUE ENTRE SI FAZEM, DE UM LADO, O MUNICÍPIO DE IBICUÍ, E, DE OUTRO LADO Sr. ADEMIR DE JESUS BRANDÃO.”. Você cidadão e cidadã pode conferi no http://www.ibicui.ba.io.org.br/ no dia 11 de fevereiro de 2015.
Ocorreram-se várias perguntas: Quem é o Sr. Ademir de Jesus Brandão? É um dos donos da Fazenda Recreio? Será que o mesmo recebe pela prestação de serviços? Mas descobrimos que o Senhor Ademir de Jesus é apenas o vaqueiro da Fazenda Recreio. Então surgiu mais perguntas como: Por que Marcos Caetité não assinou este contrato, já que é de fato um dos donos da Fazenda Recreio? Foi então que me veio a Lenda de Ita.
"Reza a lenda, que quando os desbravadores invadiram a região onde hoje é Ibicuí, já existia uma temida Tribo Camacã, que era liderada por um velho índio Cacique por nome Ita. Sabe o que quer dizer Ita? Significa pedra em Tupi-guarani, todavia os desbravadores com maior poderil e sedentos por terras e poder acabou em poucos dias com a Tribo Camacã, restando apenas o velho Ita, que em poucos dias foi capturado em uma emboscada na região onde atualmente localiza-se o distrito de Ibitupã. Com um tiro de parabelo no peito, o velho não se rendeu aos desbravadores e um caráter de pedra como carrega literalmente no nome, o velho Cacique lançou uma maldição antes de fechar os olhos eternamente: “Essa é a terra de leite que dará laranjas”, morrendo em seguida aos sons dos risos sanguinários dos desbravadores.".
Compreendi porque Ibicuí tem dessas coisas, porém sou cético, e não serei eu a pôr a culpa no velho índio cacique da exterminada Tribo Camacã pela falta de caráter de algumas pessoas do nosso município.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento : Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos, Matheus Lima e Werônica Rios.