segunda-feira, 21 de abril de 2014

COM QUANTOS MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS SE FAZ UMA GREVE?

ACERVO COSMOPOLENSE.
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Sinceramente ninguém sabe, pelo visto a Prefeitura M. de Ibicuí também não. Agora é só testar a paciência do pai de família e ver até quando ele aguenta. Fonte do Ibitupã News informou na redação do IN que os salários dos funcionários do transporte escolar de Ibitupã estão atrasados. São aproximadamente três meses! Contando com os meses finais de 2013. Será que vai pagar o salário do ano passado? Isso é problema do passado. Agora é 2014. Talvez a nova administração é simpatizante do ex-prefeito Cláudio Dourado (PTB) que ficou sem pagar os servidores, nos últimos meses de 2012. Mudança?

E o que vai acontecer? Acreditam que a prefeita Gilnay Santana (PTN) vai pagar para ver, ou melhor não vai pagar. E como consequências iremos ter uma greve e os alunos da Zona Rural vão ficar sem aulas, e terão seus direitos usurpados, ou a Prefeitura M. de Ibicuí será duplamente prejudicada. Por que? Ora, só pode está acontecendo duas coisas: a Prefeitura M. de Ibicuí não está repassando o dinheiro ou a empresa quebrou e não está podendo arcar com suas responsabilidades, e uma delas é pagar em dias os seus funcionários. Se a segunda opção for comprovada, comprova-se também a incompetência dos técnicos da prefeitura,  como é que uma empresa que não tem capacidade de pagar seus funcionários que resulta na não prestação do serviço pode ganhar uma licitação ou contrato de emergência? O barato sai caro. Porque o funcionário é pai de família e quer receber o dinheiro para pagar a gasolina e pagar conserto do carro colocar alimento dentro da sua casa e fará uma greve justa. Com greve, os  alunos ficarão sem estudar, e a prefeitura tem que resolver: quebrará o contrato com a empresa, fará uma nova licitação ou fará um contrato de emergência e pagará um preço alto, será duplamente penalizada e quem são os culpados (as)? E por que os funcionários não estão reclamando? “Medo. Medo de serem demitidos?”,  afirmou a Fonte do Ibitupã News. Mas, os funcionários são terceirizados? Vai entender. Uma pessoa ligada ao governo disse que a prefeitura já repassou o dinheiro para empresa.

Acreditam-se que estes funcionários tem esperança de receber. E deve ter, afinal, é direito seu  receber o pagamento custa o que custar. Apelar para o bom senso da prefeita Gilnay Santana para que solidarize com o sofrimento dos pais de família e como mulher sensível que é, tomará as decisões cabíveis sem prejuízo para Ibicuí, e muito menos para os pais de família é claro. Fica o espaço aberto para os esclarecimentos das autoridades e do dono (a) da empresa. Ainda esta semana o IN vai procurar estes funcionários para  esclarecer o por que do atraso nos seus pagamentos.


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.