terça-feira, 19 de março de 2013

A SITUAÇÃO DO RIO NOVO AGRAVA-SE PERIGOSAMENTE A CADA DIA

Reportagem: Leandro Bahiah.
Fotos: Adenilson Kbça.

           A situação do Rio Novo é de extrema gravidade, e merece atenção especial das autoridades competentes. O Rio Novo perdeu o seu vigor, e a maior parte do ano fica quase seco, isto é, após o período de enchentes.

VINDO EM DIREÇÃO AO BANHEIRO DOS HOMENS

         Nas décadas passadas os problemas não era sentido porque a retirada de areia era basicamente para a construção civil local, contudo, a partir de 2000 a exploração indiscriminada de areia para a construção civil de Dário Meira e Ibicuí fez com que os impactos fossem revelados causando preocupação. A retida de areia é uma das atividades econômicas do distrito e não há nada que possa mudar! Quem são de fato os donos desta areia? O outro agravante é que têm alguns pontos do Rio Novo que a vegetação nativa que protegem as margens do mesmo fora completamente dissipado. E no período de estiagem a situação do Rio Novo se complica ainda mais que os pecuaristas colocam bombas potentíssimas para irrigar as plantações de milho e cana.
O RIO NOVO.
       
     São incontáveis os números de Caçambas abarrotadas de areia que saem diariamente de Ibitupã com destino aos outros municípios. A retirada da areia e da vegetação aliada a não fiscalização, fez com que o Rio Novo perdesse a sua força, hoje o Rio Novo pede em silêncio SOCORRO aos seus filhos sensíveis. Este ano de 2013 é uma boa oportunidade para a Câmara e o Executivo Municipal debater sobre a SUSTENTABILIDADE que tanto se fala atualmente.
IBITUPÃ DEVE MUITO AO RIO NOVO.

     Os Proprietários das fazendas onde o Rio Novo abarca, os mesmos têm o dever de reflorestar as margens. A exploração da areia deve obedecer a um ESTUDO seguido de um PLANO DE MANEJO prévio, e paralelamente os Órgãos legais como o IBAMA, e a SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, e a COMUNIDADE local e amante do Rio Novo tem o dever de fiscalizar e zelar pelo seu patrimônio. O que tem que ser feito é um projeto de REVITALIZAÇÃO do Rio Novo urgentemente se quiser salvá-lo.
RIO NOVO JÁ FORA O POINT DOS NAMORADOS.
   


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

O BLOG POLÍTICOS DO SUL DA BAHIA DENUNCIA NEPOTISMO DO PREFEITO CORNÉLIO EM IBICUÍ

PREFEITO CORNÉLIO

 

O prefeito de Ibicuí, Cornélio (PDT), está demonstrando que tem um carinho especial pela sua família, o problema é que ele usou a prefeitura para empregar alguns parentes, cometendo o nepotismo.

O nepotismo pode ser até considerado legal, mas é imoral… veja abaixo a relação de parentes do alcaide que foram nomeados.

Secretário de finanças – Ronaldo Santana de Morais (sobrinho do prefeito).

Secretária de Ação Social -Eliana Santos ( esposa do prefeito).

Secretário de Administração – Severino José Camêlo Filho ( primo do prefeito).

Secretária de Educação – Nilza Soledade de matos ( esposa do primo do prefeito).

Coordenadora do gabinete do prefeito – Ariana Santana de Morais ( sobrinha do prefeito).

Essa postura do prefeito deixou muita gente decepcionada, já que durante a campanha ele prometeu realizar uma grande mudança na forma de governar a cidade.

Os vereadores de oposição estão juntando as provas para fazer uma denúncia ao Ministério Público.

 

     Fonte:Blog Políticos do Sul da Bahia.

O ENFOQUE DESTACA A PRÁTICA DO XADREZ EM IBITUPÃ.

         
Texto: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

O esporte da vez agora em Ibitupã é o Xadrez. Xadrez? Pode acreditar. Um grupo de amigos reúnem-se todas as noites, fins de semanas e feriados na Avenida São Roque para jogar o nobre esporte.
        O interessante é que o esporte vem cada vez mais aumentando o número de adeptos. Graças ao grupo que até confeccionaram as (peças e os tabuleiros).

        O grupo de amigos receberam convites para participar de competições amadoras de xadrez, contudo, os amigos querem popularizar o xadrez em Ibitupã, e para alcançar este objetivo, pretendem dar aulas as crianças, principalmente aquelas que têm dificuldades de aprendizagem.
         Um outro desejo do grupo é realizar o I CAMPEONATO IBITUPAENSE DE XADREZ. Faz parte do grupo de xadrez, o cantor Kbça, o teólogo Pericles, biólogo K.Abel, Pedro, Kaleo, os primos Shrek e Kaique, Sinho Ferrari, Piru e o compositor Leandro Bahiah. O grupo pretende contar com patrocínio do setor privado e do poder público.
  
Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.