sábado, 11 de julho de 2015

PROFESSORES DE IBICUÍ, ACORDEM!

Por: Leandro Bahiah. 
Imagem: Internet.

Os professores da rede municipal de Ibicuí do Nível II estão descontentes com a prefeita Gilnay Santana (PTN). Um dos motivos, o valor de reajuste do Nível I quase igualou ao Nível II, e o outro motivo é pelo fato do reajuste não dado a categoria do Nível II pela prefeitura. Os professores ibitupaenses já participaram a sua posição de descontentamento para a presidente da APLB Sindicato, porém, Ninha Cunha até o momento não vem correspondendo as expectativas dos mesmos. Segundo fontes, os professores de Ibicuí não estão nem aí, pelo o menos, a sua maioria. Essa é impressão que dar.
Os professores do Nível II querem um reajuste de 13%. Ficou acertado uma nova reunião para segunda (13) entre a prefeita Gilnay Santana e Ninha Cunha presidente da APLB para discutir um possível acordo para reajustar os salários dos professores do Nível II. Será que deste mato sai coelho? Quem sabe no outro ano? É ano de eleição, e Mamy poderosa como diz meu amigo Niltão não vai vacilar. Quem vai brincar com salários e com professor (a) zangado (a)? Mesmo porque eles ainda não engoliram ter como Secretária de Educação Terezinha Barbosa, ou seja, a Jucá de Saia.
Terceira: parem de vedar a participação de terceiros no debate educacional. É inconsistente com o que vocês mesmos dizem: que o problema da educação brasileira é de falta de envolvimento da sociedade. Quando a sociedade quer participar, vocês precisam encorajá-la, não dizer que só quem vive a rotina de "cuspe e giz" é que pode opinar. Até porque, se cada área só puder ser discutida por quem a pratica, vocês terão de deixar a determinação de salários e investimentos nas mãos de economistas. Acho que não gostarão do resultado...”, escreveu Gustavo Ioschpe, colunista da Revista Veja.
Relaxe. A Jucá de Saia não tem nada haver com o não reajuste e com a falta de compromisso da prefeita para com os mestres do Nível II, assim espero. E tem mestres que não abri a boca e come calado, apesar de reclamar aos quatros quantos, esses são perigosos na hora do voto. Será Medo? Receio de perder algumas vantagens – Não posso responder. E os vereadores estão lutando pelos professores? A maioria quer que professor (a) lixe-se! "A luta pelos direitos dos professores é uma luta de todos nós, e de toda sociedade", disse o presidente interino do P-Sol de Ibicuí, Amauri Leão em reunião nesta quinta (09) na JM Pizzaria aos membros do partido. 
APLB deve fazer a proposta e a prefeita não aceitando deve a mesma fazer sua contraproposta. Isso serve para os professores de Ibitupã e Água Doce estarem mais atentos enquanto eleição da APLB. Por que não ter representantes dos distritos fazendo parte da chapa? Cadê o Estatuto? Os gastos deste Sindicato que mais parece uma assessoria do executivo, jamais vi uma entidade representativa tão passiva.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento : Leandro Bahiah. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos, Matheus Lima e Werônica Rios.