sábado, 20 de abril de 2013

UNIÃO CIVIL ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO PASSA A SER PERMITIDO NO RIO DE JANEIRO


Casamento gay passa a ser permitido no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução
   O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aprovou, nesta sexta-feira (19), a habilitação direta para o casamento civil entre homoafetivos. A decisão, que já está em vigor, foi dada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Valmir de Oliveira Silva, após um pedido do governo fluminense, por meio do Programa Estadual Rio sem Homofobia. "A regra vale para todo e qualquer casal. Não há necessidade de prévia união estável para que se faça o pedido de habilitação de casamento, quer entre casais de sexo diverso, quer do mesmo sexo", esclareceu Silva. O desembargador levou em consideração a determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), que, em 2011, reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar, atribuindo aos conviventes homoafetivos os mesmos direitos e deveres decorrentes da união estável heterossexual.     
                           

BLOG ENFOQUE ENTRETENIMENTO FAZ HOMENAGEM AO ESCRITOR MANOEL DE BARROS


UM PERSONAGEM QUE NOS DAR ORGULHO DE SERMOS BRASILEIROS

http://www.falams.com/?p=122003

O personagem que o Enfoque faz questão de homenagear é nada mais e nada menos que Manoel Wenceslau Leite de Barros, o Manoel de Barros (Cuiabá, 19 de dezembro de 1916), Nascido à beira do rio Cuiabá, um ano depois sua família foi viver em uma propriedade rural em Corumbá, mudou ainda quando criança para Campo Grande e, mais tarde, para o Rio de Janeiro, a fim de completar os estudos, onde formou-se bacharel em direito em 1941. Sujeito simples, cidadão do Pantanal, da cidade, do mundo! A sua poesia conquista de crianças a adultos, é quase uma unanimidade. 
Sorriso fácil, atitude serena, comunicativo, características peculiar do homem humilde do campo. No rosto óculos, na cabeça cabelos alvos esvoaçantes, embora, não queira transparecer,, por trás daquelas palavras simples, esconde um homem muito culto, mas que não é dado as formalidades, da poesia convencional.
www.douradosagora.com.br 

"O sujeito tem que desaprender oito vezes por dia para ser poeta", escreveu em um dos seus livros o poeta. Um estilo próprio e singular de escrever poesia. Os temas vão desde a sua infância, a natureza, e o pano de fundo para as suas poesias quase sempre é o Pantanal. Segundo palavras do próprio poeta, jamais ele quis entrar na ABL(ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS). "A Academia é para quem trata bem a língua portuguesa, e eu só  sei maltratá-la", disse o poeta em uma entrevista a um repórter.
Manoel de Barros tem um verdadeiro amor pela família  a natureza e o Pantanal. Tem obras usadas em cursos, vestibulares e concursos. Algumas de suas obras mais importantes são; Poemas Concebidos sem Pecado (1937), Compêndio para Uso dos Pássaros (1960), Matéria de Poesia (1970), Arranjos para Assobio (1980), Livro de Pré-Coisas (1985), O Guardador de Águas (1989), Gramática Expositiva do Chão (poesia quase toda), (1990)Concerto a Céu Aberto para Solos de Ave (1991), O Livro das Ignorâncias 1993), Livro sobre Nada (1996), Retrato do Artista quando Coisa (1998), Ensaios Fotográficos (2000),Tratado Geral das Grandezas do Ínfimo (2001).
www.douradosagora.com.br 
Na série Paixão pela palavra com Manoel de Barros, exibido pela TV Futura, você se encanta pelo poeta, pelas suas poesias e o jeito como artista encara a vida. Alegremo-nos por ter mais outro motivo de orgulho, de sermos brasileiros. " Em matéria de ignorância tenho profundidade", diz o poeta risonho finalizando a entrevista.    http://enfoqueentretenimento.blogspot.com.br/2013/04/um-personagem-que-nos-dar-orgulho-de.html