segunda-feira, 30 de maio de 2016

VOSSAS PERGUNTAS, MINHAS RESPOSTAS

Por: Pericles Gomes

Inocentemente, rabisquei há algum tempo atrás, que não deixaria de dar a minha opinião, enquanto houvesse um que quisesse ouvi-la. Só agora percebi o quanto isso tem me custado caro, volta e meia recebo mensagens me perguntando o que penso sobre muitas coisas, das nunca tinha ouvido falar. A alguns respondo jocosamente com uma frase do meu poeta favorito, Manoel de Barros: "o meu fado é o de não saber quase tudo, sobre o nada tenho profundidades".

Confesso que não tenho o afã de saber tudo, não sou nenhum incauto, apesar da pouca idade. Sempre que me deparo diante de alguns questionamentos, lembro-me de uma das frases mais inteligente que saiu da boca do grande Millôr Fernandes: "se você não tem dúvida, é porque está muito mal informado". Por isso, peço desculpas aos que não obtém de mim nenhuma resposta, quase sempre não as tenho mesmo. Como estudante de filosofia aprendi que as perguntas são mais importantes que as respostas, inclusive a existência da Filosofia é fruto delas.

Por não ser nenhum estanque, permito-me ser preenchido pela sabedoria advinda de muitas perguntas, que até hoje não se sabemos as respostas.

Confesso que nem sei ao certo o motivo de eu estar escrevendo isso, mas achei que deveria escrever. Insisto tão somente, que não deixarei de dar a minha opinião enquanto houver um queira ouvi-la. Encerro com um pensamento pertinente do filósofo Sêneca: "se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico". Eis o meu conselho.


Quando me faltar às respostas, bastar-me-á as vossas perguntas. E, isto me será o suficiente!

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento: Leandro Bahiah. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos e Werônica Rios.