domingo, 24 de novembro de 2019

BRASIL: FUTEBOL, TELENOVELA, ESCOLA E CAOS.


PROJETO DE VIDA: BRASIL - FUTEBOL, TELENOVELA, ESCOLA E CAOS.



Por: Saada Leal, Henrique Lima e Leandro Bahiah.
Arte: Pedro Henrique.
Imagem: Internet.

“AS ESTÓRIAS SE CRUZAM entre pobres e ricos, ou seja, é uma novela muito baseada na realidade”, disse Casé (2019) na apresentação da telenovela Amor de Mãe da Rede Globo. Em que mundo vive a atriz Regina Casé para fazer uma afirmação estapafúrdia desta? No Brasil estórias de ricos e pobres se cruzam, – isto não é uma afirmação que condiz com a realidade. As telenovelas brasileiras são contos de fadas para adultos – além de entreter, serve para fantasiarmos, principalmente, a massa da classe baixa.. 
E o que faz pobre, classe média e elite se "unir", pelo o menos ter algo incomum? Futebol.
O país está mergulhado no caos, a economia cresce míseros 0,80% e é comemorado com uma ênfase basbaque pelos liberais, enquanto 40 milhões de brasileiras e brasileiros são empurrados para o mundo da informalidade, sendo escorraçados diariamente pelo rapa, e, o Governo Bolsonaro aproveita a alegria dos flamenguistas e a complacência da mídia e edita mais uma Medida Provisória – MP.   E quem são os beneficiados por estas MPs? Os trabalhadores é que não são definitivamente.
O futebol é algo que unem todos: 
Na realidade, “o sexo se erige na única área livre de exercício das aptidões humanas”,147 para esses grupos excluídos e marginalizados de tudo, menos do sexo (e do futebol, diríamos hoje), constituindo-se, então, no centro único que atrai todas as atenções e esforços. (FLORESTAN, ?, p.147) Apud (SOUZA, 2015, p. 102).
Há décadas o futebol é usado por governantes para mascarar uma realidade, foi assim, na Ditadura Militar (1964-1985) quando o Brasil fora Campeão da Copa do Mundo de 70. Povo alegre, e a democracia destroçada, presos políticos, mortos e desaparecidos, e – paralelamente, o que temos? Em 2019: democracia ameaçada, retirada dos direitos dos mais humildes e a América Latina em conflitos graças aos interesses dos Estados Unidos e a ganância dos neoliberais de direita e extrema-direita da elite de rapina local  – entreguistas .
Percebe-se que quando se trata de futebol, e em especial, na cobertura da festa do Flamengo hoje, os repórteres da Rede Globo passeiam no meio da imensa torcida. Isso seria impensável – durante uma manifestação de “petistas/mortadelas” ou de “bolsominios/coxinhas”. Nota-se esta tática quando Bolsonaro é palmeirense, entretanto veste a camisa de qualquer clube. E o governador do Rio de Janeiro, Witsel percebeu, e mesmo sendo corintiano vestiu a camisa do Flamengo.
E aqui esconde uma falsa guerra entre Bolsonaro X Globo, porque um depende do outro. A Tv Globo precisa das “reformas” do desgoverno Bolsonaro e por sua vez, o governo Bolsonaro depende desta falsa disputa com notícias negativas, já que o mesmo não se preocupa em ser racista, misógino, homofóbico e fascista – muito pelo contrario, é beneficiado, pois, esquece de governar para os pobres elegendo um inimigo inexiste, a imprensa. Que absurdo!
É justa a comemoração dos flamenguistas, aliás, 38 anos não são 38 meses. Comemorem. Mas, a partir de segunda é preciso voltar ao estágio inicial de indignação: desempregados procurando empregos, alentados sem expectativas e os empregados com medo. Atônitos, e mergulhados na informalidade, e sem expectativas assistimos as publicações das MPs que retiram os nossos direitos sem nenhum esbouço de revolta.
Voltamos à inércia, – alegremo-nos com as vitórias dos nossos times, lamentaremos as MPs como cordeirinhos, pois, é algo inevitável – nessa insegurança jurídica preocupante e anestesiar-se embalados por estes contos de fadas feito para adultos como pontua Souza (2015) produzido pela Rede Globo. Isso para tornar a realidade opaca e seguir beneficiando-se das atrocidades cometidas pelo governo contra o povo.
E escola, professores (as) e a educação têm este papel questionador e ao mesmo tempo de propor uma reflexão crítica no tocante às todas estas questões nacionais, ou seja, fazer com que os estudantes olhem a nossa realidade e tenta transformá-la e saber acima de tudo ler nas entrelinhas. Este é o projeto de vida. Atletas riquíssimos, governo neoliberal e povo apático. Isso é que dar eleger presidente que não entende de economia e deixa tudo nas mãos de um Chicago boys e rentista como Paulo Guedes. Deixamo-nos isto tudo de lado, afinal de contas, Flamengo está no topo da América e Amor de Mãe estreia segunda-feira. Faz a festa – alegrias.


SOUZA, Jessé. A Tolice da Inteligência Brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. Rio de Janeiro: Leya, 2015.

BRASIL, Presidência da República: Secretaria-Geral/Subchefia para Assuntos Jurídicos. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 195, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2019. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Mpv/mpv905.htm> Acesso em: 14 nov. 2019.

DOS DEPUTADOS, TV Câmara. Jessé Souza lança o livro "A Elite do Atraso". [28 min 30] Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=a-OHSwXcGjY> Acesso em: 14 nov. 2019.

LEAL, Saada; LIMA, Henrique; BAHIAH, Leandro e [et al]. Projeto de Vida: Brasil - Futebol, Telenovela, Escola e Caos.  [Artigo]. Ibitupã: Ibitupã News, 2019.




|Diretor-presidente: Pericles Gomes | Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira | Produção Executiva: Jailton Silva Gomes | Direção de Pauta: Leandro Bahiah | Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes | Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz | Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.|