domingo, 28 de abril de 2013

O ENFOQUE FALA MAIS UMA VEZ DA FALTA DE EDUCAÇÃO COMPORTAMENTAL EM IBITUPÃ


Texto: Abel Meira.
Fotos: Pericles Kinho.

Venho novamente abordar este tema, porque ainda se tem muito a explorar sobre educação comportamental, ás vezes se torna um assunto chato de tratá-lo, mas, é necessário. Porque uma vez que se faça uma crítica construtiva, para que as pessoas e as autoridades competentes percebam os erros, corrigindo-os não é critica, é ajuda. Tendo em vista sempre que precisamos conscientizar as pessoas.
Você caro internauta já reparou nas casas, nas muretas , e em até vias públicas das cidades? É a maldita Propaganda Eleitoral; tornando-se Poluição Visual. Emporcalhando as ruas, e deixando para os visitantes  destas cidades uma certa impressão de desleixo por parte dos cidadãos, e das autoridades locais. Não é impressão, é mais cristalina verdade. 

E infelizmente Ibitupã não foge a esta realidade. É um terrível hábito cultural a colocação de painéis de propaganda pintadas em muros, casas particulares, e até em vias públicas o que é determinadamente proibida pela Lei Eleitoral, e mesmo assim, a grande maioria dos candidatos continuam fazendo uso deste expediente. E passado seis meses da eleição as propagandas continuam, ao chegar em Ibitupã parece-nos que a eleição será amanhã. Falta com certeza educação comportamental!

A falta de educação comportamental dos políticos é gravíssima e nenhum cidadão tem o desprazer de conviver com uma cidade poluída visualmente. Aqui em Ibitupã o cartão de visita, é a poluição visual. Esta prática dos painéis trazem alguns problemas: A desigualdade entre os candidatos. Quem tem mais  poder aquisitivo, faz mais painéis, ferindo assim o princípio da igualdade  e o da livre concorrência.

Os candidatos colocam aqueles painéis gigantescos nos muros, depois que ganham ou perdem a eleição, nem uma “mão de cal” manda alguém passar. Muitas vezes também o cidadão saudosista manda deixar o painel, é verdade.  Entretanto, cidadão-eleitor, lembre-se que contribuir com a poluição visual é crime. Vamos cobrar dos candidatos que pintem os muros novamente, caso contrário; nada de muro para propaganda. 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.