quinta-feira, 8 de maio de 2014

PROVA DO ENEM 2014 SERÃO APLICADAS NOS DIAS 8 E 9 DE NOVEMBRO

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre os dias 12 e 23 deste mês. A informação foi divulgada hoje (8) pelo Ministério da Educação (MEC). O edital do Enem será publicado amanhã (9) no Diário Oficial da União e estará disponível também no site do Inep.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.
Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Nesta edição, o Enem traz novidades na acessibilidade. O site do exame vai oferecer o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual utilizarem o computador, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva.
No dia do exame, os candidatos devem estar atentos aos horários. Os portões abrem às 12h e a prova começa às 13h (no horário de Brasília). No caso dos candidatos sabatistas, que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno, no dia 8, a prova será aplicada às 19h, no horário da capital federal. Para os sabatistas que estarão no Acre, em Rondônia, em Roraima e no Amazonas, o início será às 19h, no horário local. No entanto, todos os sabatistas têm que chegar ao local de prova entre as 12h e as 13h.
No primeiro dia de prova, serão avaliados os conhecimentos em ciências humanas e ciências da natureza. O término está marcado para as 17h30. No segundo, os candidatos responderão a questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, e as provas terminam às 18h30.
Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas.
"Sabemos o quanto o Enem é importante para o país do ponto de vista da oportunidade que abre para os jovens e para os adultos. sabemos que, à medida que [o exame] vai sendo aperfeiçoado, vamos vendo mais confiança e gerando mais oportunidades", disse o ministro da Educação, Henrique Paim.
O ministro também comentou a expectativa de aumento de inscrições. A projeção se deve ao fato de mais universidades terem aderido ao Sisu. Segundo o Inep, o número de instituições chega a 115. Outro motivo é a exigência do exame em programas como o Ciência sem Fronteiras. 

Fonte: AGÊNCIA BRASIL 

APÓS 1 ANO, FRAUDE DO LEITE NO SUL TEVE PRISÃO DE 16 DOS 26 DENUNCIADOS

ex-direitoeesquerdo 

Um ano depois de deflagrada (em 8 de maio do ano passado), a operação "Leite Compen$ado" resultou na prisão de 16 pessoas em 24 municípios gaúchos, informou o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul (MPE) nesta quinta-feira.


De acordo com a instituição, 26 foram denunciados. Seis foram condenados a penas que variam de dois anos e um mês em regime semi-aberto a 18 anos e seis meses em regime fechado. Quatro pessoas foram soltas por meio de liberdade provisória ou habeas corpus.



A operação se iniciou quando o MPE desbaratou um grupo de cinco transportadoras que adicionavam água e ureia (que contém formol) para aumentar o volume do leite cru destinado à produção de leite UHT das marcas Líder (da LBR Lácteos Brasil), Italac, Mu-Mu (da Vonpar) e Latvida (da Laticínios VRS).



As indústrias que receberam o leite adulterado flagrado na primeira fase da operação negaram envolvimento com a fraude. A VRS está em recuperação judicial.



Segundo o MPE, as ações civis coletivas de consumo contra as pessoas físicas e jurídicas envolvidas já resultaram na apreensão de 90 veículos e 27 imóveis, avaliados em R$ 10 milhões. As ações contra a VRS e a Vonpar ainda estão tramitando, acrescentou o Ministério Público.


Fonte: UOL.