quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A SITUAÇÃO DOS AFRODESCENDENTES BRASILEIROS TEM QUE MUDAR. E TODOS SÃO RESPONSÁVEIS POR ESTA MUDANÇA.



Texto: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Imagem da Internet.
Um dia destes qualquer analisando uma embalagem de brinquedos, pude perceber que a cultura da política que inferioriza o afrodescendente era explícita. Este tema requer uma discussão mais ampla no que diz respeito à maldita herança da escravidão na vida quotidiana dos afrodescendentes brasileiros. É uma questão seria que merece ser discutida e vai muito além das cotas. As cotas são necessárias como um meio de compensar os erros que o Brasil cometeu com os afrodescendentes do nosso país.

A caixa de brinquedos traziam objetos de plásticos de cor rosa: panelas, pratos e garfos. No verso da embalagem tinha duas crianças, cada uma na extremidade da caixa. Uma criança branca e outra afrodescendente, ambas muito sorridentes. Quando se viram a frente da caixa quem está em destaque? A criança branca. Tomando quase toda embalagem. A outra situação bastante curiosa é que a criança afrodescendente (empregada) parece que prepara a comida tampando uma panela enquanto a criança branca (patroinha) se serve.

A empresa responsável pelos brinquedos tem o nome de Mielle Brinquedos www.miellebrinquedos.com.br. O brinquedo levava o nome de Mestre Kuca. Outra observação entrando no site da empresa você caro internauta examinará e constatará que não se encontra nenhuma criança afrodescendente na página de apresentação (home). É o preconceito institucionalizado. E essa realidade tem que ser mudado, pensamento este que só retrocede e que atrasa o país.

selliga.com
E todas essas situações passam despercebidas e as pessoas têm isso como normal. Não é normal! E as crianças que verão umas destas cenas acreditarão que sua única saída serão tornarem-se empregadas, são condicionadas a acreditarem nesta prática secular. É triste esta situação! Mais ocorre frequentemente no nosso dia a dia. E não só os afrodescendentes têm que lutar contra esta aberração, nós temos a responsabilidade de mudar esta história.

– E as crianças brancas têm culpas de estarem no site? – perguntou um rapaz enquanto eu escrevia o artigo. As crianças, não. A culpa é de todos que não fazem nada para mudar esta situação.


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.


A LJ TELECOM ACREDITA NA POSSIBILIDADE DE TER SIDA SABOTADA.

Torre onde se localiza as antenas -Ipiaú/BA


Por: Leandro Bahiah.
Fotos: Lucas Rodrigues.

A LJ Telecom que fornece internet para os distritos de Ibitupã e Acaraci e cidades como Dário Meira e Ipiaú veio hoje a público explicar o porquê da falta de internet desde sexta à noite (24).  Segundo um dos proprietários da empresa o problema se deu depois que as duas antenas que ficam no município de Ipiaú (BA) foram queimadas.

Fios das Antenas.
Lucas Rodrigues disse mais, que após chegar à torre, foi detectado o problema das antenas queimadas, segundo o proprietário, o fio da antena que se alimenta da energia elétrica estava danificado (descascado) no meio, e onde foi encontrado outro fio que fora conectado a um mesmo fio da antena causando um (curto-circuito), e que provavelmente poderá ter sido a causa da queima das antenas. 

Instalações da Torre.
O técnico juntamente com os proprietários acredita na possibilidade de uma sabotagem, até o momento todos da LJ Telecom estão trabalhando para sanar o problema da falta da internet e ao mesmo tempo em que pede desculpa e compreensão por parte dos seus clientes usuários que se encontram espelhados por todas as cidades onde a empresa presta o serviço. 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.



                                                                                                            

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.

  Por: Pericles Gomes

Um dia desses me perguntaram se eu era contra ou a favor da redução da maioridade penal. Respondi de forma bem sintética e rápida. Mas prometi que escreveria um artigo e explicaria melhor. Aqui estou eu.

Começo falando da PEC 33/2012, de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira do PSDB de SP. De acordo com a PEC 33 (PEC da Redução da maioridade penal) os adolescentes 16 anos passariam a responder penalmente pelos seus crimes mais asseveradamente. Essa discussão é antiga e muito polêmica. Sinceramente não acho que essa seja há solução. Aliás temos o mal costume de querer resolver problemas difíceis, com soluções fáceis ( Papa Paulo VI). É como dar camisinha e fazer o povo acreditar que assim o problema das DST's está resolvido. Isso tudo nada mais é do que uma mentira bem contada. E tolos que somos, temos crido.

A solução não está em colocar os meninos na cadeia, mas proporcionar os meio necessários para que eles não entrem no crime. Os primeiros estudos sobre a juventude brasileira datam do início da década de 1960. Até então, pouca atenção foi dada às questões relativas aos jovens, os movimentos juvenis e seu papel na sociedade moderna.  

As nossas penitenciarias estão superlotadas, o sistema carcerário está falido a muito tempo. Imaginem agora como ficaram com mais milhares de jovens, que não tiveram acesso a educação, esporte, cultura, trabalho, dignidade? Claro que assim ficaria muito mais caro para o Governo, no entanto aparentemente os problema estaria sanado. 

A Pastoral da Juventude elaborou 18 razões pelas quais dizemos NÃO a Redução da Maioridade Penal. Ei-las:

1)      Porque já responsabilizamos adolescentes em ato infracional;
2)      Porque fixar a maioridade penal em 18 anos é tendência mundial;
3)      Porque o índice de reincidência nas prisões é de 70%;
4)      Porque reduzir a maioridade penal não reduz a violência;
5)      Porque a lei já existe. Resta ser cumprida;
6)      Porque a fase de transição justifica o tratamento diferenciado;
7)      Porque, na prática, a PEC 33/2012 é inviável;
8)      Porque reduzir a maioridade penal é tratar o efeito e não a causa;
9)      Porque reduzir a maioridade penal isenta o Estado do compromisso com a juventude;
10)   Porque as leis não podem se pautar pela exceção;
11)   Porque o Brasil está dentro dos padrões internacionais;
12)   Porque reduzir a maioridade penal não afasta crianças e adolescentes do crime;
13)   Porque afronta leis brasileiras e acordos internacionais;
14)   Porque educar é melhor e mais eficiente do que punir;
15)   Porque importantes órgãos têm apontado que não é uma boa solução;
16)   Porque poder votar não tem a ver com ser preso com adultos;
17)   Porque os adolescentes são as maiores vítimas, e não os principais autores da violência;
18)   Porque o sistema prisional brasileiro não suporta mais pessoas.

o seguinte caso ela essa PEC seja aprovada:
1 - Não vamos poder proibir as produtoras de vídeo pornôs de produzir pornografia com garotas de 16 anos - pois elas serão maiores de idade.
2 - Não vamos poder proibir que garotas de 16 anos se prostituam em boates e zonas de meretrício - pois elas serão maiores de idade
3 - Não vamos poder proibir a venda de bebidas alcoólicas aos adolescentes de 16 anos - pois eles serão maiores de idade
4 - não vamos poder impedir que nossos filhos adolescentes abram empresas sozinhos ou faça empréstimos bancários - pois eles serão maiores de idade.
5 - Não vamos poder impedir que nossos filhos adolescentes se casem na primeira paixão - pois eles serão maiores de idade
6 - Não vamos poder impedir que nossos filhos adolescentes viajem sozinhos para qualquer lugar do planeta sem nossa autorização - pois eles serão maiores de idade.

Portanto não posso de maneira nenhuma ser favorável a redução da maioridade penal. A juventude está sozinha a muito tempo, culpá-los então é mais uma deplorável mentira bem contada. Quem  é a favor da Juventude não pode de maneira alguma concordar com mais essa "faxina" étnica. Sobrará mais uma vez para os mais pobres e para os negros que moram em condições sub-humanas nas favelas do país da Copa do Mundo, das Olimpíadas, dos estádios novos e modernos.

Agora é para 16 anos, amanhã para 14, depois 12. E não sabemos onde isso vai parar. Por isso vamos cortar o mal pela raiz e dizer não a redução da maioridade penal agora que podemos.