quinta-feira, 31 de outubro de 2013

IBICUÍ: TCM ENVIOU RELATÓRIO DAS CONTAS DO EX-PREFEITO CLAUDIO DOURADO

O tribunal de Contas dos Municípios (TCM), enviou para a câmara de vereadores de Ibicuí o relatório do julgamento das contas referentes ao ano de 2011, do ex-prefeito Claudio Dourado (PTB).

O presidente da câmara de vereadores, Onildo Junior (PSD), vai respeitar o tempo legal e notificar o ex-prefeito para o mesmo apresentar a defesa.

O TCM opinou pela rejeição das contas, mas o ex-prefeito Claudio Dourado está se articulando para tentar conseguir os 6 votos necessários para aprovar as contas na câmara de vereadores.

A prefeita Gilnay Santana (PTN), está se movimentando com o objetivo de rejeitar as contas de Cláudio, por isso a disputa é grande nos bastidores da câmara de vereadores.

Fonte: POLÍTICOS DO SUL DA BAHIA


UOL EDUCAÇÃO: CORREÇÃO COMENTADA DO ENEM 2013 TEM 6 RESPOSTAS ALTERADAS.

Após a divulgação do gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013, na última terça-feira (29), os professores do Curso e Colégio Objetivo alteraram as respostas de seis questões da correção comentada das provas, publicada pelo UOL no sábado (26) e no domingo (27).

Segundo o Objetivo, a direção ainda está discutindo se contestará oficialmente alguma questão do Enem.
As questões alteradas foram as seguintes: 29, 41, 95 (espanhol), 109, 122 e 128. A numeração corresponde à prova amarela.
Na questão 29, os professores veem problemas e afirmam que a Lei das XII Tábuas, promulgada pelo Senado em 450 a.C, não tratava de cidadania. "A cidadania foi estendida a todos os homens livres, dentro dos domínios romanos, pelo Edito de Caracala, em 212 d.C.", diz o comentário da questão.
Sobre a questão 41, os professores afirmam: "A alternativa B é que mais se atém ao texto. Entretanto, a alternativa A expressa a visão contemporânea sobre a conquista espanhola da América e poderia ser interpretada como representativa do "sentido" (isto é, do significado) do texto; e até a alternativa C poderia eventualmente ser escolhida, pois o trecho reproduzido também enfatiza a ideia de mortandade, ainda que lhe reserve menos espaço que as considerações de caráter militar. De qualquer forma, a questão foi elaborada de tal maneira que pode suscitar no candidato dúvidas sobre qual seria a resposta correta".
Já na questão 109, para os professores, a alternativa C (resposta oficial) não difere da alternativa B, pois em ambas o recurso linguístico em questão é descrito de forma equivalente. Os professores consideram que as alternativas B e C deveriam ser consideradas corretas.
Para os professores a questão 122 não é clara e a resposta oficial não é aceitável, "pois não se entende qual seja o 'comportamento idealista' de Brás Cubas que a 'metáfora do relógio' redirecionaria. Trata-se de um teste confuso, que deveria ser anulado".
Na questão 128, os professores afirmam que a pobreza, visual e verbal, dos quadrinhos apresentados faz com que seja exagerada a sua descrição na alternativa D (resposta oficial). "Além disso, tal descrição não contempla o último dos quadrinhos, voltado não para a forma ou conteúdo do livro, mas para a relação do leitor com ele, o que deve ter motivado confusão e erro para os candidatos. Ainda assim, a resposta menos má é a D", afirmam os professores no comentário da correção.
Já a questão 95 de espanhol, 186 na sequência da correção comentada, apresentava a alternativa D como correta. Os professores do Objetivo alteraram a resposta para a letra C, concordando com o gabarito oficial.

Fonte: UOL. 

TRABALHADOR RURAL IBITUPAENSE É HOSPITALIZADO NA CIDADE DE JEQUIÉ, ÁPOS SOFRER QUEDA.

Por: Leandro Bahiah.

Ontem, por volta das 09h30min na Praça da Liberdade no distrito de Ibitupã, Renan Silva Reis, 28 anos conhecido como Bicudo, acabou sofrendo uma terrível queda quando retornava ao trabalho. Segundo testemunhas quando Renan tentou montar no cavalo, o cavalo pulou e resultou que Renan desequilibrou e chocou as costas violentamente no chão.
Completamente inconsciente, os populares e parentes o socorreram-no, Renan trabalha na Fazenda Belo Horizonte. No momento o mesmo se encontra internado na UTI do Hospital Prado Valadares na cidade de Jequié, BA. O estado de saúde do trabalhador rural, segundo familiares é grave.
Segundo informações ainda não confirmadas, Renan Silva passa por uma cirurgia na cabeça. Os ibitupaenses torcem e rezam para que o mesmo tenha sua saúde seja restabelecida o mais breve possível. Caso você tenha mais informação passe para nossa Redação ou comente na postagem abaixo.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.


ACONTECERÁ UM ECLIPSE SOLAR DIA 3 DE NOVEMBRO

Um eclipse solar total irá ocorrer em 3 de novembro de 2013. Será visível com totalidade no norte do Oceano Atlântico a leste de Flórida, Gabão e na África, ao sul de Costa do Marfim e Gana, com o máximo de 1 minuto e 39 segundos. Também será visível em parte da Região Norte e em todo território do Nordeste do Brasil.
De acordo com o tempo internacional, um eclipse solar irá ocorrer em 3 de novembro de 2013, que será visível em algumas partes do mundo. A seguir mostra as cidades em Brasila partir do qual o eclipse poderia ser visível (note que o seguinte é uma pequena lista de algumas das principais cidades, o eclipse pode ser visível a partir de outras cidades não listados aqui). A data e hora local das fases do evento são mostrada abaixo.
CidadeEclipse visível?
BrasiliaNão
AcreNão
AlagoasSim
AmapaSim
AmazonasSim
BahiaSim
CearaSim
Espirito SantoNão
GoiasNão
MaranhaoSim
Mato GrossoNão
Mato Grosso do SulNão
Minas GeraisNão
ParaSim
ParaibaSim
ParanaSim
PernambucoSim
PiauiSim
Rio de JaneiroNão
Rio Grande do NorteSim
Rio Grande do SulNão
RondoniaNão
RoraimaSim
Santa CatarinaNão
Sao PauloNão
SergipeSim
TocantinsSimFonte: EU AMO ASTRONOMIA


INEP VIGULGA GABARITO OFICIAL DO ENEM 2013

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou na noite desta terça-feira (29) o gabarito oficial do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais de 5 milhões de inscritos fizeram as provas com 180 perguntas e uma redação no final de semana dos dias 26 e 27 de outubro.


No sábado, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. No domingo, os candidatos tiveram 5h30 para resolver 90 questões de múltipla escolha sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 
No segundo dia, os alunos tiveram também de escrever um texto dissertativo-argumentativo com o tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Este ano, a redação terá correção mais rigorosa. Após textos com hino de time e receita de macarrão no ano passado, o MEC (Ministério da Educação) prometeu que redações com gracinhas e com trechos desconexos receberão zero.
Fonte: Uol