sexta-feira, 9 de setembro de 2016

PAPEL E ESPERANÇA: EIS AS MINHAS ARMAS.

Por: Pericles Gomes

A coisa mais dolorida que pode acontecer a quem escreve, é sem dúvidas, se ver impossibilitado de escrever, no meu caso, fui eu mesmo quem me impus uns dias sabáticos. Tinha prometido a mim mesmo que pouco ou nada diria sobre a atual conjuntura política em nossa Ibicuí. No entanto, me vejo agora, obrigado a tecer alguns precários comentários sobre ela. 

Tenho muito dificuldade em manter-me silenciado, por isso, dou por encerrado os meus dias sabáticos. Acredito, e afirmo com todo o fervor do meu coração que não gosto de escrever nada que pareça negativista ou que transmita pessimismo. Penso que o papel de qualquer escritor (Peço as devidas vênias para incluir-me nessa plêiade) é justamente o contrário; é o de acalantar os desesperados, é manter acesa a chama da esperança e aquecer os corações ávidos de crença no futuro e na vida. 

Coisa semelhante ao que acontece com a Rosa de Jericó ao entrar em contato com a água. Ela é uma planta que tem por origem os desertos áridos e secos do oriente e é um exemplo glorioso que a natureza nos proporciona. Na falta de água, o que é comum nos desertos, ela enrola-se sobre si mesma, formando uma bola e é levada pelo vento por todo o deserto. Para que se desenrole e reviva, basta apenas algumas gotas d'água. Em pouco tempo ela abre-se e pode-se apreciar a planta com um aspecto colorido verde/prata. É ressurreição! (Escreverei um artigo sobre a Rosa de Jericó, aguardem. Quem quiser ver o milagre, busque por videos no Youtube). 

Em síntese, é por em prática a oração de São Francisco de Assis a nossa missão. Cito apenas um trecho para que possam recordar: "Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz... Onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz...". Tentando ser fiel a esse mandado, decidi escrever-vos. Não sou vaticida, minha preocupação é com o presente.

Não se desespere ainda, não. Apesar dos pesares, estamos evoluindo. É sempre bom lembrar que, salvo exceções, mas sim, estamos melhorando. Lentamente, claro. Mas estamos. E urge propagarmos essa boa-nova, sem querer parecer algo messiânico. Messianismo a essa altura da vida é uma tolice que não se encaixa na nossa realidade conjuntural, é ouro de tolo. Como disse um sábio amigo meu: “Ibicuí não está órfã, não carecemos de painho e mainha, precisamos é de representantes”, que nos represente de verdade.

Aos que acham que tudo está perdido e que "os jovens são tão jovens e fica tudo por isso mesmo", eu aviso: Um jovem de 24 anos decidiu candidatar-se a prefeito de Ibicuí. Em uma eleição com três candidatos, o jovem Sillas Prado é o único que foge do tom geral e traz um discurso novo. E por incrível que lhes possa parecer, ele conseguiu juntar-se a outros jovens que não querem só correr atrás de candidatos. Não estão preocupados com a "marreta do chapolin e muito menos com o taca, taca”. Superemos essa bestificação.  

Não podemos de maneira alguma perder a capacidade de decidir, de escolher, de julgar. Em outras palavras, precisamos ter "sã consciência", isto é, ter a consciência sarada, sã. Insisto em dizer que o futuro nos cobrará, não sejamos negligentes agora. 

Partilho uma frase que vi no Facebook esses dias: Não quero que pense como eu, só quero que pense”. Infelizmente muitos deixaram o cérebro de lado, agora reagem apenas a estímulos, viraram robôs, morreram. Pessoas que não pensam como eu e nem como você, porém, não podemos dizer que não pensam. Entretanto, é preciso pensar! Não custa nada, vale a pena. Quem experimentou não se arrependeu! 

Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.