quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

CARTAS AOS JOVENS DE IBITUPÃ

 Por: Pericles Gomes.
Imagem: Internet.

Dedico dessa vez meu tempo e algumas linhas para escrever aos jovens. Nelson Rodrigues dizia que: "O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: o da inexperiência". O jovem crer que a sua juventude será eterna e por conta disso muitas das vezes não mede as consequências de seus atos. O que pode ser terrível. Mas que também pode não passar de algo supérfluo.

Esta semana para a tristeza de todos, o jovem Maicon partiu para eternidade. Um menino forte, sadio, brincalhão, esportista, comunicativo e que nos últimos anos de sua vida, viveu assiduamente a sua fé. Pela minha crença cristã, tenho crido que ele já está junto com Cristo Jesus no céu. E a sua partida, nos faz refletir de forma abundante. Principalmente aos mais moços. O que é que nós temos feito com a nossa vida, o que é que temos feito com a nossa juventude.

É triste observarmos e constatarmos que a esmagadora maioria, infelizmente tem desperdiçado a sua mocidade com tantas besteiras, trivialidades e ilegalidades. O jovem tem vivido mal a sua sexualidade, querendo sexo a qualquer custo, seja com quem for. O que vale é o prazer, se foi bom basta. Mesmo que o corpo e a mente não estejam prontos para isso.

Os jovens tem começado a beber muito cedo. Meninos e meninas em tenra idade consomem bebidas alcoólicas sem nenhuma moderação. Em qualquer esquina ou bar veremos eles embriagados. Pouco importa se é cerveja, cachaça, vodca, vinho e tantas outras inomináveis bebidas. Tudo pela diversão. Tudo em nome da felicidade.

Não poderia deixar de falar das abomináveis drogas ilícitas. Muitos! Isso mesmo, extraordinariamente muitos de nossos jovens, estão se perdendo por causa delas. Primeiro era apenas maconha, hoje infelizmente é sabido por vários, que é alarmante o número de jovens que estão usando cocaína.

Estamos na era digital, na era da informação, da internet. E mesmo assim os jovens tem se perdido. Quer seja nas drogas licitas e ilícitas, quer seja na busca desenfreada por prazer, por sexo. Sinceramente não dá para entender: "onde os esses meninos estão com a cabeça" como costuma dizer minha avó Dona Preta.

Odeio ser pessimista ou transmitir alguma mensagem que pareça pessimista. Mas uma coisa é certa, nós não somos eternos. Nem muito menos sabemos quando vamos partir ou até quando vamos estar por aqui. Então é hora de mudar agora, hoje, já. Maicon é a prova real e inconteste dessa verdade.

Não sou contra a bebida, sou contra o consumo exagerado (dependendo da idade sou contra qualquer quantidade de consumo). Não sou contra o sexo, afinal todos nascemos de uma relação sexual. Mas a minha fé Católica me diz que ele deve ser praticado com responsabilidade e na hora certa. Quanto as drogas ilícitas sou totalmente contra. Até o nome já é suspeito. O dicionário nos diz que ilícito é: não lícito; proibido pela lei; injurídico, ilegítimo; contrário à moral e/ou ao direito. Então não tenho como ser favorável ao seu uso.

Portanto é chegada a hora de convidar os jovens a meditarem. Para fazer uma auto reflexão e rever certos conceitos tidos como modernos. Moderno é o jovem que foge das ilusões da vida e não se deixa seduzir pela aparentes "alegrias". Não vos julgo. Mas peço que reflitam comigo sobre isto.

Eu acredito na força do jovem, na força transformadora da juventude que age de forma consciente. Sei que vos não sois os algozes. Na verdade sois as vitimas. Vitimas dessa lógica torpe, vil e cruel da permissividade e bestialidade desta nossa sociedade moderninha. Volto a afirmar: acredito cem por cento na juventude de minha Ibitupã amada. Está na hora de vós crerdes também. 


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.


Fonte: pericleskinho.blogspot.com.br