sexta-feira, 28 de março de 2014

"SÓ AS MENINAS QUE NÃO TIVERAM RELAÇÕES SEXUAIS PODEM TOMAR A VACINA CONTRA O HPV", DIZ AGENTE DE SAÚDE EM IBITUPÃ.


Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Nesta quinta (27) no PSF de Ibitupã, segundo uma fonte do IN,  a agente de Saúde, Ivanilda teria dito: “SÓ AS MENINAS QUE NÃO TIVERAM RELAÇÕES SEXUAIS PODEM TOMAR A VACINA CONTRA O HPV". Esta afirmação pegou todos de surpresa. Pessoas vinheram até os redatores do IN para pedir esclarecimentos sobre o tema.
O IN pesquisou e não encontrou nada que referisse que as meninas de 11 a 13 anos que tiveram relações sexuais não podem ser vacinadas. Por que o Ministério da Saúde estabeleceu a faixa etária de 11 a 13 anos para a vacinação? O ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual. Nas meninas não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia de 98,8%. Fonte: Zero Hora.
Tentamos entrar em contato com a agente Ivanilda para que a mesma confirmasse a afirmação, entretanto era tarde e a mesma encontra-se dormindo. Então fica um esclarecimento da Secretaria de Saúde de Ibicuí para esclarecer as mães que estão aflitas. Segundo informação terá na segunda (31) uma palestra nas escolas municipais de Ibitupã, sobre a vacinação contra o HPV.
Para receber a imunização, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identificação. Caso os pais ou responsáveis não concordem com a vacinação das adolescentes, eles devem assinar o "Termo de Recusa de Vacinação contra HPV", distribuído pelas escolas antes da vacinação. Fonte: G1
Contraindicações : Fora a restrição de idade - que acontece porque a Anvisa permite apenas a aplicação da vacina em públicos onde estudos clínicos comprovaram sua eficácia - e as pessoas que são alérgicas a algum componente da medicação, ainda não há outras contraindicações. Efeitos adversos possíveis: Também não há evidências de efeitos colaterais, apenas possíveis desconfortos locais, como edemas e dor onde a injeção foi aplicada. Estudos também indicam não haver risco na aplicação dessa vacina em conjunto com a da hepatite B. Fonte: www.minhavida.com.br

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.