quarta-feira, 28 de setembro de 2022

CLARA SODRÉ, ALUNA DO 9º ANO, FAZ HOMENAGEM AO SAUDOSO PROFESSOR EDNADO JOSÉ.

Clara Sodré

Por Leandro Bahiah

Fotos: Marcos Brega Light.

Nesta segunda (26), foi reinaugurada as escolas municipais de Ibitupã que passou por uma reforma total, incluindo a construção do muro, uma reivindicação antiga da comunidade escolar, por isso, tratou-se algo histórico e que cominou com a mudança do nome da Escola General Emílio Garrastazu Médici para Escola Municipal Professor Ednaldo José, uma justa homenagem a uma figura que atuou na educação Ibitupanse por muitos anos, ao tempo que faz uma reparo histórico, uma vez que no governo Médici houve perseguição aos estudantes, levando-os a morte, muitos estão desaparecidos até hoje, ou seja, não combina com uma educação pública que antes de tudo deve ser um espaço plural. Segundo, o G1, número de escolas com nomes de presidentes da ditadura militar cai 26% em uma década. Garrastazu governou o País (1969 a 1974).

No momento, Natércia, a primeira diretora das escolas de Ibitupã, fez uso da palavra, e destacou que o sonho maior de todos naquela época era a criação do muro e fez elogios a nova estrutura das escolas, por sua vez, Atanis, primo do homenageado falou sobre Ednaldo José e afirmou perante ao Prefeito Marcos Galvão que quando foi anunciado a construção do muro não acreditou, já que, em administração anteriores foi uma promessa jamais cumprida.

Ato de Reinauguração
Destaque para a homenagem de Euline, aluna do 9º ano, que enalteceu a figura de Ednaldo José. Tivemos também a fala do autor do projeto da mudança do nome da escola, Vereador Adeilson Souza, o Déi de Regina, que agradeceu a família de Ednaldo, o empenho do seu grupo político incluindo a pareceria com o Prefeito Marcos e Vice Salomão, e seus pares na Câmara, dando destaque ao empenho da Presidenta da Casa, Vereadora Carol, e em seguida, passou a palavra para o Coordenador de Distrito, Amauri Leão. O Vice Salomão e o Prefeito Marcos concluíram as falas, e ambos, destacaram a vinda de mais obras como, por exemplo, o oferecimento de água potável tratada nos próximos meses.

Clara Sodré, estudante do 9º Ano, homenageou o saudoso Professor de Educação Física e Religião, a mesma, iniciou sua fala fazendo uma saudação as autoridades presentes: “Senhor Prefeito Marcos Galvão, Senhor Vice-prefeito, Salomão, Senhor Vereador Déi de Regina, Senhora Secretária de Educação Marta Valéria, Senhora Diretora Mônica Mendonça, professores, pais, funcionários e estudantes.  Bom dia!”, em seguida falou da figura do homenageado afirmando que “Falar do saudoso Professor Ednaldo José é fácil. Ele era um tio zeloso, um profissional dedicado, e sabedor do seu papel como cidadão e educador não mediu esforços para deixar o seu legado.”.

Foto panorâmica.
Clara lamentou a ida precoce do professor: “Infelizmente, quis o destino e Deus, que ele nos deixasse tão precocemente. Todavia, através do seu trabalho deixou seu nome marcado na história de Ibitupã, prova disso, uma escola do Distrito recebe o seu nome, exemplo de homem a ser seguido, um filho amado, sua alegria contagiavam a todos.”, e disse que hoje “certamente, ele [Edinaldo José] estar no Céu olhando e pedindo a Deus por todos nós, porque antes de tudo, Ednaldo José era Ibitupanse: amava sua gente, seus alunos e sua Ibitupã querida.”.

Disse da sua felicidade em falar em nomes dos estudantes Ibitupanse: “Contente estou, por em nomes de todos os alunos falar sobre essa pessoa tão querida, nessa singela homenagem, que se concretizou, graças a política, ou seja, graças ao empenho do Vereador Déi de Regina e de seus pares e do Prefeito Marcos Galvão.”, ao tempo que agradeceu Dona Tereza e Edvaldo “Para a família de Ednaldo José só podemos dizer: - Somos gratos a vocês por ter nos dado uma figura ímpar orgulho de todos nós Ibitupanse. Obrigado a todos!”, concluiu a estudante.


|Diretor-presidente: Pericles Gomes | Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira | Produção Executiva: Jailton Silva Gomes | Direção de Pauta: Leandro Bahiah | Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes | Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz | Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.|