sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A CULPA É DA SOCIEDADE?

Por: LEANDRO BAHIAH
Imagem: Internet.


www.genizahvirtual.com
Todos os ibitupaenses que vem passar as férias com os seus familiares na terra natal são unânimes em afirmar:
--- Ibitupã não muda!
Constatação verdadeira um tanto quanto óbvia. Isso está ligada a situação do distrito que apenas serve para dar votos. Entra ano sai ano, entra prefeito e sai prefeito e tudo continua como sempre!
E de quem é a culpa? De todos? Os ibitupaenses que vieram para a sua Ibitupã, passar o natal e o réveillon, a maioria já voltaram e levando consigo mais um membro da família. Fazendo uma propaganda digna de um marqueteiro profissional:
--- São Paulo é terra de gente morar! --- diz um e na mesma frase emenda --- não me acostumo mais com Ibitupã.
E assim continua a conversa. Por que ninguém chega e conta uma desvantagem se quer da Metrópole das oportunidades? A correria, o preconceito que os nordestinos sofrem pelos paulistas e paulistanos. Mas é obrigado a sujeitar-se a tais humilhações para sobreviver e ainda mandar uns trocados para sua mãe que vive na terra das adversidades: onde não tem emprego, lazer, e autoridades que não são capazes de cuidar dos interesses dos seus irmãos que são jogados ao vento. Faltas tantas outras cositas más. E de quem é a culpa?
É verdade, que nem todos os baianos são vítimas de preconceito, uma vez que os próprios têm vergonha de assumirem perante os parentes, e amigos. E a pergunta logo em seguida, depois de um aperto de mão ou um abraço:
--- O que fazes aqui? --- inquire o novo "paulista" e ao mesmo tempo responde --- nada. Vamos para São Paulo, moço.
É o mesmo que quando o cara chega a sua casa e que não encontrando um trabalho logo o seu inquilino:
--- É melhor tu encontrar um trabalho logo, arrumar uma casa pra alugar.
O cara sai da sua casa. Depois cai na rua e se torna mendigo, pois o orgulho e a vergonha o impede de pedir ajuda a família:
--- Alô! Mãe? Hum... Não se preocupe comigo. To bem, eu não vou mandar um dinheirinho este mês por que as coisas apertaram aqui. --- e despede-se da mãe --- sua bênção minha mãe. Depois de alguns anos se torna viciado em crack e morre. E lá se foi mais um.
E de quem é a culpa? Há quem diga que a culpa possa ser da Chapeuzinho Vermelho, outros afirmam que é o Lobo Mau e tem alguns lunáticos que juram que a culpa são das autoridades. Que munido de um “Poder” que em resumo seria serviço.
Tem que ter muita sensibilidade ou loucura para ouvir os irmãos lá fora pedirem:
--- Socorro! Socorro tem alguém aí?
Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.