segunda-feira, 13 de maio de 2013

NÃO AO BULLYING! SIM A DIFERENÇA!




Texto: Werônica Rios.
Imagem: Internet.

O que é bullying afinal? Eu me perguntava. Será que bullying é só um comentário maldoso sobre alguém, ou é mais grave que isso? Será só uma piadinha de momento? Vou lhes falar através de uma história, não em contos de fadas, onde os finais sempre terminam felizes. Mas uma história da vida real de alguém que sentiu na pele esse terrível preconceito das pessoas.
Era uma vez uma garota feliz que terminou os estudos no seu colégio até a 8º série e começou a estudar o ensino médio em outro colégio. Ela adora a idéia de conhecer os novos colegas, os professores. O sonho dela era concluir os estudos, formar-se, ter um trabalho digno e poder ajudar seus pais. Mas ela era diferente e isso incomodava algumas pessoas. As pessoas tinham as suas opiniões, mas a dela era diferente, ela não se vestia como todas se vestiam, não tinha as mesmas atitudes, então por ser diferente criaram uma barreira diante dela de críticas, piadas, colocavam apelidos e riam dela. Então tudo aquilo lhe foi sufocando, já não era mais a mesma, já não contava mais as horas para poder ir à escola. Entrar na sala então se tornara uma tortura, pois ela sabia o que lhe esperava. Nem concentrar-se na aula ela conseguia.
E agora os sonhos, os planos? Como estudar em um lugar onde ninguém a respeitava? O seu psicológico estava sendo afetado diante de toda aquela situação; e ela se perguntava todos os dias porque ela passava por aquilo. Será que é só por ela era diferente? Certas situações fizeram essa garota tomar decisões erradas, passou a experimentar drogas, bebidas, porque quando estava limpa lhe faltava coragem de enfrentar a situação, mas quando usava aquelas porcarias! Ela não sentia medo. Talvez você possa dizer que a decisão foi dela, que ela teve mente fraca. Mas olha só o que as pessoas fazem para não passar por tanta humilhação. Ela sentia coragem, felizmente os pais dela perceberam, procuraram consertar as coisas, mas não teve jeito. Tiraram-na do colégio. Afinal qual pai e mãe gostariam de ver um filho naquela situação de sofrimento?
A garota saiu do colégio. Dois anos da sua vida desperdiçados por trauma de entrar em outro e passar pela mesma situação. E agora? Será que os seus colegas ficaram com a consciência limpa? Agora vocês perceberam o que uma “simples brincadeira” de mau gosto pode fazer? 
Isso é BULLYING! A falta de respeito e aceitação do colega que não é igual a você. Agora vocês perceberam o que isso pode causar na vida de alguém? Aquela garota poderia se tornar uma viciada.
Felizmente ela conseguiu superar, mas e se fosse ao contrário? Será que essa história é engraçada? Sabe quem é a garota da história? Ela pode ser todas (os) vocês que passam por críticas todos os dias na sala de aula. Mas antes que aconteça outra história triste e real como essa nós, pais, professores e alunos precisamos respeitar a todos, principalmente os diferentes de nós.
Respeitar é o primeiro passo para não acabar com os sonhos, como fizeram com aquela garota. Espero sinceramente que todos tenham compreendido e digam                          NÃO AO BULLYING!

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

3 comentários:

  1. WERA PARABENS PELO BRILHANTE TEXTO, É SEMPRE BOM LEMBRARMOS DESTES MALES PARA PODERMOS EVITAR. FICA A DICA: NÃO AO BULLYING! SIM A DIFERENÇA!

    ResponderExcluir
  2. Bom Texto vc tem muito talento wero mo criativa voce , bom exemplo vc ta passando parabens..

    ResponderExcluir