segunda-feira, 8 de julho de 2013

ROÇA COMUNITÁRIA DE IBITUPÃ É ABANDONADA HÁ MAIS DE DEZ ANOS PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL!



Reportagem: Pericles Kinho e Leandro Bahiah.
Fotos: Adenilson kbça.

A Roça Comunitária se tornou realidade em 1990 no governo do ex-prefeito Theopombo que adquiriu aquelas terras e doou as pessoas que tinha sonho de produzir alimentos, que amavam a lida na roça. Foi uma visão de justiça social que o prefeito da época teve e que se consolidou por muitos anos. Mas com o passar dos anos o poder público municipal abandonou os posseiros. É preciso que a Prefeitura dê suporte não só econômico, mas oferecendo ajuda de um agrônomo, a consulta de um técnico da EMBRAPA e até mesmo jurídico para que os mesmos criem uma cooperativa. Como defendeu os Assessores do ex-candidato a vereador João Paulo, projeto este conhecido como COOPARTE.

Quarta, dia 03  (três) de julho, a equipe do Ibitupã News esteve na Roça Comunitária conhecida como Roça do Povo. E a reportagem pode comprovar como a Roça Comunitária foi abandonado pelo poder público municipal. Este abandono vem de longas datas."Entra um, fica pior. Entra outro fica mais pior... Desse jeito eles(políticos) não vão achar mais voto de Ibitupã" desabafou dona Tereza que no momento torrava farinha e concluiu: "Tô cansada de tanta promessa".
A estrada que liga Ibitupã a Roça Comunitária esta intrafegável

carecendo urgente de uma máquina para fazer o patrolamento para a entrada de transportes para o escoamento da produção de subsistência. Embora a produção seja pouca, contudo é desta atividade que aquelas pessoas que por muitos anos trabalham na roça tiram os seus sustentos: "Estamos aqui de teimoso e por gostar da roça, mas tá difícil os meninos" , disse Zuca, um dos proprietários.
A situação da Casa comunitária esta em situação deplorável, dos seis fornos existentes, apenas quatro funcionam. No alojamento o telhado está danificado, faltando telhas e os ripões caindo aos pedaços devido as ações dos cupins. " Só funciona esses da aqui pra lá", comentou Guza, atual coordenador da Roça Comunitária referindo aos fornos. Uma vez indagado pela Reportagem sobre a compra de óleo diesel  o Sr. Nil Panta declarou: ''A gente é que compra, eles deram logo no início foi óleo 40 e mais nada''. Diante de todos estes problemas a Prefeitura Municipal de Ibicuí deve tomar as medidas legais que lhes são cabíveis, caso contrário a roça comunitária estará fadada a acabar e junto o sonhos dos donos daquelas roças.
O funcionamento em pleno vapor da Roça Comunitária só traz benefícios ao comércio local e a população ibitupaense com a queda dos preços dos legumes, frutas e hortaliças e com isso o dinheiro circularia no próprio distrito aquecendo o comércio local. A única esperança daqueles guerreiros é que a prefeita Gilnay Santana atenda urgentemente suas reivindicações, caso contrário serão obrigados a abandonar suas atividades. 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

8 comentários:

  1. Até quem fim postaram alguma coisa sobre a nossa cidade ! Pq ultimamente só vem postando bestagem sobre o mundo, se eu quiser saber sobre as noticias do mundo eu entro em outro sites e da minha cidade eu só tenho esse ! Então vamos ver isso direito ai com tanta gente nesse site será que nenhuma mente caridosa pensou nisso nao !

    ResponderExcluir
  2. Respeite o trabalho dos menino rapaz! Ibitupã não é tão grande assim para ter notícias importantes todos os dias. E se eu quero ver noticia do mundo ou de minha região eu vou no Ibitupã News porque sei que os meninos estão atualizado, por que que eu não iria no site do Ibitupã News? Respeito Respeito Respeito ... é isso que os menino merecem pelo bom trabalho prestado a nossa cidade
    E só pra lembrar, a única coisa de bobagem que eu vir aqui,foi esse seu comentário medíocre e sem noção que não soma nada para o desenvolvimento de nossa queria Ibitupã. Respeite! e na próxima deixe seu nome, tenha um pouco de coragem como eles tem.
    Parabéns Ibitupã News

    ResponderExcluir
  3. E quem é vc pra ta falando algo comigo em ! Que eu saiba esse blog aqui é DREMOCRATICO serve também pra cada um por seu pensamento e esse foi meu pensamento nao é vc uma pessoa que eu nunca vir em minha deve ser PUXA SACO pra ai defender eles que são eles nao falaram nada pra vc vim falar MERDA ! e que sabe de uma só pela sua falta de educação o blog perdeu um leitor que gosta do blog e querendo ajudar dando minhas opinião pra que o blog fique melhor agora vem vc falar MERDA ! vc quis ser ai com essas palavras bonitinhas igual os POLITICOS de IBITUPÃ !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única merda até agora foi a dessa pessoa sem noção que não tem coragem de se identificar. eu que pergunto quem é você? Uma pessoa que não tem nem coragem de se identificar, tire sua mascara rapaz! E pare de falar bosta,os leitores do Ibitupã News não merecem ler esses tipos de comentário, tenha um pouco de respeito! Não preciso puxar saco de ninguém pra ver as qualidades dos meninos, que estão começando muito bem, mais sempre aparece alguém sem noção tentando desqualificar seus trabalhos, e tenho fé que um dia ainda irei ver um politico legal em ibitupã mesmo não votando ai, tiver o prazer de ver um jovem como joão paulo criando coragem para enfrentar e tentar mudar,e tive o desprazer de ver algumas pessoas votando contra a mudança e agora to tendo o desprazer outra vez vendo esses seus comentário ridículos. se toca!
      democracia e falar e assinar embaixo oque você pensa, e não ficar se escondendo.

      Excluir
  4. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=682137941813259&set=a.628434653850255.1073741827.628425070517880&type=1&theater ! divulga ai no seu blog ja que a outra disse que nao tem assunto pra ficar divulgando todo dia ! meu intuito aqui é so ajudar o trabalho e com essa divulgação ja faz um texto falando do outros anos que ibitupã foi campeão posta foto dos times campeões que ja foram !

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, o IBITUPÃ NEWS agradece todos os comentários e considera todos pertinentes. E em relação ao comentário anônimo acima, seria muito melhor que se identificasse e nos procurasse pessoalmente, para nos sugerir as informações de Ibitupã que nós ainda não publicamos. É verdade que ultimamente o blog ficou devendo algumas notícias de Ibitupã, mas não consideramos que as outras notícias não sejam importantes ou(bestagem), uma vez que as outras notícia obteve um grande número de visualizações devido sua relevância. E só pra lembrar o IBITUPÃ NEWS não é um blogue que publica exclusivamente e tão somente notícias de Ibitupã.

    O ESPAÇO ESTÁ ABERTO PARA CRÍTICAS, SUGESTÕES, ELOGIOS E ETC...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sim é uma resposta de quem entende das coisas, compreende as coisas de outro olhar um olhar de uma critica construtiva ! Mais desculpa ai se eu exagerei nas palavras minhas intenção aqui só foi ajudar !

      Excluir
  6. É meu irmão, eu já tive o prazer de fazer farinha aí nesta casa, e hoje vê-la nesta condições é muito triste mesmo. E espero que as nossas autoridades municipais dê um suporte aqueles guerreiros que tanto lutaram por aquele espaço que hoje está tão abandonado como vimos na reportagem.
    Dona Gilnay faça diferente dos outros que por ai passaram

    ResponderExcluir