sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CONFISSÃO DE UM FRACASSADO

Gostaria de dividir com vocês mais uma vez, um artigo que escrevi em dezembro do ano passado, e que continua muito atual. Ei-lo ai:

Por: Pericles Gomes.
Imagem: Internet. 

NÃO É UMA COISA MUITO FÁCIL DE SE ADMITIR, MAS CONFESSO QUE CANSEI!

Não é que eu tenha desistido dos meus sonhos, nem me frustrado com as minhas ideologias, nem muito menos tenha deixado de acreditar  que minha Ibitupã amada ainda será muito forte e vigorosa. Um lugar onde um dia ainda imperará a amizade, a harmonia, a paz e a serenidade.

No entanto é descomunal a minha frustração. Estou exaurido. Perdi as forças. Não aturo mais aqueles discursos políticos partidários medíocres e retrógrados, não consigo mais tolerar essa terrível divisão imposta e motiva por pilantras irresponsáveis. É duro ter que ver amigos tornando-se inimigos e vice-versa, por conta de interesses mesquinhos, baixos, espúrios ( que muitas vezes nem interesses deles mesmo não são).

Me enoja ver meus irmãos se prestando a papeis imbecis. Tenho aversão a essa baixaria que se tornou a nossa "política", que mais parece historinha de "faz de contas" ( eles fazem de conta que isso é política e nós fazemos de conta que acreditamos). Me causa calafrios ver os nossos jovens sem sonhos, sem perspectivas, sem ocupação, sem crença, sem rumo. É intragável  certas atitudes, certos posicionamentos que de uma forma ou de outra somos obrigados a aceitar. Cansei de tanto cinismo.

Estou fatigado em ver tanta imoralidade, tanto desrespeito, tanta falta de coerência, falta de discursos. Desgastei em ouvir tantas justificavas repetidas e incoerentes. É de ficar alquebrado ver o povo tão apático, tão anêmico, sem brilho e inerte diante disso tudo. E o que é pior, culpando os que se levantam contra essas promiscuidades e dizendo que "sempre foi assim"... E que vai continuar sendo para "sempre assim".

Abomino por fim ver minha Ibitupã sendo roubada. Roubaram-nos muito mais que nosso "ouro", levaram embora os nossos sonhos, os nossos projetos, as nossas convicções. Roubaram os nossos jovens e deram de presente para o alcoolismo, para as drogas ilícitas, para a prostituição. E ainda ficam felizes em saber que tem muita gente lucrando com isso.

Não tenho vergonha de reconhecer que não tenho mais forças para continuar lutando! Volta e meio me pego entristecido diante disso tudo e sem poder fazer absolutamente nada. Me constrange... Mas reconheço que perdi, sou um fracassado, não consegui. Porém tenho a consciência tranquilo de que tentei. Tentei conscientizar os jovens, tentei dialogar com quem poderia mudar isso, tentei fazer um discurso novo e agregador e também não consegui. Consola-me saber que minha parte tentei fazer.

Só não me canso de repetir o que escreveu o grande Darcy Ribeiro: “Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu". 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário