quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

MINHA VOCAÇÃO

Por: Pericles Gomes
Imagem: Internet

Mainha, certa vez me perguntou o que eu queria ser quando crescer, custei a encontrar a resposta. Só agora descobri: "Quero ser um pregador da alegria, quero propagar a felicidade". Daí a minha afeição pela frase magistral de um grande filósofo holandês-português do século XVII,  Baruch Espinoza: "A felicidade não é um prêmio da virtude, é a própria virtude". (E a título de conhecimento: virtude, vem do Latim VIRTUS, "força moral, valor, hombridade". VIR, homem, varão).

Quero tão somente fantasiar-me de palhaço e emaranhar-me na alma humana, pondo ali um rasgo de alegria, um devaneio que esteja intrínseco ao desejo latente de viver.  Quero colocar em seu coração um sonho do tamanho da sua importância para Deus, o Criador, que foi capaz de ofertar-se por todos e cada um de nós. Vocifero tal qual Pessoa que: "Tenho em mim todos os sonhos do mundo". No entanto, não os quero só pra mim, ambiciono esmiúça-los e reparti-los entre os ávidos e carentes por eles.

Desejo impregnar o homem de poesia. Mas, uma poesia que seja capaz de criar novos mundos, de fertilizar novos desejos e principalmente gerar beleza. Vislumbro que as pessoas se encantem com aquilo que tenho crido que é essencial: "Vestir-se do sentimento por excelência, o amor". E depois disso tudo desejo mais abundantemente, que a nossa capacidade de resiliência, se aflore sempre e cada vez mais. 

Quero ser pregador, quero que de minha boca saia sempre palavras vivas e que ao menos um, dê guarida à elas. Mas se não encontrar, dar-me-ei por satisfeito, pelo magnânimo prazer de ser um vocacionado, que prega a alegria e propagar a felicidade.

Enquanto isso, vale lembrar a poesia que Marcelo Jeneci e Chico César transubstanciou em canção (Felicidade):

Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz...

Sentirá o ar sem se mexer

Sem desejar como antes sempre quis

Você vai rir, sem perceber

Felicidade é só questão de ser

Quando chover, deixar molhar

Pra receber o sol quando voltar

Lembrará os dias...

que você deixou passar sem ver a luz

Se chorar, chorar é vão

porque os dias vão pra nunca mais

Melhor viver, meu bem...

Pois há um lugar em que o sol brilha pra você

Chorar, sorrir também e depois dançar

Na chuva quando a chuva vem

Tem vez que as coisas pesam mais...

Do que a gente acha que pode aguentar

Nessa hora fique firme

Pois tudo isso logo vai passar

Você vai rir, sem perceber...

Felicidade é só questão de ser

Quando chover, deixar molhar

Pra receber o sol quando voltar

Melhor viver, meu bem...

Pois há um lugar em que o sol brilha pra você

Chorar, sorrir também e depois dançar

Na chuva quando a chuva vem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário