segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ESTADO DE SAÚDE DO SENHOR RIO NOVO INSPIRA CUIDADOS, O MESMO ESTÁ EM COMA INDUZIDO, DIZ O ÚLTIMO BOLETIM.

Rio Novo 
Por: Leandro Bahiah
Foto: Júnior Araújo

Deu para notar-se, e não é de agora, que o Rio Novo inspira cuidados, está sangrando e no futuro bem próximo, se algo não for feito, o Rio Novo estará na UTI, por coma induzido. Dos três tipos de rios que existem, o Rio Novo é do tipo perene, ou seja, são os que correm o ano todo. Temos ainda o efêmero – só existe quando ocorrem fortes chuvas. E o outro tipo, é o intermitente, que é conhecido como temporário – são rios que o leito seca durante certo período do ano.
A retirada indiscriminada de areia é uma das causas, embora muita gente diga não acreditar. Por dia são mais de dez caçambas lotadas de areia para suprir as construções civis em vários lugares, até mesmo fora do município, além de servir as necessidades domésticas. É preciso alguém tomar alguma providência! O Rio Novo é cartão postal, além de ter um valor afetivo muito grande para os ibitupaenses, que chegando do melhor lugar do Brasil, um dos primeiros lugares que eles vão – é tomar banho de rio – para ficar Novo.
É importante que a nascente deste rio seja reflorestada, que as suas margens também seja cuidada pelos produtores rurais, e que os moradores, as lavadeiras não poluam jogando garrafas de água sanitária e até garrafas pets no mesmo. E que uma equipe do IBAMA faça um estudo de manejo para ver qual é a melhor opção de exploração, para que o nosso Rio Novo continue gerando riquezas e continue vivo!
O que estão fazendo os órgãos responsáveis pela preservação do Meio Ambiente, Órgãos estes como Conselho Estadual do Meio Ambiente (COSEMA), Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (IBAMA) e outros? Como bem citou o professor Jorge de Barros falando da situação do Rio de Contas de Jequié. O pior é que não temos representantes.
Quem bebe água do Rio Novo jamais se esquecerá da sua terra, de Ibitupã, e quando vir qualquer imagem – aí bate a saudade! Das brincadeiras: cangas, cabanas, futebol, picula... Dos namoricos, dos marmanjos para ver as turistas de biquíni – e o Poeta inspirado escreve e Lavadeira ganha o seu pão de cada dia. Não deixe isso tudo morrer.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento : Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos, Matheus Lima e Werônica Rios.

graph.facebook.com/v2.4/?fields=share{comment_count}&id=

Nenhum comentário:

Postar um comentário