terça-feira, 9 de junho de 2015

"IBICUÍ É TERRA DE LEITE QUE TAMBÉM PRODUZ LARANJAS", DIZ ITA.

Por: Leandro Bahiah.
Arte: Adenilson de Oliveira.

Na sessão da Câmara de Ibicuí do dia 30 de Abril, o vereador Onildo Jr. (PSD) indagou o vereador Romoaldo Sarmento (PP) sobre o contrato entre a Prefeitura Municipal de Ibicuí e a Fazenda Recreio. O contrato refere-se a prestação de serviço como o deposito de lixo doméstico do distrito de Ibitupã. E o vereador Romoaldo Sarmento respondeu categoricamente: “O contrato foi feito entre a prefeitura e o senhor Ademir...”, e no desenrolar de mais indagações o vereador desconversou com um: “... desconheço...”.
Fizemos uma pequena busca na internet, e comprovou-se através do Portal Ibicuí, site oficial da prefeitura que o vereador Romoaldo Sarmento estava certo quando afirmou que o contrato fora feito entre a Prefeitura de Ibicuí e o Senhor Ademir para surpresa geral veja: “1º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 132/2014 QUE ENTRE SI FAZEM, DE UM LADO, O MUNICÍPIO DE IBICUÍ, E, DE OUTRO LADO Sr. ADEMIR DE JESUS BRANDÃO.”. Você cidadão e cidadã pode conferi no http://www.ibicui.ba.io.org.br/ no dia 11 de fevereiro de 2015.
Ocorreram-se várias perguntas: Quem é o Sr. Ademir de Jesus Brandão? É um dos donos da Fazenda Recreio? Será que o mesmo recebe pela prestação de serviços? Mas descobrimos que o Senhor Ademir de Jesus é apenas o vaqueiro da Fazenda Recreio. Então surgiu mais perguntas como: Por que Marcos Caetité não assinou este contrato, já que é de fato um dos donos da Fazenda Recreio? Foi então que me veio a Lenda de Ita.
"Reza a lenda, que quando os desbravadores invadiram a região onde hoje é Ibicuí, já existia uma temida Tribo Camacã, que era liderada por um velho índio Cacique por nome Ita. Sabe o que quer dizer Ita? Significa pedra em Tupi-guarani, todavia os desbravadores com maior poderil e sedentos por terras e poder acabou em poucos dias com a Tribo Camacã, restando apenas o velho Ita, que em poucos dias foi capturado em uma emboscada na região onde atualmente localiza-se o distrito de Ibitupã. Com um tiro de parabelo no peito, o velho não se rendeu aos desbravadores e um caráter de pedra como carrega literalmente no nome, o velho Cacique lançou uma maldição antes de fechar os olhos eternamente: “Essa é a terra de leite que dará laranjas”, morrendo em seguida aos sons dos risos sanguinários dos desbravadores.".
Compreendi porque Ibicuí tem dessas coisas, porém sou cético, e não serei eu a pôr a culpa no velho índio cacique da exterminada Tribo Camacã pela falta de caráter de algumas pessoas do nosso município.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento : Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos, Matheus Lima e Werônica Rios. 

Um comentário:

  1. Bando de Ladrão, será que vcs nao percebem que essa dita cuja, Gilnay Santana vai acabar com o município de vcs, assim como seus irmão e parentes que acabaram com os municípios que eles governaram, eu posso falar isso com toda certeza pois sou da terra desse bando de ladrão, mentirosos, hipócritas... Cuidado com essa mulher!

    ResponderExcluir