domingo, 20 de novembro de 2016

A LUTA CONTRA O RACISMO DEVE SER CONSTANTE.

Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

É inimaginável que em pleno século XXI haja no Brasil e no mundo, o racismo. Depois do avanço da ciência e da mesma desmentir esta aberração ideológica – ainda têm pessoas que acreditam que são superiores só por causa da cor da pele. Notícias deste tipo de crime é constantemente denunciado as autoridades, e os culpados quando condenados – pagam suas penas com cestas básicas – é preciso mais rigor, para coibir possíveis atos criminosos com este componente. Tudo isso é inconcebível!
Todos, a todos os instantes da vida tem que policiar-se, e não mais reproduzir este acinte a um povo que tanto contribuiu com a construção de muitas cidades brasileiras, contribuiu com a culinária e com a formação cultural e religiosa de um país como nosso seja na música, na dança e em muitas áreas como na literatura, e etc. Tem-se que abolir comentários, piadas ditas em “engraçadas” por “humoristas” de conteúdo racista, e isso, muitos criticam por ser correto politicamente – isso é ir de encontro a formação de pessoas racistas inconscientemente. Todos nascem livres de preconceitos. Brincadeira é quando todos riem, mas quando um não ri – é sinal que não é brincadeira – é possível que a ofensa esteja presente e quiçá até crimes.
Antes de tudo, tem-se que se dar conta que o racismo existe no Brasil, os casos de racismos só vêm à tona quando personalidades são vítimas como fora o caso da atriz Thais Araújo, o da jornalista Maria Julia Coutinho ou da filha adotiva de um casal de atores. E os anônimos que todo santo dia sofrem com este tipo de crime? Lembrando que muito das vezes a vítima não denuncia e até mesmo faz vista grossa. O racismo é velado e só é lido nas entrelinhas e que passa despercebido.
Educação é necessário para combater estas ideias que muitas das vezes são defendidas e propagadas por conservadores/elitistas de extrema direita. Faz-se necessário, que os meios de comunicação, as escolas com professores preparados e comprometidos com a adversidade e com valores universais – e evidente que a família não está inerente neste processo de combate a este crime, isso perpassa por leis mais duras contra estes que se aventuram a cometer estas barbaridades em nome de uma livre expressão de pensamento e outros que as faz covardemente através do anonimato.
É urgente que se deem um basta na matança de afrodescentes, principalmente jovens, está mais do que na hora de destruirmos a imagem negativa e pejorativa a respeito do negro ligado ao crime criado pelas telenovelas que já estabelece qual é posição do negro na sociedade elitista – que geralmente é na cozinha, sendo segurança ou na bandidagem. Que a luta de Zumbi dos Palmares não seja em vão, que o exemplo desta figura nos impulsione a buscar a justiça, combater incessantemente estas práticas – e que possamos viver numa sociedade livre do racismo. Viva o Dia da Consciência Negra - 20/11.


Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário