domingo, 8 de janeiro de 2017

GRATIDÃO E OBRIGAÇÃO É PRECISO DIFERENCIÁ-LAS.


Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

"O problema de estar sempre à disposição é achar que temos obrigação, sem direito a gratidão".

Se quiseres saber se um homem é digno de confiança, é preciso ficar atento para um requisito – Se ele é grato. Um dos mais nobres sentimentos – é a gratidão. Isso serve para todas as situações, ocasiões e percursos da vida. Quando você faz um favor o que realmente espera do agraciado? Não espera que o mesmo recompense, mas, espera-se que o beneficiador do favor seja grato. Caso contrário, não foi favor e sim divida. Sermos gratos é algo que está no dia a dia: Grato por ter famílias, por ter professores, amigos, vida, por ter a proteção de Deus... Por ser acolhidos. Ser grato é ser feliz.
Ser grato é um estado constante de eterno agradecido, não é uma divida ou ser escravo. É algo maior e sublime, um reconhecimento que só os nobres de alma são capazes de compreender. Lembre-se que uma divida pode ser cobrada ou até perdoada, contudo, jamais pode ser cobrado alguém por falta de gratidão, a consciência ou a necessidade futura baterá as portas como um reclame, e o homem grato estará lá, e prontamente servirá ou não, como diria Caetano.
O essencial é ser justo, um homem bom é confundido com “besta”, e besta está relacionado a alguém que pode ser ludibriado, que quer agradar a todos, que não replica é um sangue de barata como diz o ditado popular. Toda vez que você ouvir: “Fulano é besta ajudou Sicrano e ele nem aí...”. E se a resposta for mais o menos assim: “Deixa pra lá”, talvez, estejamos diante de uma pessoa com credito de gratidão.
Sabe qual é a pior acusação que um homem pode lavar? É a de ser ingrato! Ouvi recentemente de alguém: “Não dou confiança quem é ingrato” e você daria confiança quem lhe traiu? Talvez. E quem foi ingrato contigo? Ser grato é um reconhecimento que transborda, extrapola... Contudo, não é uma divida. É algo que sua consciência acusa-lhe, por algo que você foi beneficiado sem de fato ter direito, porque quando você tem direito, outro não fez mais que sua obrigação.

Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário