quarta-feira, 31 de maio de 2017

MARCOS GALVÃO: PREFEITO VIRTUAL?

Por: Pericles Gomes
Imagem: internet

O advento da internet, bem como das redes sociais, as formas de comunicação e interação sofreram uma importante revolução, o fenômeno do isolamento social estão com os dias contados, seja de um grupo em relação aos outros à sua volta, seja o isolamento individual de uma pessoa em relação à comunidade, sociedade ou cultura na qual está inserida. Há quem defenda o contrário, de que as redes sociais aproximou os distantes e afastou os próximos. No entanto, quem defende uma coisa ou outra, faz parte desse universo hiperconectado. A solução não é se desconectar, a sugestão é, destarte, não substituir a vida real apenas por uma virtual.

Todas as antigas formas de interação que existem, perderam espaço para o mundo das salas de bate-papo, mensagens de texto instantâneas, e-mails, Facebook, WhatsApp e Instagram. A conexão com um grande número de pessoas e de forma veloz é o principal atrativo. Daí a sua importância não apenas para a interação entre indivíduos, mas para a troca de informações e conhecimento, que dizem respeito a toda a sociedade.

Usei todo esse preâmbulo, para falar do atual governo ibicuiense, mesmo não estando em meu município, as redes sociais e a conectividade, não me deixa sem informações. São muitos as tormentas que rodeiam o governo Marcos, mas nada poderia ser mais grave e ameaçador do que o que a ausência do prefeito, ninguém têm acesso a ele, senão uma casta de blindadores. O que deixa a população atônita, todavia, é que nas redes sociais o prefeito e seu governo são sempre figurinhas carimbadas, não que eu seja contra, mas fazer disso regra me parece um despropósito. 

Dia desses me falaram do prefeito virtual, jurava que era um aplicativo que o governo tinha criado para facilitar a interação entre governo e povo, tendo em vista que o prefeito quase nunca é encontrado na cidade, exceto quando se tem uma câmera por perto para fotografar o momento e logo em seguida virar postagem na página da prefeitura no Facebok. Entretanto, não era um aplicativo, o tal "prefeito virtual", estavam se referindo ao prefeito mesmo. A justificativa que ouvi de um amigo que votou nele foi: "ele todas as vezes que veio em Ibitupã, ficou dez minutos, tirou algumas fotos e foi embora. Horas depois, pode ir na internet que estará tudo lá, devidamente postado. Tudo com ele é virtual".

Quando escrevi uma carta aberta ao prefeito, ainda no final do ano passado, vésperas de sua posse, lembro-me que a recomendação que mais fiz foi essa: "Sugiro: Esteja sempre no meio do povo, nos momentos bons e principalmente nos ruins. Não fuja, esteja e seja presente. Ouça primeiro e aja depois de argumentar com coesão e coerência. Em tempos difíceis, dê as mãos, peça ajuda se necessário. Lidere ao âmago, no entanto, seja cortês. É sempre bom lembrar que é preciso semear afetos e reativar o hábito de estar junto. Não se esqueça: carecemos uns dos outros". Passados cinco meses de governo, é justamente o contrário que temos visto, daí a alcunha de "prefeito virtual".

Deixo claro mais uma vez, que tudo o que escrevo é por encargo de consciência, escrevo somente o que acredito, não quero com isso, dizer que as minhas inferências sejam todas corretas, sempre que achar que deva, vou tergiversar, não é o caso até agora. É a segunda vez que escrevo comentando a situação política de Ibicuí, a primeira foi sobre a medida - que qualifiquei como impudente - do "São João Sunset" e agora trato sobre a ausência do prefeito. O povo precisa ver seu líder, precisa sentir que ele é próximo, que se importa com seus problemas que são tantos.

Prefeito etimologicamente vem do Latim prae, “antes, à frente” e facere, “fazer”. Assim se formou o verbo praeficere, “colocar à frente de”, o povo elege alguém para estar à frente, isto é, para ser aquele que norteia o caminhar dos demais, favorecendo a harmonia na comunidade. No início do ano o clima de esperança e euforia foi depositado nesse mandato e muito embora seja realmente ainda muito cedo, tudo parece ruir como que um efeito dominó. Governar pela Facebook é inconsequência e desrespeito, infelizmente, não obstante todos os alertas e advertências, o governo caminha para o distanciamento, quando o que o povo mais precisa é de aproximação.

Reitero, não escrevo por malquerença, desejo verdadeiramente que o meu povo, a minha cidade não tenha que esperar mais quatro anos pra voltar a ter esperança, para isso o atual governo tem que funcionar, tem que dar certo. Restam ao meu ver duas opções: Governar, fazer as coisas darem certo apesar dos muitos problemas que eu sei que nós temos. A segunda é fazer o São João de seis em seis meses. Aí Lordão faz a festa no sunset e a noite Simone e Simaria cantam Loka e anima os foliões e depois de cada música fala o nome do prefeito e diz que ele é "estoraaaado" o melhor prefeito do interior da Bahia. É isso!

Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário