quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

AS SESSÕES DA CÂMARA DE IBICUÍ SÃO DIGNAS DE UM DRAMA MEXICANO.

CÂMARA DE VEREADORES DE IBICUÍ (BA).
Por: Lendro Bahiah.
Imagem: Internet.

Quem teve alguma vez a oportunidade de assistir ou ouvir pela FM Vida Nova uma das Sessões da Câmara de Ibicuí pode comprovar que temos alguns vereadores que não conseguem dizer pelo menos três frases onde as mesmas concordem com grau, número e gênero ou vice versa. Infelizmente mostra os despreparos de alguns dos nossos queridos representantes do povo. Tudo isso é de menos.
O agravante mesmo, foi aprovação de um projeto de autoria do vereador Manoel (PDT), o projeto consiste em mudar a Sessão da Câmara da sexta-feira para quarta-feira, ou seja, a partir de 2015, as sessões não serão mais a noite e se realizará às 14 horas. Qual a justificativa da mudança da sessão? Segundo os vereadores que discutiram o projeto, a mudança é para proteger os vereadores que moram nos distritos de alguma espécie de violência.
Na discussão do projeto, alguns dos vereadores entraram calados e saíram mudos na sua maioria. Exceto os vereadores Legá Alves (PV), Eduardo (PTB), Romoaldo Sarmento (PP) e Dário Peixoto (PDT). O primeiro vereador apresentou um requerimento para a retirada do projeto de pauta para que o projeto fosse mais discutido. Todavia, o requerimento foi derrotado por 6 seis votos. E o projeto foi votado e aprovado por unanimidade.
É cristalino e entende-se que uma sessão a tarde é uma clara manifestação de afastar as pessoas da Casa do Povo e de acompanhar o trabalho dos vereadores. Neste horário, às 14 horas, muitos trabalhadores estão ainda na lida, nem dar para ouvir a sessão. Depois de dizer o seu famoso bordão:
- Ouvir atentamente os nobres vereadores... – depois concluiu o vereador Romolado Sarmento. – Quando a pessoa se interessa pelo trabalho do vereador, ele vem à sessão... 
Até no Congresso Nacional, as galerias só fica lotadas quando estão votando um projeto que beneficia alguma categoria, como dos policiais, professores, bombeiros e por aí vai. Como bem disse o vereador Eduardo:
- A Tribuna Popular só fica cheia quando algo polêmico está prestes a ser votado. Evidentemente, ele não disse com estas palavras. Dário Peixoto disse que a provação do projeto não interferiria na sua vida, uma vez, que ele mora na sede, ou seja, tanto fez como tanto faz.
Agora afastar o povo da Câmara é gravíssimo! Em nome de uma suposta segurança. Então, o padre após celebrar a Missa pode voltar para Ibicuí, o pastor pode fazer o mesmo depois de um Culto e o produtor rural depois de um dia de trabalho pode trafegar a noite correndo riscos. Os vereadores, não. Porque são seres intocáveis!
O vereador Romolado é uma festa aparte. Defende o governo Trabalho e Compromisso olhando pelo retrovisor. E se não bastasse, o mesmo ainda pede ajuda dos vereadores de oposição para que os mesmos deixem o governo governar. Como? Escondendo tudo! Que falta remédios nos PSFs, que os Agentes de Saúde não receberam o seu dinheiro por direito e que têm estudantes que ficaram este ano sem estudar? Assim não dar. Por que Vossa Excelência não responde as indagações feitas pela reportagem do IN?
Têm vereadores que tentam defender o governo, o que é uma proeza, mesmo porque não tem como defender o indefensável. Contudo a oposição tem uma retórica fezoz, porém, peca na ação. E tome falação! Talvez seja esse o motivo do desinteresse do povo pelas Sessões da Câmara. Enquanto ao vereador Onildo Jr. (PSD), cobrava fidelidade e moralidade na política de Ibicuí, porque alguns tentaram colocar a culpa da reprovação das contas da prefeita Gilnay Santana (PTN) pelo TCM, no ex-prefeito e saudoso Abel Cornélio (PDT). Vereador cobrar fidelidade na política de Ibicuí é o mesmo que acreditar em orgasmo de Garota de Programa, pode até existir uma vez ou outra, mas, é muito difícil.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento : Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos, Matheus Lima e Werônica Rios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário