sábado, 3 de janeiro de 2015

O LEGADO - QUEM FOI O MELHOR ADMINISTRADOR DE IBITUPÃ?


ADALBERTO SAMPAIO, O BETO.
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Examinando a recente História Administrativa de Ibitupã, deparam-se com os homens que fizeram muito pelo distrito. Homens administrativos que cuidou do distrito com zelo - que dedicou a sua vida para trabalhar pelo povo. São os Administradores. Aqueles que tem espírito de liderança, goza de certa importância e com isso passa ocupar o segundo maior cargo do distrito, o primeiro é o de vereador. É verdade. Assuntos administrativos os vereadores estão no meio atrapalhando e não se reserva ao papel que lhes competem que é o de fiscalizar e fazer leis.
Vou fazer um breve relato destes homens... Dignos de serem homenageados e de serem citados... Fazendo um esforço procurei alguns nomes na minha memória que ocuparam o cargo de administrador de Ibitupã. O primeiro é Futuca, trabalhou no primeiro mandato de Cláudio Dourado (1993 - 1996). É conhecido como um homem autoritário pelos seus ex-subordinados. Os funcionários da prefeitura não simpatizavam muito com Futuca, pela sua atitude exigente. "As ruas de Ibitupã andava um brinco", afirma uma simpatizante. No terceiro mandato de Cláudio Dourado ele pleteou o cargo, mas, o seu nome sofreu resistência e Bueiro fora o felizardo.
Em (1997 - 2000) o prefeito fora Tite, e o seu Administrador Ibitupaense, foi nada mais e nada menos do que Milton Nascimento de Souza, uma figura serena e sua administração não sofreu transtornos significativos. Um homem sério, que tinha nas coisas lícitas seu porto seguro. Atualmente mora em Iguaí. Deixou um importante legado na administração pública de Ibitupã.
(2001 - 2004) Adalberto Sampaio, o Beto administrou Ibitupã na gestão do prefeito Dário Peixoto (PFL o hoje DEM), fez um trabalho sem crise, procuro na memória episódio de crise e disavensa, contudo, não encontro. As dificuldades se deu devido a maioria dos ibitupaenses na época terem sido da oposição.
JUSCELINO AMARO, O BUEIRO
Entre (2005 - 2008) e (2009 - 2012) Cláudio Dourado (PL e PTB) assume a Prefeitura de Ibicuí, e o cara da vez foi, Juscelino Amaro da Silva, Bueiro. Sua administração foi caótica e cheios de transtornos, desde disavensas com subordinados. O mesmo viu no cargo, um impulso para candidatar-se a vereador, contudo o tiro saiu pela culatra. Entretanto deixou sua contribuição.
Tivemos também Egão como administrador no mandato de Cláudio Dourado, teve alguns episódios de insorbonização. Nada mais grave.
Adenilton Jesus Santos, o Aldene assumiu o cargo depois que Bueiro entregou o mesmo. A situação administrativa e política não era das melhores, todavia, Aldene superou as expectativas e ganhou elogios e muitos acreditam que foi um dos fatores que contribuiu para que o candidato de Cláudio Dourado não sofresse uma derrota ainda maior.
ADENILTON SANTOS, O ALDENE
Já em 2013 uma situação inédita: Dois administradores. Isso mesmo, Marcos Caetité e Edgama. Edgama cuidava da parte administrativa, assim, ficou evidenciado. Marcos foi um interesse do ex-prefeito Abel Cornélio (PDT) que acabara de assumir a Prefeitura M. de Ibicuí e para que as pessoas contrárias não sofressem perseguição, Caetité seria um homem de diálogo e de aproximação com outros grupos, ou seja, um homem de ligação. Administrador Político é o cargo de Caetité que só vem a Ibitupã em situações extremas.
Com a morte de Cornélio, Gilnay Santana (PTN) passa dirige a cidade de Ibicuí e mantém os dois nomes como administradores de Ibitupã. Porém, Edgama renunciou ao cargo, e Marcos continuou. Agora no cargo administrativo está Djalma Cardoso.
MARCOS CAETITÉ
Todos estes HOMENS tiveram acertos e erros, mas, deixou sua contribuição, seu trabalho, seu legado para o nosso distrito. Se faltou alguma informação que minha memória não conseguiu registrar, por favor, comente no post abaixo. Muito obrigado a estes homens que tiveram coragem de enfrentar as adversidades do seu tempo e assumiu um importante cargo. Agora são com vocês caros internautas. Dê sua opinião, para você quem foi o Melhor Administrador de Ibitupã? No momento Djalma Cardoso é o coordenador e Marcos Caetité é o administrador cargo que é ocupado desde o início de 2013. NÃO será permitido COMENTÁRIO com palavras de baixo calão, que exprima racismo ou qualquer outro tipo de descriminação.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário