terça-feira, 2 de junho de 2015

SITUAÇÃO DO FÓRUM DE IBICUÍ PARECE DIÁLOGO DE FICÇÃO.

Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Eu me pergunto: - Como lutar por justiça, se até os serviços básicos quando não nos é retirado, é oferecido pessimamente? Esta indagação surgiu quando fui pegar uma segunda via de Certidão de Nascimento no Fórum na cidade de Ibicuí. Chegando não encontrei ninguém na recepção. O cidadão fica perdido, sem saber onde funciona o serviço que você necessita. Pergunta um, pergunta para outro... E o tempo passa. Muitas Salas (repartições) fechadas.
Às sextas o atendimento é para o povo do distrito de Ibitupã, mas a bagunça é geral. É gente chegando, e a moça que atende no setor de Registro Civil, apática, perdida, nem bem resolveu o problema de um, já parte para outro e o caos continua: - A Segunda Via não é entregue no mesmo dia senhora – disse a Atendente.
 E o que faço agora meus Deus? – indagou a senhora aflita. – O meu menino precisa urgente disso...
 A senhora paga o DAJ e antes de vir, liga primeiro, para saber se o documento estar pronto – interrompeu a Atendente em meios aos livros desorganizados e não enumerados.
Logo o diálogo é interrompido novamente por outra senhora que entrava no recinto, contudo, a Atendente fora taxativa:  Em Ibicuí não tem selo. E repetiu dando mais ênfase – Em Ibicuí não tem selo.
Diante daquele drama. Diante daquela senhora que saiu de Ibitupã, a 45 km de distância, se caso a mesma fora de carro não foi por menos de R$ 80 (oitenta) reis, e de moto não saiu por menos de R$ 50 (cinquenta) reais. Mesmo assim, a senhora voltará para casa sem a segunda via. Isso é um absurdo! Ela gastará mais dinheiro. Por que? O filho ou a filha, ou um parente está em outro estado da Federal precisando deste documento. 
Ao sair, sem resolver absolutamente nada. Um funcionário provavelmente do Fórum me aborda para assinar um Abaixo-assinado para que o Fórum permaneça em Ibicuí. Muitas das autoridades ibicuienses já estão mobilizando-se para que o Fórum permaneça na cidade.
Mas antes que alguém lute para que o Fórum fique, é preciso lutar pela melhoria do serviço, principalmente, dos cidadãos e cidadãs sem informações e sem poder aquisitivo. Que Justiça é essa? Não sei o que é pior: É o Fórum sair de Ibicuí, ou ficar e funcionar pessimamente, o cidadão quer resolver os seus problemas, e não ficar feito para tonta sem saber aquém recorrer. É nesta hora que percebemos que no Brasil, tudo é feito para dar errado.  Antes de ir ao Fórum de Ibicuí para tirar segunda via de Certidão de Nascimento, ligue antes, para não dar viagem perdida. O telefone é (73) 3272-2429 Ramal: 215.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento : Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos, Matheus Lima e Werônica Rios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário