quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

A SITUAÇÃO DOS IBITUPAENSES COM A FALTA DE ÁGUA É DRAMÁTICA!

                        O RIO NOVO MORREU!

Por: Leandro Bahiah. 
Fotos: Nubia Oliveira.

Parecia que eu estava profetizando, porque não é de hoje que venho alertando para o problema que o Rio Novo poderia enfrentar. Agora o que todos não poderiam imaginar e particularmente temia – o Rio Novo secou. Isso mesmo acabou a água. O rio que até quinze dias atrás era perene, foi cortado. Para quem é ibitupaense é triste vê-lo ao longo desse tempo agonizando. E de quem é a culpa? Da seca. De São Pedro. Definitivamente não. Somos todos culpados, todavia escrevi alguns artigos chamando atenção para as prováveis causas que culminou com este drama. Já que para a definição de Prof. Mário Sérgio Cortela tragédia é aquilo que não temos como prevenir, é a cão da natureza; E neste caso é drama porque o ser humano teve sim responsabilidade e contribuiu para o problema. Veja o desabafo de uma internauta a respeito desta situação: "Eh quem diria que chegaríamos a esse ponto? Ter que compra água até pra toma banho, e atravessa a Macedónia pra lava roupa, situação desumanas. aonde que está o Bando de incompetente que prometeu ao povo que mudaria essa situação .. enquanto vcs estão ai sem fazer Porra nenhuma Nois estamos aqui mais uma vez padecendo ... ver o rio e a cidade cada vez pior... A cidade grita e pede Socorro Cadê as mudanças que vcs prometeu? Será que vai ser Preciso o povo ir a rua lutar pelos seus diretos de cidadão? ‪#‎gilnaisantana‬ vc é paga pra fazer a Cidade ir pra frente nao pra traz! ‪#‎Queremosmudanças‬", Nubia Oliveira
A retirada descriminada de areia, a não revitalização da nascente e ao longo do rio, a retirada de água através de bombas para a irrigação de áreas de agriculturas – fora sem duvidas alguns dos fatores que contribuíram diretamente para a seca do Rio Novo. A máxima do poeta que diz: “Nas Inquietas águas do Rio Novo”, foi jogado por terra. E os ibitupaenses já sofrem com a situação da falta d’água, e Ibitupã há dias não tem mais água. Informações dão conta que os funcionários da prefeitura de Ibicuí no distrito de Ibitupã já deslocaram a bomba que bombeia água para o distrito, e procuram poços para captar água.
Moradores de algumas ruas já estão sofrendo com o desabastecimento, e a nossas autoridades não faz nada. Se não chover nos próximos dias, será preciso que a prefeitura alugue Caminhões pipas para abastecer o distrito. A situação é grave! Também o que pode ser estudado é abertura de poços artesianos pela prefeitura em propriedades privadas, uma vez, que a água é um bem publico. O que se pede é para aquelas ruas que por ventura esteja com fornecimento d’água ainda normalizado, que o pessoal conscientize-se e não deixe que se desperdice o liquido precioso. É hora da conscientização, dos nossos representantes darem uma solução urgente para este problema. E que este fato sirva de exemplo para que não se repita em outros lugares. Alguns pontos do Rio Novo o que tem são alguns poços, no mais a seca se abateu e com ele o que se salta aos nossos olhos é o sofrimento e a tristeza de vê-lo nesta situação tão dramática e que todos nós poderíamos evitar se não evitar, pelo o menos minimizar. E a agora? Ação dos nossos governantes é necessário e pedir, rezar, orar, rogar para que Deus mande chuva... A todos Feliz Natal!
Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento: Leandro Bahiah. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos, Matheus Lima e Werônica Rios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário