terça-feira, 24 de maio de 2016

PRÉ CANDIDATO DO PSOL, SILLAS PRADO, FAZ ANÁLISE DO SÃO JOÃO DE IBICUÍ: DO REI DO BAIÃO A TOE DE BELA

Por: Sillas Prado

Ao contrário das festas privadas, a festa na praça Régis Pacheco, em Ibicuí, vem numa decadência incrível. Uma festa de tamanha tradição onde nomes como o Rei do Baião - Luiz Gonzaga, Dorgival Dantas, Mastruz com Leite, Magníficos, Aviões do Forró, Adelmario Coelho, Estakazero, Falamansa, dentre outras bandas renomadas nacionalmente já passaram, hoje nos mostra como está perdendo a tradição, os cuidados e os investimentos necessários para sua melhor apresentação.

Divulgada a grade de atrações, se é que podemos chamar a maioria de atrações, ficamos abismados com o nível em que se encontra o São João da Capital do Forró. É visível a falta de cuidado e a incapacidade daqueles que organizam essa festa com gigantesca tradição em toda a Bahia, visto que a população se prepara o ano todo para esses dias de festa.

Como diz a letra da música de uma das bandas que salvam o São João de Ibicuí, a Banda Lordão, "toda Bahia vem dançar forró", famílias de todo o estado e algumas outras regiões do Brasil se preparam para que possam curtir os festejos juninos.

Verdade que nunca foi visto um investimento na questão de marketing e planejamento da festa, com tudo sempre feito "nas coxa", mas a cada dia que passa podemos ver que é essencial para uma festa um planejamento, um plano de mídia para angariar recursos que possam viabilizar a melhora deste nosso evento e pessoas da cidade envolvidas na produção, pessoas estas que vivem o são joão e que realmente sabem da importância da festa para o município.

A visibilidade que o evento traz para a cidade é enorme, a movimentação financeira também sabemos que é muito grande e a cada dia atraindo mais e mais turistas.

Temos conhecimento sobre a crise econômica que o país enfrenta, da dificuldade para conseguir uma atração melhor mas nada que justifique a ausência de bandas mais conhecidas. A festa não precisa ter as melhores atrações do Brasil no momento, não deve inserir bandas que não seja de forró mas também poderia ser pensado que uma atração de melhor qualidade para cada noite deveria estar na grade de atrações.

- Cadê um Flávio José, Mastruz com Leite, Adelmario Coelho, Santana, Targino Gondim, Trio Nordestino, Rastapé e outras que também fazem um forró de qualidade?
- Quando iremos saber o valor da festa?

Outro ponto negativo que foi visto em Ibicuí no último ano foi a falta de segurança nas ruas da cidade, com o maior registro de roubos da história do nosso São João. Esperamos que isso seja revisto e todos os cidadãos e turistas possam curtir com a certeza que seus pertences não serão levados.
"Enquanto o São João de Ibicuí for uma disputa entre governo e festas privadas, o São João vai continuar a mercê..."

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento: Leandro Bahiah. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos e Werônica Rios. 

Um comentário:

  1. O que salva o são João de Ibicuí são as festas privadas. Todavia, o são João de Ibicuí é uma das melhores festas do Brasil

    ResponderExcluir